O Carrasco
CRIME AMBIENTAL I
Como se não bastasse o aumento no valor das tarifas do pedágio, a Concessionária Litoral Norte (CLN) foi denunciada pela prática de crime ambiental, após usar uma via secundária, na porta de um parque ecológico, como se fosse um canteiro de obras, onde despeja asfalto, areia e, pasmem, até animal morto. Fica a pergunta: logo na porta de um parque ambiental?
CRIME AMBIENTAL II
O que nos consta é que o imbróglio com o proprietário do Parque já dura quase 15 anos. Tudo bem que após a nossa publicação, a CLN prometeu retirar os "obstáculos", porém a prática já é recorrente, de acordo com o proprietário do Parque. Em 2020 o Ministério Público interveio, a CLN resolveu, por ora e, voltou, este ano, para a prática ilegal. Com mais uma intervenção do MP, nesta última semana, esperamos que o fato absurdo não volte a se repetir.
BAIXARIA
Começou mal as primeiras sessões na Câmara de Vereadores de Feira de Santana. O presidente da Casa, Fernando Torres (PSD) chamou o ex-vereador e presidente da Abrats, Alberto Nery, de bandido. Este, não perdeu tempo e respondeu dizendo que o povo de Feira sabe quem é o bandido. Feirenses já estão ansiosos para os possíveis depoimentos de rodoviários e frentistas de postos de gasolina na CPI a ser criada.
A PIZZA DO FALASTRÃO
O notório promotor de improbidade administrativa de Camaçari anda falando aos quatro ventos que, apesar das graves acusações contra ele, que estão sendo objeto de investigação pelo Ministério Público, tudo vai acabar em pizza. Será que o falastrão tem razão? Com a palavra a PGJ.
FOCO NA EDUCAÇÃO
Caso o Ministério da Educação vá mesmo para as mãos de alguém indicado por ACM Neto, presidente nacional do DEM, não será propriamente uma surpresa. Quem acompanhou com alguma atenção a cena política vai lembrar que as críticas mais pesadas de Neto ao governo Bolsonaro, mesmo durante a pandemia, sempre recaíram sobre o MEC, comandado pelo DEM no governo Temer com Mendonça Filho. Ainda nos primeiros meses do governo Bolsonaro, Neto disse: “Do jeito que estão conduzindo o Ministério da Educação, não vai para lugar nenhum”. À época, o ministério era chefiado por Vélez Rodríguez. No final do ano passado, em uma de suas últimas agendas como prefeito, disse que o Ministério da Educação “não fez nada em relação à pandemia e nem à educação”.
NA RABEIRA
Passadas três semanas da chegada do primeiro lote de vacina contra a Covid-19 ao estado, o Extremo Sul da Bahia foi a região que menos vacinou - foram aplicadas 61% das doses disponíveis. Em Santa Cruz Cabrália, por exemplo, só foram utilizadas 37% das doses enviadas ao município. Todos os outros oito núcleos regionais de Saúde aplicaram pelo menos 70% das doses. Três desses núcleos já utilizaram mais de 80% das doses (Nordeste, Sudoeste e Centro-Norte).
DE VOLTA AO JOGO
Chega até o Carrasco informações de que o presidente do Bahia, Guilherme Bellintani, planeja voltar à política em 2022. Para tanto, ele está em busca de uma legenda que represente seu ideais. E já ficou claro para todos, após as campanhas empreendidas no clube, que a legenda deve ser mesmo de esquerda. A eleição, no entanto, como a de todo ex-gestor de clube de futebol, depende da fase em que ele deixar o time. Por isso, é fundamental que, em 2022, o Bahia esteja nas nuvens, com o torcedor alegre. Deixar o clube em ordem é fundamental para cavar a vaga no Legislativo ou Executivo, e o exemplo vem de Minas Gerais. O atual prefeito de Belo Horizonte é o ex-presidente do Atlético Mineiro e, dada a boa fase alcançada no clube e na prefeitura, já é virtual candidato ao governo em 2022.
DOIS LADOS
O coordenador da bancada de deputados federais e senadores da Bahia, o deputado Marcelo Nilo (PSB) vive um momento ambíguo. Se na Assembleia Legislativa conseguiu mostrar força contra a sanha da deputada médica que apelou ao feminismo para obter uma cadeira na Mesa Diretora, em Brasília, ele passou por uma grande desmoralização na última semana. Chega a esta coluna informações de que ele caçou briga na legenda para estar na disputa pela suplência da mesa. Foi para o bate-chapa e acabou sendo derrotado por um deputado federal de primeiro mandato e de pouca expressão do PSB do Pará, que por sinal, é baiano. Que fase vive o ex-todo poderoso da ALBA.
VIROU BAGUNÇA
A famosa frase da travesti Luana Muniz, de que “travesti não é bagunça”, se enquadra perfeitamente, se usada ao avesso, para ilustrar o momento do PT. Na Câmara Federal, a deputada Marília Arraes, derrotada na disputa à prefeitura de Recife e neta do lendário político, foi eleita para Mesa Diretora com voto dos deputados Bolsonaristas, mostrando que já foi o tempo em que, no PT, os caciques falavam mais alto. Gleisi Hoffmann ameaçou e mobilizou partidos de esquerda, mas não teve jeito - foi derrotada vexatoriamente pelo trator do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), que é tido como o padrinho oculto da moça.
AINDA É CEDO
Mesmo com as recentes perdas no setor automotivo, o economista e Diretor de Estatísticas da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), Armando de Castro, afirmou que a economia vai bem. De Castro apresentou os dados do último Info Bahia, um conjunto de informações que permite fazer uma leitura socioeconômica do Estado. Segundo o economista, não há resquícios, por ora, de abalos econômicos. Ainda, contudo, é muito cedo para avaliar o tamanho do estrago na economia do Estado com a saída das montadoras e perda de empregos...
FALTOU COMBINAR
O senador Otto Alencar (PSD), que preside a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, criticou o projeto apresentado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para um valor fixo do ICMS sobre combustíveis. Para Otto, que se disse perplexo, o projeto fere a autonomia dos estados. “Eu vejo com perplexidade. Esse é um imposto de autonomia dos Estados. Os Estados têm autonomia política, financeira e administrativa, está na Constituição”, alfinetou. PSD nacionalmente com Bolsonaro, na Bahia com Rui.
LOTERIA DA BAHIA
A decisão unânime do Supremo Tribunal Federal (STF) permitindo que estados e o Distrito Federal possam explorar as modalidades lotéricas animou o deputado estadual Eduardo Salles (PP). Em indicação, ele sugeriu ao governador Rui Costa a retomada da Loteria da Bahia. “O baiano já faz apostas em diversas loterias de outros estados e países. Então, acredito que neste momento em que registramos uma queda na arrecadação e precisamos de recursos para combater a Covid-19 e ajudar a salvar vidas, essa fonte de receita é fundamental para o governo estadual”, diz Salles.
CARA DE PAU II
O Carrasco soube que a dona do cartório de registro de imóveis de Salvador, aquela que entrou com uma ação na Justiça dizendo que não tinha condição de pagar as custas processuais de uma contenda envolvendo aquisição de uma casa, cometeu outras traquinagens. Teria se passado por outra pessoa e ainda disse que tinha influência na prefeitura pra resolver qualquer coisa. Essa moça parece que é incorrigivel. Cadê a corregedoria do TJ? O Carrasco tá de olho.
QUINTA COLUNA
Um certo desembargador amante do prazer de velejar, entre outras tantas decepções, deve tá ancorado numa baía bem escondida e desabitada no litoral baiano. Primeiro seu amigo Backtrunk, tão ajudado numa querela sobre um birro dado em um empresário de combustíveis, que lhe emprestou dinheiro para um negócio envolvendo extração de gás no Maranhão, andou acusando S. Exa. em recente demanda jurídica. A segunda decepção vem de um advogado do escritório à VACUO, que patrocinou a ação do Backtrunk, onde o magistrado foi envolvido injustamente. Segundo apurou-se o causídico se dizia sobrinho da autoridade! Serginho Serginho...!
DERRETENDO
E por falar no escritório à VÁCUO, não é que descobrimos que um dos seus melhores clientes já ensaia exigir um substabelecimento sem reserva. Um milionário empresário da Terra do Descobrimento e que tem fazenda de búfalos depois de Trancoso comentou que não pretende continuar sendo patrocinado por causidicos envoltos em polêmicas. Uma PESSOA que frequenta o mitiê e é tido como Primeiro Ministro do balneário foi quem primeiro alertou o milionário a deixar essa turma de problemáticos. Esse sim é um amigo de verdade.
INEMA I
Recentemente a justiça determinou que as intervenções determinantes do Conselho Gestor da APA da BTS sejam tomadas, provisoriamente, por cinco instituições públicas. Três federais: IPHAN, SPU e IBAMA; uma estadual: SEMA e uma municipal: SEDUR de Salvador. A medida foi tomada porque o INEMA quis manipular indevidamente a eleição do Conselho Gestor da referida APA.
INEMA II
Depois de algumas derrotas em segunda instância, aceitou a formalização do grupo provisório mas exigiu, e foi atendido, que a justiça incluísse mais uma entidade nesse grupo: o próprio Inema. Ao ter dado causa à ação que suspendeu a eleição que seria “fake” e agora querer se inserir no grupo provisório, o INEMA terminou deixando à mostra suas práticas de “escolher/nomear” como gestores dezenas de supostas ONGs, sob pseudo alegação de que a multiplicidade de atores resultaria numa condução mais popular das APAs do Estado da Bahia. O que se vê, em verdade, é que sempre privilegiam apenas aquelas entidades privadas que se coadunam com os interesses políticos dos técnicos e diretores da repartição.
INEMA III
Conforme crítica das entidades alijadas, a maioria das “escolhas” nessas eleições “fake” sempre são seguidas de generosos convênios de educação e proteção ambiental para as ONGs “eleitas”, camuflando a transferência de recursos públicos para organizações que do ponto de vista ambiental pouco ou nada representa. Já era hora de acabar com esse derrame de dinheiro público.
FAKE NEWS
Não se fala em outra coisa na capital federal. Todos perguntam como acabará a CPI das fakenews. Nos gabinetes do poder, segundo corre na boca miúda, negocia-se o relatório final. Já circularam até rumores de troca por cargos federais, garantia de indicação em futuros cargos na cúpula do judiciário. Coincidência ou não, seu presidente foi campeão no recebimento de emendas do executivo. Cai fora Dona Lidice, V. Exa. tem histórico de seriedade em toda sua carreira.
SERENA MADRUGADA
Moradoras de um prédio da Ladeira da Barra estão exigindo, emergencialmente, uma reunião extraordinária de condomínio para deliberar sobre uma futura vizinha. Souberam que a “cidadäzinha” tem uns BOs policiais em Brasilia e, recentemente, foi convidada a se retirar de um condomínio de luxo em Busca Vida devido a peripécias sexuais que vazaram por alguns dias em sites pornográficos na internet. A ideia das precavidas moradoras é preservar seus casamentos.
PREÇO ALTO
O partido Republicanos não quer que os deputados Marcio Marinho e João Roma assumam como ministro da Cidadania do governo Bolsonaro. A justificativa é que a cúpula partidária não quer deixar a ex-deputada Tia Eron assumir como deputada federal. A ex-parlamentar, segundo fontes ouvidas, está queimada com o comando da agremiação. O bispo Marcos Pereira, inclusive, não quer nem ouvir falar no nome da ex-aliada.
DESGASTES
Aliados do prefeito ACM Neto dizem que o desepero do PT para tentar desgastar o democrata é tão grande que até o senador Jaques Wagner entrou em campo para falar do posicionamento do partido na eleição da Câmara. Pelo que estamos vendo, 2021 vai ser o ano do vale tudo para desgastar ao outro.