Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Da Redação | [email protected]

ACERVO DA COLUNA
Publicado Thursday, 06 de May de 2021 às 6:01 h | Autor:

Acesso ao crédito avança ao interior

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
A iniciativa fortalece o plano de interiorização do acesso ao crédito e o fortalecimento do núcleo | Foto: Joá Souza | Ag. A TARDE | 25.2.2015
A iniciativa fortalece o plano de interiorização do acesso ao crédito e o fortalecimento do núcleo | Foto: Joá Souza | Ag. A TARDE | 25.2.2015 -

O Núcleo de Acesso ao Crédito da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) passa a contar com unidades nas principais cidades do interior baiano, graças a uma parceria com o Serviço de Apoio a Pequenas e Médias Empresas (Sebrae).

O apoio aos empresários vai funcionar em Feira de Santana, a 107 quilômetros de Salvador; Ilhéus, no sul; Jequié e Vitória da Conquista, no sudoeste; Barreiras, no oeste; e Juazeiro, no norte do estado.

A iniciativa fortalece o plano de interiorização do acesso ao crédito e o fortalecimento do núcleo, que até então funcionava apenas em Salvador, reduzindo as possibilidades de grande parte dos empreendedores.

– No atual contexto econômico, é fundamental suprir as necessidades do dia a dia, para girar o negócio e ampliar perspectivas de investimento, em especial na manutenção e expansão das atividades industriais – disse a gestora do Núcleo de Acesso ao Crédito, Ana Paula Almeida.

O desafio, agora, é transformar a abertura dos núcleos nas cidades-polo em condições materiais de êxito para os empresários, na forma de mais atendimentos, capacitações, cartilhas informativas e orientação para lidar com as instituições financeiras.

A busca por crédito para manter os empreendimentos tornou-se imperativa, devido aos entraves gerados pela redução na movimentação de capital, provocadas pelas restrições de produção e consumo impostas pela pandemia.

Sete profissionais vão atuar em cada uma das cidades, em um total de 42 trabalhadores, capacitados a visitar as empresas e realizar a intermediação com bancos e financeiras, visando à melhor combinação, protegendo os interesses dos empresários das regiões atendidas.

“Enquanto a minha

convicção pessoal,

baseada em estudos,

era de que naquele

momento não existia

evidência de sua [da

cloroquina] eficácia

para liberar, existia um

entendimento diferente

por parte do presidente”

Nelson Teich, ex-ministro da Saúde, em depoimento à CPI da Covid, sobre sua saída do comando da pasta

Trabalho e pandemia

Com o objetivo de compreender melhor o mercado de trabalho da Bahia em meio à pandemia, acontece amanhã o evento online “A Travessia do Trabalhador Baiano”. No evento, de iniciativa da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), com apoio do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), serão apresentados e discutidos aspectos estruturais e conjunturais do mercado de trabalho baiano, que serão debatidos com a participação aberta do público. A programação conta com a presença do coordenador de Pesquisas Sociais da SEI, Guillermo Etkin, e da supervisora técnica regional no Dieese, Ana Georgina. O evento ocorrerá na plataforma no canal do YouTube, da SEI Bahia, das 18h às 20h.

Combate à violência sexual

Começa no dia 11 de maio campanha promovida pelo Ministério Público estadual (MP-BA), em parceria com a ONG Plan International, contra a violência sexual de crianças e adolescentes. O mote da campanha é “Dá para fazer muitas coisas pelo celular, inclusive quebrar o silêncio de uma violência sexual”. A ideia é romper a barreira que silencia as vítimas, muitas vezes acuadas em ambiente familiar e com ligação afetiva com o agressor. As peças reforçarão que a denúncia pode ser realizada de forma anônima, do próprio celular, nos aplicativos ‘Direitos Humanos Brasil’ e ‘Proteja Brasil’, ligando para o Disque 100, ou ainda pelo número de aplicativo de mensagem (61) 96565-5008.

Prêmio ao bom jornalismo

O Poder Judiciário e a Imprensa ganharam mais uma trincheira na defesa do processo civilizador em fluxo contínuo, com a instituição do 2º Prêmio de Justiça do Trabalho de Jornalismo. O edital já foi publicado, para conhecimento geral das regras instituídas pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT5-BA).

O concurso integra as comemorações pelos 80 anos desta especialização judiciária voltada às questões trabalhistas, ao premiar reportagens cujos temas sejam pertinentes à proposição ‘Justiça do Trabalho: a importância e os avanços da justiça social’.

As inscrições são gratuitas e ficarão abertas entre 18 de junho e 1º de agosto de 2021, com prêmio de R$ 10 mil ao primeiro colocado de cada uma das categorias: jornalismo impresso, radiojornalismo, telejornalismo, webjornalismo e mídias digitais. As reportagens inscritas devem ter sido publicadas ou veiculadas por empresas jornalísticas no período de 1º de setembro de 2019 a 1º de agosto de 2021, em meios de comunicação de todo o país.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco