VOLTXS Energia: uma opção de energia limpa, barata e sustentável | A TARDE
Atarde > Colunistas > Made In Bahia

VOLTXS Energia: uma opção de energia limpa, barata e sustentável

Publicado terça-feira, 28 de setembro de 2021 às 06:02 h | Autor: Da Redação
Luiz Carlos Alves Lima, engenheiro eletricista e sócio-diretor da VOLTXS | Foto: Divulgação
Luiz Carlos Alves Lima, engenheiro eletricista e sócio-diretor da VOLTXS | Foto: Divulgação -

Quando resolvemos empreender na área de energia em 1988, ninguém acreditava ser possível um negócio nesse segmento de mercado. A conta de “luz”, como muitos ainda chamam, era como um tributo. Pague e pronto. Essa iniciativa de negócio nasceu com o nome de ECOLUZ, a primeira empresa de serviços para eficiência no uso de energia do Brasil, “Made in Bahia”.

A honra de carregar esse pioneirismo só colecionou alegrias e sucesso. E para não parar de inovar, nasceu a VOLTXS, uma plataforma de negócios para energia limpa, sustentável e sobretudo mais barata aos consumidores.

A proposta é tão inovadora e inusitada que muitos clientes se surpreendem. Fácil entender: ao ir a um supermercado comprar laranja ou feijão, podemos comparar preços com dezenas de outros que oferecem o mesmo produto. Porém, quando se trata de energia, ainda não há opção. O preço é aquele aplicado pela distribuidora que nos atende, sejamos bem atendidos ou não. Um monopólio privado, gigantesco, com lucros bilionários à custa da falta de concorrência.

Mas com a evolução tecnológica e a possibilidade de produzirmos nossa própria energia, conforme as resoluções da Aneel 482/12 e 687/15, surgiu uma alternativa interessante. A VOLTXS Energia S/A foi criada para capturar essa oportunidade, numa estratégia que une os mercados imobiliário, financeiro e de energia.

Nossa trajetória de 33 anos no setor de energia, em conjunto com Daniel Almeida (ex-CFO do Grupo Azimut Brasil) e Matheus Ivanoski (ex-MRV) cuidando da área fundiária-civil-imobiliária, formam o time VOLTXS, propondo a venda ou aluguel de usinas produtoras de energia, cujo valor de locação é menor que o gasto das empresas ou pessoas físicas. Estamos falando de um mercado que está sendo regulamentado por lei federal após a aprovação do PL 5829 na Câmara e aguardando aprovação do Senado e sanção pela Presidência.

Os grandes grupos empresariais já perceberam a possibilidade de economia com autoprodução e hoje a VOLTXS atende, nessa formatação, a diversas empresas “ligadas” no assunto, na Bahia e no Brasil. Clientes locais, como o Banco Sicoob, Pessoa&Pessoa Advogados e o Grupo Labchecap são bons exemplos. A nível Brasil, hoje atendemos o grupo Vivo-Telefônica, a Raia-Drogasil e o Grupo Fleury. 

Em 2020, a VOLTXS planejava atingir 20.000 kW em usinas, porém o resultado foi surpreendente, com 26.000 kW ao final do ano, ou seja 30% acima da meta e 325% em relação ao final de 2019. Atualmente a VOLTXS conta com usinas em construção em São Paulo, Espírito Santo, Bahia, Pará e Roraima. Novos projetos até o final do ano serão iniciados na Paraíba e Pernambuco.

É energia “Made in Bahia” para o Brasil. Para você, empresário que deseja uma solução para os altos custos de energia, dá um clique em voltxs.com.br. Todas as possibilidades de energia num único lugar.

Made in Bahia - Publicada às terças-feiras, a coluna traz relatos de empresários baianos

Publicações relacionadas