Tudo começou com um sonho | A TARDE
Atarde > Colunistas > Made In Bahia

Tudo começou com um sonho

Publicado terça-feira, 08 de junho de 2021 às 06:00 h | Autor: José Dionísio Neto
José Dionísio Neto é engenheiro e fundador da Audium
José Dionísio Neto é engenheiro e fundador da Audium -

O áudio entrou na minha vida quando eu tinha 12 anos. Era início da década de 1970, e bons equipamentos de áudio eram para os mais abastados. Meu pai gostava de boa música, sempre trazia as novidades da época, e eu acabei me apaixonando por aquele universo incrível. Montei amplificadores, fabriquei caixas acústicas, fiz gravações em k7, instalei sistemas, mas queria aprender mais e assim ingressei na Faculdade de Engenharia Elétrica.

A engenharia de áudio era muito incipiente e o acesso às publicações técnicas era limitado no Brasil. Eu tinha o firme propósito de projetar e instalar sistemas de áudio com engenharia e em abril de 1991 fundei a Audium. O que nasceu como uma empresa de engenharia de áudio, dois anos depois viu nascer a divisão de acústica da empresa.

Ao longo dessas três décadas testemunhamos o desenvolvimento tecnológico do mercado e a expertise adquirida pelas empresas nacionais. Há 25 anos, o Brasil tinha apenas três marcas de material acústico e, ainda assim, com limitação de cores, formas, tamanhos, etc. As opções de equipamentos profissionais de áudio e materiais acústicos eram muito escassas. Atualmente o mercado brasileiro de áudio e acústica possui uma diversidade enorme de equipamentos e materiais que associam técnica com funcionalidade e estética, que permitem criar soluções inovadoras.

O desenvolvimento da acústica no Brasil trouxe o conceito de conforto sonoro, que passou a integrar projetos de empreendimentos diversos: desde escolas até bares e restaurantes; de quartos de hotel a salas de espetáculos e teatros. Passou ainda a fazer parte da exigência do próprio público, que sabe o quanto faz diferença conseguir conversar com alguém num ambiente cheio de gente e, mesmo assim, não precisar aumentar o tom de voz.

Essa é uma tendência mundial. Sabemos disso porque hoje a Audium assina projetos na Bahia e no Brasil. A empresa desenvolveu projetos de áudio e/ou acústica para locais como Museu do Futebol (SP), Museu do Amanhã (RJ), Hard Rock Café (Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Gramado), Shopping Rio Mar (CE e PE), Casa do Carnaval e Casa do Rio Vermelho (BA). O próximo grande projeto a ser entregue é o do Museu da Língua Portuguesa em São Paulo. A Audium também já trilha carreira internacional e está presente em Angola, México, Portugal e nos Emirados Árabes, onde fez o projeto de acústica do pavilhão do Brasil na Expo Dubai.

Hoje, 30 anos depois, tenho orgulho da nossa empresa genuinamente baiana e com uma equipe fantástica de profissionais, nosso maior patrimônio. Somos quatro sócios: José Neto, Débora Barretto, Cinthia Pedrosa e Marco Antônio Almeida. Seguimos buscando a inovação e a propagação do conhecimento.

Publicações relacionadas