Cruzamento que ainda assusta | A TARDE
Atarde > Colunistas > O Carrasco

Cruzamento que ainda assusta

Confira a coluna desta segunda-feira

Publicado segunda-feira, 28 de novembro de 2022 às 00:15 h | Autor: Da Redação
Os bastidores da política passam por aqui
Os bastidores da política passam por aqui -

CRUZAMENTO QUE AINDA ASSUSTA 1

Muitos anos depois da deflagração da Operação Lava Jato, parte do meio empresarial passou a se assustar com desdobramentos da delação, não homologada pela Justiça, do ex-governador Sérgio Cabral, que se encontra custodiado no Rio de Janeiro. Rumores que correram na semana passada dão conta de fatos que podem trazer a OAS, agora operando com o nome de METHA, novamente para o olho de um furacão. Cabral teria tratado sobre dois temas que assustariam o herdeiro Antonio Carlos Mata Pires, filho de César Mata Pires. E os dois assuntos se cruzariam no entorno do empresário, pois, além da corrupção envolvendo a construtora, Cabral teria mencionado as articulações nada republicanas para garantir que o Rio de Janeiro sediasse as Olimpíadas de 2016 e o Brasil sediasse a Copa do Mundo de 2014. 

CRUZAMENTO QUE AINDA ASSUSTA 2

Antonio Carlos Mata Pires, o herdeiro, é casado com a filha de um empresario que deitava e rolava com desenvoltura na FIFA. J. Hawilla, que chegou a ser preso e confessou esquemas de pagamento de propina aos cartolas da entidade, é pai de Renata, atual esposa do jovem proprietário do que restou da depenada OAS. Quando cumpria prisão domiciliar em Miami, J. Hawilla sequer conseguiu comparecer ao enlace matrimonial da filha. Segundo o portal Uol, “Stefano, Rafael e Renata [filhos de Hawilla] pedem indenização por danos morais aos jornalistas Carlos Petrocilo e Allan de Abreu, além de parte do valor arrecadado com a venda do livro "O Delator: A história de J. Hawilla, o corruptor devorado pela corrupção no futebol". Recentemente, a Metha cumpriu, depois de anos de atraso, a obra denominada “Nova Tancredo Neves”, cujo orçamento inicial girou em torno de R$ 60 milhões e teve um aditivo autorizado no meio desse ano de 2022. Por meio de projetos filantrópicos irrisórios em Salvador, Antonio Carlos tenta limpar o nome da empreiteira, trabalho que não será fácil.

LINDA COMO UMA PETÚNIA 

Não é que as flores do Farol da Barra ficaram tristes? A Petúnia do Fogo, também conhecida como Lambe Lambe Cachorrinha, a mesma que tem mexido com o coração e com o caráter de um senil advogado, depois de destilar veneno contra desembargadores e políticos, passou agora a atacar seus enteados. Vale tudo para que a Florzinha tenha uma boquinha no inventário quando Zuza se for.

PASSANDO A LIMPO

Com a chegada de Jerônimo Rodrigues ao Palácio de Ondina, personagens ligados aos então aliados do governo começam a desconfiar que a sujeira pode ser descoberta. Turma que operava na Embasa, no Detran e, principalmente, na Conder, está sem dormir. Nessa companhia, a princesinha das obras estaduais, a pressão é toda em cima de um cidadão que deixou a gestão por suspeita de malfeitos e, até hoje, não digere ter perdido o espaço para um atual dirigente que passou a tocar a empresa com muita seriedade. Em breve, novos episódios sobre o Brother e seus aliados: Wagner, que não é o galego, e Wesley, que não é o Safadão.

OLHA ELE AÍ DE NOVO

Como tem banco que tenta a todo custo fugir dos processos que carrega, nada melhor que reforçar as relações e estar ao lado de quem os recebe. O BRB que o diga! Além da fatura milionária, por conta da administração dos R$ 12 bilhões em depósitos judiciais de contrato firmado com a gestão anterior do TJ-BA, ele anda agora marcando presença VIP em Encontro Nacional dos Corregedores Gerais da Justiça. Não será surpresa se o BRB estiver forçando uma 'Ação de Relacionamento', ainda mais para quem já firmou contrato com loja de lingerie e funerária. 

GARANTINDO APOSENTADORIA

A pergunta que não quer calar: a CLN vai mesmo ter o contrato prorrogado até 2050? Pelo visto, a própria Concessionária, que é do grupo Invepar, já está certa disso. No site oficial da CLN, a informação já consta até pra cego ler. Mas este Carrasco lembra que o Tribunal de Contas do Estado pediu que essa prorrogação fosse suspensa, após identificar irregularidades no contrato com a Agerba. O preço da tarifa não para de subir e há quem diga que o serviço, que já era ruim, só faz piorar. E agora? Será mais uma forasteira que se aproveita na Bahia? Com a palavra, o TCE.

MOUSSE DE CHOCOLATE

Quando se perde a eleição, não falta quem denuncie os podres. Chega a este Carrasco o informe que, durante a recente campanha eleitoral, um Antiquarium que fica no bairro do Rio Vermelho foi transformado numa verdadeira lavanderia  - com peças “lavadas" a preços estratosféricos. Tudo para beneficiar o candidato, que é amigo do proprietário. Nos disse o informante que, em cada peça lavada, o intermediador degustava um calórico mousse de chocolate. No final da campanha, o intermediário - dublê de empreiteiro - engordou a campanha e o corpinho. A Polícia e a Receita Federal não terão muito trabalho para apurar o caso.

FOCO NA GESTÃO

A transição do governo estadual segue a todo vapor e crescem as especulações sobre os nomes que irão compor o primeiro escalão. O governador eleito, Jerônimo Rodrigues, tem dado algumas pistas. Não de nomes, mas de perfis. Segundo ele, o governo Rui Costa foi marcado por muitas entregas, de hospitais, escolas, estradas, e o foco agora é a gestão, e daí a necessidade de pessoas com “estilo que não mais esse”, o que vem tirando o sono de muita gente.

DANÇA DAS CADEIRAS

Um dos pontos que deve ser levado em conta pelo governador eleito, Jerônimo Rodrigues, para formar seu secretariado, é o espaço (quase certo) que o governador Rui Costa irá ocupar no futuro governo do presidente eleito, Luís Inácio Lula da Silva. Jerônimo tem reforçado que é preciso “ajudar Lula a governar o país” e, caso Rui seja efetivado como ministro, deverá levar alguns nomes para Brasília. Só depois disso, Jerônimo terá como saber com quem poderá contar.

RUI NA RAMPA?

Antes mesmo de definir qual seria a pasta entregue ao governador Rui Costa no futuro governo Lula, já se fala na potencial candidatura do baiano da Liberdade, nas eleições presidenciais de 2026. É claro que, até lá, ele terá que vencer a preferência, do presidente eleito, por Fernando Haddad que, tudo indica, terá grande protagonismo em Brasília. Mas a aprovação de Rui e a capacidade de realização demonstrada em oito anos de governo não podem ser descartadas.

RESTA UM

Na Assembleia Legislativa da Bahia, correm boatos de que a deputada estadual Ivana Bastos (PSB) está com seu nome "mantido fortíssimo" na disputa da presidência da casa. A matemática é exatidão e não questão de força. Se Adolfo tem o apoio de 59 parlamentares, PSOL como de costume também pretende lançar candidatura, o que sobra pra Ivana além dela? Só força de vontade mesmo?

MEDO DE CHUVA

Não apenas o desencorajamento das Forças Armadas, o silêncio do presidente Jair Bolsonaro (PL) e a virada que o PL recebeu após tentar contestar as eleições, mas as chuvas de novembro têm ajudado a desarticular o grupo de pessoas com camisa amarela da Seleção na frente do Quartel da Mouraria. A cada dia que passa, menos e menos pessoas são vistas pedindo intervenção militar no batalhão que fica em Salvador. Nos dias de chuva então, nem os toldos instalados no local são suficientes para garantir a presença das pessoas que, até poucos dias, gritavam por socorro aos militares.

PEDINDO ARREGO

Depois de espernear, de levantar a bandeira e a voz a favor de ACM Neto, e de virar ovelha de Bolsonaro, a prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (União Brasil), agora finge pagar de inocente. Em recente aparição na imprensa, se mostrou mansa e pacata, já buscando um cantinho ao lado do Governo que tanto criticou. Revelando agora sua falsidade, a prefeita, que só faltou lamber o chão que Neto pisava quando formavam o par do piseiro, agora chora e pede arrego. Contaram ao Carrasco que a moça anda tão sozinha que, diante da derrota dos seus ídolos, ela pensa em vir à capital para visitar o caboclo. Dizem que ela até tentou ficar na frente do quartel e que nem lá foi aceita. 

RINGUE MONTADO

O circo está montado na Câmara Municipal de Feira de Santana. Aliás, a denominação melhor seria "o ringue está montado". Virou moda parlamentares usarem o Plenário para as vias de fato. Na última semana, teve até tapa na cara bem em frente ao presidente da Casa, Fernando Torres, que precisou separar os brigões. Em menos de um mês, houve fato parecido na Casa. Na falta de um tatame em Feira de Santana, quem sabe seria a Câmara um bom palco para luta de MMA?                                                                                                                                                      

VÁ SE CATAR

Enquanto os moradores de Mata de São João continuam reivindicando várias pautas na cidade, o prefeito João Gualberto (PSDB) curte os jogos da Copa em pleno Qatar. Pelas redes sociais, não faltam postagens da linda viagem. Já por aqui, o assunto 'Zona Azul' continua latente e deixando insatisfeitos os moradores e comerciantes de Praia do Forte. Gualberto deu um verdadeiro "vá se Catar" para a população.

ESPERTINHO

O MPF pediu a prisão do prefeito de Jeremoabo, já que ele teria desviado recursos públicos usando o posto de combustíveis de propriedade da própria filha. O prefeito ainda vai ter que devolver uma boa grana aos cofres públicos. O Carrasco está de olho nos próximos capítulos.

NETISTA NO DPT 

O Carrasco soube que o diretor geral do Departamento de Polícia Técnica, Edson Reis, é Netista de carteirinha e fez campanha ostensiva pra o candidato derrotado. Inclusive, era filiado a partido do grupo de Neto. Com esse movimento, parece ser certo que a nova gestão no Estado da Bahia vai cortar as asas do cidadão 44.

NEPOTISMO NO DPT 

E seguindo os passos do seu candidato derrotado, o mesmo diretor do DPT, Edson Reis, também está deitando e rolando com nepotismo, pois nomeou o filho do seu braço direito, Osvaldo Silva, o rebento Bruno Ricardo Fonseca Lopes Silva, para cargo de confiança no órgão. 

LÁ VEM A LISTA

No dia 14 de dezembro, o Tribunal de Justiça da Bahia forma a lista tríplice que será enviada para que o governador Rui Costa escolha o novo desembargador da Corte, na vaga da OAB, então ocupada por Lourival Trindade. Na bolsa de apostas, tem gente que já prestou grandes serviços ao então candidato ACM Neto, atuando na Justiça Eleitoral. Em breve, teremos novas notícias sobre os bastidores desse processo, que pode se tornar uma fritura ou uma fratura.

ENQUADRADA

Lá vem ela de novo. Exu Trava Progresso. O Carrasco apurou que a promotora mais confusa e conflagrada da Bahia teve a cara de pau de palestrar sobre desenvolvimento sustentável da Baía de Todos-os-Santos. Deu no que deu. Foi enquadrada por um membro da mesa sobre o porque Exu Trava Progresso era tão cri-cri com as necessárias intervenções na BTS, mas era tão negligente com gigantes como a Petrobras, que deixou um passivo bilionário no colo da Acelen. Como pode uma promotora fazer vista grossa durante tantos anos e permitir a bagaceira ambiental feita pela Refinaria Landulpho Alves no entorno de Madre de Deus, Candeias e São Francisco do Conde? Vai entender!!!!

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS