O Carrasco - São João, Santo Antônio ou Santo Expedito
Os bastidores da política passam por aqui

SÃO JOÃO, SANTO ANTÔNIO OU SANTO EXPEDITO
Rainha do mau-humor, a irRITAda da Embasa já não sabe mais para qual santo apelar. Com duas grandes obras paradas por conta das barbeiragens que fez, ela começa a ver seu império moral e reputação ilibada desmoronarem. Uma destas obras é a barragem de Catolé. Basta saber se tem algum coelho nessa cartola, porque suas atitudes e falta de solução por parte dela para esses dois problemas podem colocar em cheque a eleição em dois municípios, Salvador e Vitória da Conquista.
SPIDER MAN
O Carrasco fuçou e descobriu quem está envolvido na tentativa de “passa boiada” para aprovar um novo monstrengo na Baía de Todos os Santos. Como já noticiado na edição passada, uma empresa alcunhada de GALP estaria com a tresloucada ideia de instalar um segundo terminal de regaseificação de gás natural nas águas de Madre de Deus, mais precisamente dentro de um APP. Às escondidas, o projeto estaria sendo tocado por um empresário íntimo amigo de certo candidato derrotado nas eleições majoritárias de 2022 no estado. Atuante no ramo de energia térmica, esse empresário teria feito polpudas contribuições para o segundo colocado no pleito e agora tenta se aproximar do governo do PT, que outrora tanto criticava. Será que o super-herói vai se tornar vilão? O Carrasco aposta que sim.
LUZ NEGRA
Ninguém aguenta mais os péssimos serviços prestados pela Coelba. Apurações do Carrasco dão conta de sérias dores de cabeça para o trio que comanda a companhia na Bahia. Com sérias queixas, inclusive na Aneel, dizem que até mesmo a renovação do contrato de concessão tem chance concreta de ir por água abaixo. Nas próximas edições a Coluna dará nomes e sobrenomes.
VIA DO HORROR
O São João trouxe à tona um velho problema que assola os motoristas baianos, principalmente em períodos de feriadão. A BR-324 é sinônimo de descaso e abandono. Uma pista que já passou da hora de ser triplicada, é coberta de buracos e passa longe de se parecer com uma rodovia privatizada. O absurdo expõe os baianos, facilita a acidentes e ainda cobra por isso. Até quando?
INDIGNADOS
A galera inscrita em um Concurso para a Câmara Municipal de Feira de Santana está pirada com a anulação do certame. Até agora nem sinal da devolução do dinheiro das inscrições. Pelo circo que virou a Casa Legislativa de Feira de Santana, nada mais surreal pode se esperar de lá. Falar nisso, será que o filho da presidente se meteu nessa história? Se continua dando as cartas por lá, é provável que sim.
ENROLA "DINHA"
Mais de R$ 15 milhões de reais gastos e o resultado nada mais foi do que um fracasso. Assim é o tal complexo municipal de abastecimento de Simões Filho, batizado de Jeová Jireh, pelo prefeito Diógenes Tolentino, conhecido como Dinha. Até o esquema das instalações elétricas não foi aprovado pela companhia de eletricidade responsável no Estado. Sendo assim, o tal mercado funciona no esquema "candeeiro" com um gerador, alugado. Ou seja, outro gasto para os cofres públicos municipais.
DONA MALVADEZA
Educadores de Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia, denunciam que estão sendo coagidos a não participarem das paralisações de reivindicações por melhorias salariais e melhorias de trabalho. O que se diz é que a prefeita Sheila Lemos (União Brasil) e o secretário de Educação, Edgard Larry, estão perseguindo os professores municipais. Outra denúncia que chegou ao Carrasco, é que a atual gestão municipal corta fralda de crianças entre os 0 e 3 anos, além de não haver políticas públicas para pessoas com fibromialgia, que são compostas por 99% de mulheres. Haja malvadeza!
COCAR NA CABEÇA
Uma informação ventilada nos bastidores aponta que existe a possibilidade de Afonso Florence (PT) deixar a Casa Civil e com isso, assumir seu mandato na Câmara Federal, atualmente exercido pelo seu suplente, Josias Gomes (PT). Um dos componentes do governo ouvido pelo Carrasco disse que Florence tem tido dificuldades normais de quem não está acostumado ao cargo, mas não enxerga uma saída dele da função em tão pouco tempo de governo gestão Jerônimo Rodrigues (PT).
ENTUBANDO
E os olhos sobre as verbas da Lei Paulo Gustavo não param de crescer. Muitos municípios “ressuscitando” ou criando a toque de caixa conselhos de cultura para se capacitarem com intuito de desenvolver projetos e alavancar a produção artística local. Até aí, tudo certo, afinal é esse mesmo o objetivo do fundo. No entanto, a maior parte da verba está reservada à produção audiovisual, incluindo curta-metragens, webséries e qualquer obra, de cunho artístico, diferente de “experimentos” de youtube, pilotados por aventureiros ou pseudo-comediantes e apresentadores. Será preciso um acompanhamento rigoroso para evitar que o dinheiro seja “entubado” pelos espertalhões.
MAL SINAL
A chegada do 5G já deveria ser uma realidade em Salvador e Região Metropolitana. Mas, apesar de todo o frisson e dos anúncios de operadoras e fabricantes de celular, a conexão ultra-rápida vem esbarrando na burocracia. A cidade não possui uma lei municipal favorável à instalação de infraestruturas de suporte para o 5G -- que pode demandar de cinco a dez vezes mais antenas do que o número necessário para o 4G. Um projeto de lei de autoria do vereador Sidninho (Podemos) visa atualizar a legislação e agilizar esse processo. Há quem diga que será votado essa semana. A conferir.
UNIDADE COMPROMETIDA
O sonho de Jerônimo, revelado a cada conversa dele sobre o assunto, é ter sua base unida em torno de apenas uma candidatura por município da Bahia em 2024. Mas essa é uma missão bem complicada. Exemplo: em Jeremoabo, o grupo do prefeito Deri do Paloma, que apoiou Jerônimo em 2022, é do PP; enquanto a oposição, representada por Anabel de Tista e Tista de Deda, está no PSD. A rivalidade por lá é intensa e a possibilidade de acordo é remota.
UNIDADE COMPROMETIDA II
Outro lugar que parece difícil de unir a base é Alagoinhas. O prefeito Joaquim Neto (PSD) teve oposição de boa parte da esquerda durante os seis anos de mandato até agora. Enquanto o PT lançou a pré-candidatura do sindicalista Radiovaldo, o atual gestor municipal busca em sua atual base de apoio o seu sucessor e, apesar da boa relação com Jerônimo, não parece nada disposto a apoiar os petistas em 2024. Mas, quem deve levar mesmo por lá é o candidato Gustavo Carmo, secretário de Educação do município.
HEGEMONIA
O próprio diretório estadual do PT tem incentivado quadros petistas de cada município a lançarem suas pré-candidaturas ainda em 2023. A ideia é se antecipar, para que o grupo governista se una quase sempre em torno de nomes do PT para as eleições municipais. Hoje bem dependente de aliados como o PSD, o partido quer retomar a hegemonia interna da base.
QUEM TÁ GANHANDO?
Já está valendo o reajuste aplicado pelos planos de Saúde e aprovado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). São quase 10% a mais para os planos individuais e familiares que vão valer até abril de 2024. Até lá, serviços cada vez piores, exames negados e alguém enchendo o bolso às custas do consumidor. Sigamos!
VALENTÃO
Toda vez que se aproxima um julgamento sobre terras no Oeste da Bahia aparece um aventureiro querendo emparedar a Justiça Baiana. Ajax Augusto Mendes Correa Júnior, é dono da AMC Agropastoril e já foi condenado pela Justiça Federal no Rio de Janeiro por lavagem de dinheiro e fraude de imóveis rurais. Aqui pela Bahia tenta, sem sucesso e após sucessivas derrotas, se apropriar de área de 13.880 hectares no oeste da Bahia. Na boca miúda já estariam dizendo que Ajax estaria tentando ser nomeado como Cônsul. Deus é mais!
ENQUADRADA
A enquadrada da semana vai para Danilo Freitas Santos, conhecido como Danilo da Nova Itabuna (União Brasil). Ao chamar a primeira dama de Itabuna de Lassie, o parlapatão adotou uma postura agressiva, machista e misógina. No vídeo compartilhado nas redes sociais, o parlamentar diz que o motivo do ataque foi pelo fato de Andréa Castro ter desistido de ser candidata a deputada estadual em 2022, o que justificaria chamar-lhe de cachorra. O caso agora está na Polícia Civil e certamente virá à tona uma denúncia criminal do MP. O Carrasco sugere que o vereador seja julgado pelos seus pares da própria Câmara Municipal de Itabuna.