Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > O CARRASCO
O Carrasco
[email protected]
ACERVO DA COLUNA
12 | Dec | 2022

Luz na passarela

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

LUZ NA PASSARELA I

De novo ela, destilando ódio de farol a farol. A Petúnia do Fogo, amancebada do Velho Causídico, agora anda atacando de paladina da moralidade. Vejam vocês, caros leitores, logo a Petúnia, que já foi condenada por sequestro. Isso mesmo SE-QUES-TRO!!! E não adianta vir com papinho de que se trata de homônimo. Tudo isso estava adormecido mas a partir de agora virá à tona em matéria bombástica. Até de falsificação de carteira de identidade Lambe Lambe é acusada.

LUZ NA PASSARELA II

Ainda sobre a Petúnia do Fogo, documentos em poder deste Carrasco remontam a algumas decisões tomadas por um conspurcado juiz preso e afastado pela Operação Faroeste, em favor do espólio de Elsior Joelviro Coutinho e de Alaíde Metzker Coutinho. Lambe Lambe Cachorrinha, que tanto vem falando de Faroeste, deveria saber que seu amancebado está no topo da lista de um iminente acordo de colaboração premiada que está em fase final. O juiz se sente injustiçado porque o senil advogado, que outrora tanto operou em assuntos de desapropriação, simplesmente deixou o magistrado à deriva.

LUZ NA PASSARELA III

Ainda falando sobre Lambe Lambe Cachorrinha, comenta-se que seus desafetos (políticos, empresários, juízes, desembargadores e até a OAB) contrataram, é o que se especula, duas duplas de detetives particulares para acompanhar o dia a dia da Petúnia do Fogo. Apesar de descobrir uma certa vinculação com um bandido de alta periculosidade no estado, acusado de tráfico de drogas, o que mais impressionou foi sua visita ao Motel Decameron, devidamente acompanhada de um policial bonito e malhado. Ninguém sabe o porque dessas reuniões ocorrerem em locais fora do radar da Justiça, que anda apurando as manobras da Lambe Lambe para impedir o acordo de colaboração premiada do juiz, hoje já aposentado.

ASTRAL POSITIVO E EM ALTA

O inesperado aconteceu. O Supremo Tribunal Federal deu um cavalo de pau na orientação até então firmada, de não permitir terceiro biênio consecutivo em mesa diretora de Assembleias Legislativas e Câmaras de Vereadores. Na última quarta-feira (7/12), o Plenário da Mais Alta Corte do país decidiu por ampla maioria, com a divergência apenas dos Ministros Ricardo Lewandowisk e Carmem Lúcia, que haverá uma nova modulação da regra que impede terceiro biênio consecutivo. Como o STF só passou a proibir terceiro biênio após 07/01/2021, o mesmo STF decidiu que quem tiver sido eleito após esse marco temporal, mesmo em terceiro mandato consecutivo, poderá ficar no cargo, já que se trata de uma recondução após o tal marco temporal.

“PREFERIMOS MUNIZ”

Com tal situação, a eleição de Geraldo Júnior (MDB) ocorrida depois de 07/01/2021, estará validada. E com a modulação feita pelo STF, Geraldinho tem agora a opção de se manter no cargo de presidente e renunciar ao cargo de vice-governador eleito. Há quem admita a possibilidade dele se licenciar da vice-governadoria e ficar no comando da Casa Legislativa, em caráter temporário. O mais provável, contudo, é que GJ parta a mil para o CAB e deixe o vice-presidente eleito, Carlos Muniz, gerir a Câmara. No Thomé de Souza, comenta-se que o governo prefere Muniz do que Geraldo. “Com essa modulação do STF, teremos que optar entre Muniz e Geraldo, e preferimos Muniz”, é a conclusão da cúpula palaciana municipal.

AGORA VAI I

Nesta segunda, em alusão ao Dia Internacional contra a Corrupção, a Procuradoria Regional da Bahia irá debater o papel dos órgãos fiscalizadores por meio da Rede de Controle da Gestão Pública. Chega ao Carrasco que o evento já é o mais temido entre os prefeitos e empresários que costumam sair ilesos das traquinagens que realizam por aí!

AGORA VAI II

Entre as discussões, estão na mira contratos irregulares com prestadores de serviços e aqueles tantos assinados por prefeitos que adoram beneficiar os amigos. Agora, com a corrupção em pauta e os órgãos fiscalizadores ainda mais atentos, informações que chegam ao Carrasco dão conta que denúncias estão a caminho do TCE, TCM e MP e que em 2023 não ficará pedra sobre pedra. Aguardem!

PLANO FURADO

Sugerindo planos cada vez mais baratos aos seus beneficiários e com despesas assistenciais que estagnam cada vez mais a receita, o lucro dos planos de saúde no país vai de mau a pior. Segundo a ANS, o prejuízo chega a R$ 3,4 bilhões. Com valores cobrados que são exorbitantes e serviços que deixam a desejar, o usuário fica cada vez mais desassistido e pedindo socorro. Ainda assim, os empresários dos planos lucram sem parar. Mas, um dia a conta vem!

FAÇA VALER A INTENÇÃO

Com a previsão de quadruplicar a produção em 2023, a Unigel promete altos investimentos em Camaçari, com volume previsto de 10 mil toneladas por ano de hidrogênio. Com bons ventos para a empresa e para a Bahia, a expectativa é que não faltem investimentos em ações sociais e, principalmente, na Educação.

VAI ESTOURAR

Um assunto que parecia estar encerrado, agora está virando uma bola de neve que vai escancarar o contrato da CLN. Com problemas nas rodovias da Bahia e muitas queixas dos usuários, a concessionária se deu ao luxo de prorrogar o contrato e garantir a boquinha por mais tempo. Mas vem novidade por aí! Aguardem!

2GG DE GANÂNCIA

A Praia do Forte está prestes a receber um réveillon que nada terá de comemoração. Com caráter elitista, essa festa anunciada irá incomodar até a elite. Com o povão deixado de fora diante do alto valor do ingresso, os veranistas também foram excluídos do processo, já que o evento tira deles o direito de ir e vir por conta do caos que se instala quando há evento em PF. Revoltados, esses veranistas chamam a atenção por serem lembrados apenas na hora de pagar o IPTU. Essa festa que impacta não só o trânsito, mas gera também problemas ambientais, parece interessar apenas aos gananciosos que só pensam no bolso, que são os empresários envolvidos e a gestão pública. Cadê os órgãos fiscalizadores responsáveis?

PRINCESA DO SERTÃO

Nesta semana o chefe do executivo da Princesa do Sertão almoçou na casa do novo procurador geral do município. O que causou estranheza foram as presenças dos demais convidados, o chefe do legislativo municipal e do edil de apelido oxigenado. Ambos opositores da linha de frente. A curiosidade deste Carrasco é para saber qual foi o prato principal discutido neste almoço?

ALÔ ALÔ, CADÊ O SINAL?

Quem depende do sinal de telefonia e internet móvel da Vivo tem passado por dificuldades na Bahia. Na última semana, por exemplo, diversos usuários se queixaram de não conseguirem usar os dados móveis, bem como não fazer ou receber telefonemas. Relatos de moradores de Itabuna, Ilhéus e Itacaré mostram que em uma semana duas panes prejudicaram os serviços, que atingiram ainda os sinais de TV oferecidos nos planos da operadora. Por lá, a Vivo já morreu.

ME SALVE

O Carrasco quer saber como andam as coisas na Paranapanema, após a empresa apresentar pedido de recuperação judicial. Dizem que pretendem reequilibrar a operação e restabelecer o fluxo de caixa. Aliás, após o incidente na planta da Caraíba Metais, em Dias d’Ávila (BA), em junho deste ano, o impacto financeiro foi grande. O CEO Marcelo Milliet vai precisar se virar literalmente.

TRABALHO DE GREGO

No município de Antônio Cardoso, a Prefeitura comprou placas de sinalização para as vias, só que para mão inglesa. A confusão na cidade está tão grande que o povo já está dizendo que o trabalho foi de grego. A piada que circula no município é que nem tem tanto inglês em Antônio Cardoso e que a empresa empurrou resto de material ou que a prefeitura achou normal a sinalização invertida. Solução ou esperteza?

ANTES DO RECESSO

A semana começa com a expectativa das últimas discussões no Legislativo baiano e soteropolitano. Na Assembleia Legislativa, há a expectativa da tramitação da reforma administrativa que reparta a Secretaria de Justiça e Desenvolvimento Social em duas: a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos e a Secretaria de Desenvolvimento Social. Já em Salvador, a espera é que chegue no Plenário da Câmara o projeto do Executivo que assegure as travas do IPTU para 2023.

TERÇA-FEIRA, 13

Aliás, com a derrota no Brasil nas quartas de final da Copa do Mundo, a sessão da terça-feira, 13, na Câmara, deve acontecer, já que não terá jogo da Seleção Brasileira. Com isso, diante da possibilidade da discussão sobre o IPTU soteropolitano na terça, o encontro entre vereadores deve esquentar. Isso porque há nas redes sociais uma movimentação do grupo “IPTU Justo” para que os munícipes compareçam na Casa Legislativa da capital baiana para pressionar os edis sobre o tema.

FORÇA NA BASE

Ganha cada vez mais adesão a candidatura de José Henrique Silva Tigre, mais conhecido como Quinho (PSD), prefeito de Belo Campo, à presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB). Ele é o nome preferido do governador eleito, Jerônimo Rodrigues, do vice Geraldo Junior, bem como de Rui Costa e do senador Otto Alencar. Com a ida de Rui para a Casa Civil, Quinho já afirma que, se eleito, irá impor correria na UPB.

ENQUADRADA

O selo semanal da semana vai para a FERBASA. A bilionária empresa vem, segundo advogados, sendo acusada de pressionar juízes de primeira instância, principalmente os substitutos da comarca de Pojuca. A pressão não é dos advogados da empresa, mas por membros do próprio conglomerado. Por incrível que possa parecer, mais de 06 (seis) juízes já se declararam suspeitos por motivo de foro íntimo. Depois que determinou busca e apreensão na sede da Fundação José Carvalho, o magistrado André Dantas Vieira afirmou suspeição. Os processos envolvendo a empresa seguiram para o substituto, juiz Marcelo Lagrota Félix também se declarou suspeito no último dia 30 de novembro. Nas ações, a Ferbasa e a Fundação José Carvalho são defendidas pelos renomados escritórios Demarest e MMC Zarif, este último que tem como sócio o advogado Marcelo Zarif, que é esposo da desembargadora Silvia Zarif, ex-presidente do TJ-BA em passado recente.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco

Fale com O Carrasco