Remédios de manipulação facilitam tratamentos para saúde dos pets
Medicação em formato de biscoito e sabor de picanha assegura adesão e torna manejo mais eficaz
Esqueça aquela “ginástica” para cortar comprimidos e tentar chegar à medida certa que o veterinário prescreveu. Se você já viveu este tipo de situação, saiba que farmácias de manipulação também atendem às necessidades de saúde dos animais domésticos. Mas só podem ser acessadas, claro, com a prescrição do médico veterinário. Em Salvador, pelo menos três redes prestam o serviço: a Fórmula Animal, a Drogavet e a Elementar.
“Recorrer às farmácias de manipulação veterinária pode ser uma possibilidade diante da limitação dos princípios ativos atrelados a uma determinada indústria”, explica a médica veterinária Ana Gabriela Lima, 50 anos, que costuma prescrever medicamentos manipulados aos seus pacientes. Ela diz oferecer esta opção sempre quando tem tratamento contínuo.
Este é caso da Pinscher Sarah, 17 anos e 7 meses, que desde 2019 iniciou o tratamento oftalmológico e hoje utiliza medicações manipuladas para problemas gastrointestinais, disfunção cognitiva e hipertensão pulmonar. “Sarah tem respondido bem aos fármacos manipulados”, conta a aromaterapeuta Karla Queiroz, tutora da idosinha. Ela costuma adquirir os produtos na rede Drogavet e usa o serviço delivery. “Os atendentes são atenciosos, a entrega tem sido em casa e minha experiência é tranquila com o serviço”, relata.
Prescrição
A questão é que o desconhecimento de tutores e veterinários sobre a possibilidade do uso de remédios manipulados priva muitos animais de ter um tratamento mais direcionado. “Temos que vencer o desconhecimento sobre nossa área de atuação”, explica Luiza Maia, farmacêutica e sócia administradora de três unidades franqueadas da Fórmula Animal na Bahi.a.
Segundo ela, são inúmeros os veterinários atuantes com potencial de prescrição, porém, é necessário mirar a instrução e educação continuada dos profissionais da área. “A maioria deles nunca nem “ouviu falar” de medicamento manipulado para pets em suas graduações ou cursos de extensão e especialização”, afirma. Também raros são os tutores que já conheciam o serviço. “Me surpreendeu quando a veterinária pediu fórmula e achei que seria em alguma farmácia de manipulação humana”, admite o jornalista José Mion, 36 anos, tutor do buldog francês Lacan, 8 anos. O bichinho usa, há um ano, um colírio, e começou há um mês a utilizar lenço umedecido e spray para as patas. Mion é cliente da Fórmula Animal e mostra-se satisfeito com o custo benefício dos produtos. “Acho que pro resultados que temos obtido, o preço é aceitável”, afirma.
Com produtos personalizados, inclusive com a possibilidade de formato e sabor de acordo com o gosto do animal, os medicamentos manipulados acabam trazendo outros ganhos ao tratamento. É possível, por exemplo, ter, em vez de cápsulas, o formato de biscoitos; e o sabor de bacon ou picanha, por exemplo, num remédio para tratamento de dor articular. Os preços, em geral. são compatíveis com a qualidade e eficácia do produto e não diferem tanto dos não manipulados.
“O valor de uma mesma formulação vai variar consideravelmente a depender da concentração da substância. Normalmente, quanto maior o porte do animal, maior a concentração indicada da substância e, consequentemente, maior o custo do medicamento. Mas, podemos afirmar que o ticket médio do medicamento manipulado é de R$ 100”, explica uiza Maia.
Com atuação há 9 anos na Bahia, a Fórmula Animal possui três unidades localizadas em Salvador, Lauro de Freitas e Vitória da Conquista. Trata-se de uma rede de franquias que atua há 13 anos no mercado do País.
Tanto na Drogavet, quanto na Mundo Animal e na Elementar os pedidos podem ser feitos por aplicativo de mensagem e entregues na residência do tutor. Como ocorre com humanos, remédios de uso controlado só são entregues com receita retida. No fim das contas, o importante é estar certo do melhor manejo para assegurar o bem estar animal.