O Carrasco
VEM AÍ O CADERNO MUNICÍPIOS
O ano começou, mas os desafios continuam os mesmos. Vivendo ainda a pandemia, os novos prefeitos terão que resolver a equação nada agradável de combater o vírus, manter a economia ativa e valorizar os pilares que sustentam a gestão: Educação, Saúde, Segurança e Turismo. E, para acompanhar cada segundo desta nova gestão, o Grupo A TARDE retoma o Caderno Municípios, sempre na última quinta-feira de cada mês, trazendo temas de relevância para a população e para os prefeitos. Não perca! Dia 27, Caderno Municípios e os Desafios da Gestão. Disponível em todas as plataformas de A TARDE.
QUEM VAI SENTIR FALTA?
Eures Ribeiro, quase ex-presidente da UPB, já jogou a toalha e diz adeus. Com as eleições marcadas para março, o 'atual' gestor deixou a desejar em seu posto. No ápice da pandemia as eleições falaram mais alto e na hora de enfrentar o caos de 2020, nada de União entre os municípios. Sendo assim, nada mais justo para a entidade que Eures deixe o cargo e que haja novos ares e renovação para a UPB.
OLHOS NA UPB
Após o acordo que sacramentou o nome do deputado Adolfo Menezes (PSD) na Assembleia Legislativa, os olhos do mundo político se voltam para a disputa pelo comando da União dos Municípios da Bahia (UPB). Segundo nota oficial emitida pela entidade, no próximo dia 2 de março devem acontecer as eleições. Em razão da pandemia e conforme os protocolos sanitários, a entidade vai adequar a votação. “Garanto fazer a eleição mais democrática possível”, disse o atual presidente, Eures Ribeiro (PSD).
O GARANHÃO
Tem um integrante do governo Bruno Reis que tem a maior pinta de garanhão e não dá nó em pingo de éter. Oriundo da gestão ACM Neto, o porretão tem a maior fama de pegador e já passou o rodo na administração da capital baiana. A mulher do referido integrante da prefeitura já chegou até mesmo a colocar um detetive para fiscalizar o moço, que foi pego com a boca na botija com uma loira poderosa na gestão municipal. A torcida é que a moça pague o preço por desagregar tanto na máquina pública. Até mesmo as dezenas de cargos que ela conseguiu indicar já passaram também a ser observados pela nova administração. O Carrasco está de olho.
O POPSTAR DA ASSEMBLEIA
O deputado estadual Capitão Alden (PSL) se acha um verdadeiro popstar. Depois de protagonizar cenas de invasão a uma unidade hospitalar de acolhimento a pessoas com covid-19, na fase mais crítica da pandemia, e se auto-intitular “o deputado mais atuante da Bahia”, o nobre deputado foi à sua página do Instagram falar que tinha colocado diversos outdoors com sua foto na cidade e que, quem enviasse registros fotográficos com a localização para ele e “marcasse cinco amigos”, iria receber como prêmio sua visita. “Irei pessoalmente ao seu encontro (em sua casa/trabalho ou outro local a combinar) e irei tirar uma foto junto com você, lhe darei um abraço e até irei tomar um café com você. Topam?” Surreal, nobre deputado.
PABLO, DESAGREGADOR
O ex-secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Pablo Barroso, teve uma passagem meteórica pelo primeiro escalão do prefeito ACM Neto, mas, pelo visto, não deixará saudades. Alçado à condição de titular da Secult ano passado, Pablo criou arestas com auxiliares e não atraiu o holofotes que a pasta poderia lhe proporcionar. Como era de se esperar, ele não foi aproveitado no governo Bruno Reis e nem acompanhou o ex-prefeito ACM Neto no seu novo núcleo político. “Pablo foi desagregador”, como resumiu um auxiliar direto do prefeito.
PROMETEU TEM QUE CUMPRIR
Chega a este Carrasco informações de um certo deputado federal de primeiro mandato eleito na Bahia com votação expressiva na capital e que é chegado a um frevo. Ele chegou com a mão na frente e outra atrás e agora já arremata valiosos cavalos em leilões, que preenchem seu haras. Lideranças políticas se queixam do dito cujo, que não tem cumprido promessas de campanha, além de nomear parente de amigos para o gabinete. Inclusive, tá enrolado até com agiotas do Subúrbio. Pensam até em preparar uma manifestação de protesto no Largo de Roma e afirmam que o troco mesmo vem em 2022!
ESSA FOI FORD
Contrariando saídas à francesa, a montadora Ford não pensou duas vezes antes de dar um tchau tão bem dado, que nem tempo os funcionários tiverem de responder, garantindo todos os holofotes. Na verdade, a saída - que cada vez mais se confirma como já orquestrada - superou qualquer condição que beire um mínimo de respeito com parceiros, colaboradores e até mesmo fornecedores que ainda acampam no pátio de Camaçari atrás de respostas.
ESSA FOI FORD II
A situação não pegou só a Bahia de surpresa, mas todo o país. A Ford deu adeus ao Brasil de forma tão rasteira que nem os governos foram comunicados. Literalmente, a montadora pegou as malas e partiu... Por aqui, ficam de mãos atadas, sem eira nem beira, mais de 70 mil pessoas impactadas com o fechamento das fábricas. Fazer o que né? O mundo, definitivamente, é dos espertos e o Brasil ainda leva banho dos adversários.
ACORDA CAMACARI
A saída da Ford de Camaçari fez os olhos se voltarem para o município, que ainda pena para sair da condição dependente de ter que ser parque industrial para fazer a economia girar. Fica a dica para os gestores que o município possui 42 km de praias... Extensão suficiente para um belo projeto que transforme Camaçari num grande pólo turístico. Melhor correr por outras vias e acompanhar a maré das oportunidades do que esperar, chorar, dar descontos e benesses para que indústrias venham e depois, como num passe de mágica, batam com a porta em nossa cara!
REVOLTA I
Em meio à trágica saída da Ford, teve de tudo. O senador Otto Alencar (PSD) deu uma de marxista ao descer o sarrafo na empresa, acusando-a de "capitalismo selvagem". A deputada estadual Olívia Santana (PC do B) aconselhou o governador Rui a "ir para cima" da Ford e sugeriu segurar o maquinário no pátio. Só faltou alguém, com inspiração ludista, defender quebrar tudo. Foi preciso que Rui baixasse a bola, lembrando que o investimento do parque industrial é privado.
REVOLTA II
O deputado Pastor Sargento Isidório(Avante) anunciou que faria um acampamento na frente da fábrica da Ford, mas não dormiu nem a primeira noite no local, alegando um "probleminha" de saúde. A campanha em Salvador parece ter mexido mesmo com o Doido.
MANDOU LONGE
Ao participar da cerimônia de passagem do comando da PM, na Vila Militar, o governador Rui Costa tentou demonstrar as habilidades no baba. Foi bater um pênalti e mandou longe. Teve quem brincou, dizendo que o petista bate melhor justamente com a direita. Outros lembraram que a ideia não foi das melhores, ao colocar Rui, entre policiais, na frente do gol.
JOGADO PARA ESCANTEIO
Mais uma vez a Secretaria de Planejamento do Estado (Seplan), comandada por Walter Pinheiro, não participa de importantes discussões do governo baiano. Desta vez, fivou fora do 'Grupo de Trabalho' (GT) para discutir soluções aos trabalhadores da Ford, que deu tchau também para a Bahia. Como se não bastasse ter ficado de fora das tratativas da construção da ponte Salvador-Itaparica. Pior é ver outras pastas - como SDE, Sefaz, Setre e Casa Civil - todas participando do processo.
MANDATO NOVO, PROBLEMA ANTIGO
Os problemas na educação do município de Araci, região sisaleira do estado, parecem não ter fim. Desta vez, a desculpa para o não pagamento dos professores está em meio a um triângulo: Prefeitura, banco (Bradesco) e sindicato. O que se sabe é que os proventos não foram pagos à classe. Se a solução for mesmo uma simples senha, inviabilizada por causa da mudança de mandato, como informou a secretaria de Educação do município, por que não se resolveu ainda?
NOVO LÍDER?
O nome do deputado estadual e ex-secretário de comunicação da Bahia, Robinson Almeida, ganha força para ser o novo líder do PT na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). Membro da ala ruista do partido, Almeida é conhecido pelas declarações fortes em defesa do governo e por ser um dos poucos deputados e entrar em rota de colisão com parlamentares do bloco de minoria da ALBA, quando o assunto é a defesa das bandeiras e ideais petistas. O deputado é tão odiado pela oposição ao governador Rui Costa no estado que até processado pelo líder maior dos oposicionistas, o ex-prefeito de Salvador e atual presidente nacional do DEM, ACM Neto, por comentários acerca de escolhas de sua gestão, ele foi. Se consumando o fato, a Alba deverá viver dias de intensos e acalorados debates no plenário e nas reuniões de liderança.
PT E PP NA DISPUTA
Com o recuo do PSD, que não vai indicar um nome para concorrer na UPB, o nome escolhido para o comando da Casa, caso haja consenso entre os partidos da base do governador Rui Costa (PT), deverá vir do PT ou do PP. O PT ainda não fechou questão sobre uma eventual candidatura da legenda, apesar das prefeitas do partido, Cibele Carvalho (Rafael Jambeiro), Moema Gramacho (Lauro de Freitas) e do chefe do executivo de Miguel Calmon, Caca, sinalizaram o desejo de assumirem o comando da UPB. Já o PP deverá escolher um representante até o dia da votação.
ILHÉUS PREPARADA
Ilhéus segue adotando medidas restritivas para conter o avanço de casos de infecção pelo coronavírus. O prefeito Mário Alexandre Correa de Souza, Marão, garante que a cidade do sul baiano se preparou e conseguiu estabilizar a situação. “Construímos um hospital de campanha com 60 leitos, que é o melhor hospital do interior da Bahia. A gente consegue salvar vidas”, disse.
ECONOMIA NO HOSPITAL
Mas a economia de Ilhéus vai demorar para se recuperar e o município teve uma perda de arrecadação em torno de 40%. Mas, mesmo com a queda, a prefeitura conseguiu pagar os quase 5000 funcionários públicos e criar incentivos para o comerciante e empresários da cidade. “Reduzimos impostos para que se mantivesse o crescimento da geração de emprego e renda na cidade. Muitas empresas estão chegando, apesar da pandemia”, garante o prefeito.
FAROESTE NA PRAIA
RADAR: esse é o objeto de desejo de investigadores da Operação Faroeste. Num desses cruzamentos de informações apareceu nos sensores da Polícia Federal uma convergência entre o atual prefeito de Itacaré e o ex-Presidente do TJ Gesivaldo Britto. Itacaré é um balneário localizado no Sul da Bahia e já foi citado em questões ligadas aos respiradores comprados pela Casa Civil do Estado. O prefeito Antônio de Anisio terá muito o que explicar. Talvez sejam apenas coincidências.
SERGIPE QUE QUEREMOS
Esse Carrasco nunca aliviou para ninguém. Desde quando o deputado Laercio Oliveira era BFF de Rodrigo Maia, apesar da admiração ideológica desta Coluna ao Inhonho mais “vasilina” da Câmara, jamais deixamos de contar suas peripécias para nossos leitores. Agora, orgulhosamente, damos em primeira mão que o parlamentar mudou de lado; traiu Rodrigo, literalmente. Vai ter de explicar muito ao seu eleitor a mudança radical de opinião. E esse escriba, forjado em décadas passadas, estará em cima, mostrando ao sergipano quem merece ou não merece um digno voto. Traição é um pecado que não se perdoa.
DELATA (OU) NÃO DELATA
Ela não queria. Seus advogados querem. Suas filhas não queriam, hoje algumas já admitem. Já se pensou em “acordar”, mas querem porque querem alguns políticos, inclusive senadores da republica. Seu principal defensor é literalmente contra, mas as coisas estão passando dos limites e ele já admite conversar com Dona Lindora. Pelo andar da carruagem a Faroeste vai sair de Og Fernandes e vai para Edson Fachin. Semana passada uma das filhas de Socorrinho começou a abrir o bico, literalmente.
DE OLHO EM FEIRA
E não é que a prefeitura de Feira de Santana já começa a gestão com um pepino daqueles pra descascar? A nova secretária de Educação do município é uma velha conhecida do TCE. Anaci Paim já teve contas rejeitadas de 2003 a 2005, além de ser alvo de investigações do órgão por irregularidades praticadas em 2004. Tudo quando ela foi secretária de Educação do Estado. O desafio do prefeito vai ser colocar a ordem em casa, tendo uma gestora com um histórico nada positivo para arrumar um dos calcanhares de aquiles da cidade. A pasta, que já enfrentou denúncias envolvendo licitações e merenda escolar, além do entra e sai de secretários - todos mal vistos por servidores, pais e alunos, vai precisar de uma atenção especial para não repetir a história e cair no fardo de gestores que chegam, nada fazem e ainda deixam saldo negativo na Educação.
DAVI E GOLIAS
Chamou a atenção do Carrasco um ocorrido ontem, que envolveu pessoas assentadas num terreno privado, na rua Artemio Valente, Canabrava, próximo à Torre da Chesf. O caso é que, de forma truculenta e ameaçadora de uma major e de um capitão da PM, acompanhados de policiais, foram pra cima dos assentados. Além das ameaças e humilhação as quais essas pessoas foram expostas, elas relataram ainda que um dos policiais afirmou que os mesmos estariam a serviço da Construtora André Guimarães e do Assaí atacado. Com os grandes por trás, a corda sempre rompe do lado mais fraco.