Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > O CARRASCO
O Carrasco
[email protected]
ACERVO DA COLUNA
15 | Feb | 2021

O Carrasco

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

O QUE É ISSO AMARANTE?

Dado a navegar em águas tranquilas, o AMARANTE resolveu bombardear localizações a torto e a direito. Na hora do revide, seus subordinados até que tentaram “dar um jeitinho” para fugir da intimação. Vá devagar Amarante. O registro de sua tentativa de suborno está bem guardado. Já pensou se esse áudio vaza para a mídia??

ATENÇÃO PORTO SEGURO!

Depois do calote de 50 mil metros quadrados na Avenida Paralela, que a Prefeitura de Salvador jura que vai correr atrás, o MAG aportou em terras do descobrimento. Para evitar os questionamentos de inúmeros corretores de imóveis e se desvencilhar da problemática FTC, usa o argumento de que as aquisições serão feitas por uma empresária amiga. Que nada. Já descobriram que quem quer comprar tudo lá pelas bandas de Porto é a sua filha, apelidada carinhosamente de BABY-MAG. Igualzinha ao PAPAI, porém mais dissimulada e sofisticada.

DE ENCONTRO A CIÊNCIA?

A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia (Seap) inventou ao utilizar o vermífugo “ivermectina” para, sabe-se lá, tratar ou prevenir a Covid-19 no sistema prisional. É bom lembrar que a Bahia foi o único estado do país a adotar o medicamento no combate ao Covid-19 nas cadeias. Ora, o próprio laboratório fabricante, Merkel, já declarou também a ineficácia do fármaco. A Seap deve estar seguindo à risca as orientações do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), ferrenho defensor do medicamento. O Conselho Penitenciário do Estado da Bahia (Copen) está de olho.

SAIU FORA

Em tempos de pandemia, o sentimento é de cuidado, preocupação e solidariedade. Só que para três hospitais universitários federais do país, essas ações passaram longe, já que ficaram de fora dos esforços no combate à pandemia do novo coronavírus. É o caso dos hospitais-escola da Bahia, Sergipe e Maranhão, que virarem as costas para o problema. O Hospital Universitário Professor Edgard Santos, da Ufba, ficou fora do plano de contingência, porem deixa dezenas de profissionais, como médicos e cirurgiões em domicílio e, como não poderia ser melhor, remunerados. É bom lembrar que o reitor da Ufba, João Carlos Salles, chegou a entrar na Justiça, ano passado, pedindo a proibição da instalação de leitos para Covid-19, pela prefeitura de Salvador, na Maternidade Universitária Climério de Oliveira. Aqui se faz, aqui se paga!

BAIXÃO CALÃO

Desequilíbrio, arrogância e intimidação. Esses foram os "temperos" vindos do presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana, Fernando Torres (PSD), durante conversa telefônica com o advogado Hércules Oliveira, contratado pelo ex-vereador Alberto Nery (PT). Oliveira atua na denúncia eleitoral sobre uso de “laranjas" pelo PSD na eleição do ano passado em Feira. Foram palavras de baixo calão e que não merecem ser publicadas aqui no Carrasco. Em determinado momento, Torres chega a propor um encontro nada amigável. “Marque comigo, na mão ou na bala”. Se essa conversa fosse 'olho no olho', a coisa não iria ficar boa.

TEM CARNAVAL, SIM SENHOR!

Um certo empresário conhecido pelo fino trato e com semelhança física do velho ACM, deu o que falar na famosa 'sexta de Carnaval'. Com boas amizades, especialmente nas Forças Armadas - para quem separa os ternos com cores para cada solenidade militar - foi visto todo fantasiado e animado esperando as fanfarras de Carnaval, na Barra. Sorte que os amigos, sabedores da idade avançada do desinformado folião, o avisaram e o levaram para o seu point habitué na loja de conveniência do Posto Shell, no Chame-Chame. Sem poder curtir a festa do Momo à moda de sempre, o Foca brindou com quem por lá também sentiu o saudosismo do famoso Chame Gente que abrilhanta os fevereiros na Bahia.

GATO ESCALDADO

Lá em Camaçari, no loteamento Alphaville Guarajuba, o prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo (DEM) foi convidado com comitiva para visitar as obras e disse que o empreendimento vai gerar 10 mil empregos. O alcaide só pode ter sido engabelado, pois dizem que ele adora quando se fala de geração emprego. Falar nisso, qual a contrapartida que foi dada ao município? Os ambientalistas já questionam e os protetores de plantão já querem cair em cima. Abre o olho prefeito!

MORRO À VISTA

As construções nas praias de Morro de São Paulo, pertencente ao município de Cairu, estão chamando atenção do Ministério Público e da Sudec. Não é de agora que os órgãos públicos estão de olho em pousadas e hotéis de luxo que, sem fiscalização, aproveitam para erguer suas estruturas nos desfiladeiros e morros, ameaçando a segurança e vida de quem por lá busca sossego. Acidentes como o de Pipa e outros pelo Brasil afora já alertam para os perigos deste tipo de obra. Trabalho dobrado para o novo prefeito que terá que botar ordem no lugar, correndo o risco de desagradar aos poderosos. O Carrasco vai acompanhar isso de perto!

MINISTRO ‘NETISTA’ I

O ex-prefeito ACM Neto continua com a operação para manter a independência do DEM em relação ao governo Bolsonaro, mesmo com a guinada governista da sigla. O discurso não é novidade: mesmo quando a Esplanada dos Ministérios contou com três filiados ao Democratas, Neto sempre disse que as indicações não foram do partido. Agora, defende a versão de que a ida de João Roma para o Ministério da Cidadania nada tem a ver com ele. Roma é cria do antigo PFL e, apesar de filiado ao Republicanos, é mais "netista" do que qualquer outro parlamentar baiano do DEM.

INTERESSE EM BOLSONARO

O presidente Jair Bolsonaro, ao que parece, já desistiu da ideia de criar um partido próprio, o Aliança pelo Brasil. A empreitada se mostrou um completo fracasso, com apenas 10% das 491.967 mil assinaturas necessárias para fundar a sigla, de acordo com números da Justiça Eleitoral. No entanto, não faltam partidos interessados em ter Bolsonaro em suas fileiras. Aqui na Bahia, o presidente do PTB de Lauro de Freitas, Mauro Cardim, abriu as portas para o mandatário. “Estamos abertos para receber o presidente”, disse Cardim, que prega união para 2022. “Estamos trabalhando para isso, mas precisamos estar unidos”. Convites não faltam ao presidente.

SAIA JUSTA

Com o episódio em que a Justiça ordenou que o Estado da Bahia fizesse um plano de retorno às aulas para o início de março, o governador acionou a PGE que por sua vez já bateu às portas do Tribunal de Justiça. O interessante é que ao invés de recorrer com argumentos jurídicos para que qualquer desembargador possa avaliar a questão do ponto de vista técnico, a PGE optou por um instrumento processual dirigido ao Presidente da Corte. Considerando a sensibilidade do tema que desperta opiniões de lado a lado entre os desembargadores, há quem defenda que a Procuradora Geral de Justiça, chefe do MP baiano, seja chamada a opinar na causa, tirando o pepino do colo do Presidente.

DEBATE CONTINUA

Desde que a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) divulgou os números da economia baiana nos últimos dez anos, há, neste jornal, um embate sobre a leitura de tais números. Para a SEI, a economia vai de vento em popa. Para alguns economistas, a tendência é de queda na participação da economia baiana no cenário regional e nacional. Até aqui, inúmeros vitupérios foram trocados e ainda há chance de o debate se alongar, porque quem é ofendido sempre quer responder. Mas, finalmente, o que esses números dizem, senhores da exegese econômica?

QUEM MANDA É O GOVERNO

A demissão do jornalista Pacheco Maia do cargo de diretor-geral da Fundação Paulo Jackson, responsável pela gestão da TV Assembleia, não chegou a pegar os membros da oposição de surpresa. Mas a avaliação geral é de que o novo presidente da ALBA, deputado Adolfo Menezs (PSD), poderia ter sentado para dialogar antes de promover a degola. A informação é de que a demissão partiu do Palácio de Ondina, a mando do próprio gestor da Bahia. “Ao botar a Gramacho no comando, Rui deixa claro que foi ato dele”, afirmou ao Carrasco um deputado do bloco da oposição em anonimato. Este mesmo parlamentar disse que os deputados tinham alertado o ex-prefeito ACM Neto (DEM), que era quem detinha o controle do cargo, sobre isso. “Agora, não podemos culpar Adolfo, não houve uma composição em nível de cargo com ele, isso não dá para negar”, admitiu.

COM VEREADORES, SEM PARTIDO

O deputado federal e presidente do Podemos na Bahia, Bacelar, negou veementemente que a sua legenda esteja integrando a base de apoio do prefeito Bruno Reis (DEM). “A posição dos vereadores é individual, que o regime democrático permite. O partido, e tenho reiterada vezes dito, faz parte da base do governador Rui Costa”. A ida do vereador de primeiro mandato para base de Bruno não surpreendeu ninguém, são amigos de longa data. Agora o que causou estranheza mesmo foi o ex-líder do bloco de oposição fechar com o chefe do Palácio Thomé de Souza. Para justificar o ato, ele chegou a usar de metáforas, falando de mudança de clima, tempo, etc. O Carrasco sempre avisou: oposição que aparece em palanque da situação já mudou de lado faz tempo...

SOBRAL DE PARTIDA

A saída de Luizinho Sobral, ex-prefeito de Irecê, do Podemos, pegou muita gente de surpresa, mas não aqueles que vivem o dia a dia do partido. Um nome forte da legenda confessou ao Carrasco que a saída é motivada pela forma com que o governador o trata. Mesmo sendo o primeiro suplente do Podemos na ALBA, após não ser eleito em 2018, pasmem, por 12 votos, o político é tratado como um pária. “O Podemos está pagando o pato. O tempo todo o governador nunca o chamou para uma conversa, agora é a aceitar sua saída, fazer o quê?!”, afirmou o membro da alta cúpula.

PLANOS PARA MAJOR

É uma questão de tempo para Major Denice Santiago (PT) assumir um cargo de gestão no governo do estado. Cotada para Secretaria das Mulheres, na qual poderá amplificar o seu discurso e visibilidade, a policial militar está nos planos do PT para 2022. A estratégia, segundo confessou um nome forte da sigla, é colocar a major na vitrine o quanto antes, para que ela possa ampliar o capital político acumulado na disputa à prefeitura de Salvador em 2020. Apesar da derrota, a avaliação na sigla é de que a candidata mostrou força e poderá crescer muito, principalmente em uma eleição em que não haverá coligação para o Legislativo e onde a legenda precisará de mulheres com votos.

VLI REPROVADA I

E não é que a empresa VLI Multimodal S.A. pensa que vai garantir a outorga para estender seu contrato e abocanhar a gestão da Ferrovia Centro-Atlântica? Em 30 anos, ela não conseguiu fazer nada e demonstrou o desastre da sua gestão. Tal a incapacidade de realizar projetos, como a construção de 22 quilômetros do Polo de Camaçari ao Porto de Aratu e um contorno de outros 17 quilômetros, entre Cachoeira e São Félix, recaem os holofotes sobre a empresa.

VLI REPROVADA II

Desprovida da capacidade de tocar a ferrovia, a VLI é motivo de indignação por parte da população, da CBPM e ANTT. Chegam a este Carrasco informações que os deputados também não vão deixar o assunto passar barato e que tudo que venha a ocorrer sobre estes trilhos vai precisar ser averiguado, fiscalizado e testado para que os baianos não corram o risco de colher frutos tão amargos daqui para frente.

FUGA DAS GALINHAS – EPISÓDIO I

Acostumados a cacarejar e blasfemar quando estão sem milho, não é que as galinhas correram do galo na hora “h”. Além de beneficiar o Backtrunk com a sua viagem para o litoral norte, a turma que defende o cidadão deixa à mostra um dos maiores defeitos humanos, a frouxidão. Vendo seus clientes fugirem, o jeito vai ser os empacotarem à VÁCUO para evitar uma ruptura societária que já se avizinha.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco

Fale com O Carrasco