Afonsinho nos 20 anos do Pátria Latina | A TARDE
Atarde > Colunistas > Tempo Presente

Afonsinho nos 20 anos do Pátria Latina

Publicado terça-feira, 28 de dezembro de 2021 às 06:00 h | Autor: Da Redação | [email protected]

O jornal Pátria Latina (PL), dedicado aos países latino-americanos, em uma perspectiva de enfrentamento das desigualdades sociais, anunciou a comemoração dos 20 anos de fundação e edições com uma videoconferência. 

Nove jornalistas baianos, incluindo o editor Valter Xéu, confirmaram participação no teledebate cujo protagonista será o ex-jogador de futebol e médico Afonsinho, cuja história de resistência às trapaças e opressão dos dirigentes tornou-se um marco.

O tema combina com a proposta do PL, considerando a importância do ex-jogador de Botafogo, Santos, Flamengo, Olaria, Vasco, América de Minas, entre outros times, sempre irreverente e barbudo, contestador da ditadura militar no auge da repressão. 

– Será no dia 4 de janeiro, às 20 horas, como início dos trabalhos no Ano-Novo, com uma hora de duração em três blocos de 20 minutos – esquematizou o editor-chefe do Pátria Latina, jornalista Valter Xéu. 

O Pátria foi idealizado por iniciativa de Fidel Castro em outubro de 2001, com o primeiro número circulando em fevereiro do ano seguinte, com a participação de gente como Eduardo Galeano, Gabriel Garcia Marquez (estes dois já falecidos) e Noam Chomsky, até hoje um dos colunistas.

Entre os jornalistas da Bahia já confirmados está o colunista de A TARDE, Levi Vasconcelos, o ex-editor da sucursal do jornal O Estado de S. Paulo, Carlos Navarro, e o atual assessor-chefe da Assembleia Legislativa da Bahia, Nestor Mendes Júnior. 

Também vão participar o ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas, Alberto Freitas, o diretor da Associação Bahiana de Imprensa (ABI), Jorge Ramos, completando o grupo Laurindo Leal, Eduardo Tito e o mitógrafo de futebol, professor e jornalista Paulo Leandro.

O super dimensionamento do fascismo no Brasil é o cavalo de Tróia para uma aliança tão ampla que garanta que tudo fique como está na economia, na soberania e na dignidade do povo brasileiro Roberto Requião, ex-senador e ex-governador do Paraná, sobre as articulações para as eleições de 2022,
 

Doação da Receita à UFRB

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), recebeu da Receita Federal uma doação de bens seminovos, com valor estimado no mercado em R$ 400 mil.  Os itens recebidos pela UFRB foram originários de operações de apreensão de mercadorias, e também de materiais ociosos para uso imediato pela Receita Federal, Delegacia de Feira de Santana. Participaram da cerimônia de oficialização da doação dos bens, o reitor da UFRB, Fábio Josué, a assessora da Reitoria, Mariana Balen, o diretor e o vice-diretor do CETENS, respectivamente, Jacson Machado e Odair Vieira; o Delegado da Receita Federal, em Feira de Santana, Samuel Pereira de Almeida Júnior dentre outras autoridades.

Balanço da Ouvidoria da DPE

Atuando para aproximar movimentos sociais e sociedade civil organizada da Defensoria, a Ouvidoria Cidadã da Defensoria Pública do Estado da Bahia esteve no centro de uma série de esforços em favor de comunidades tradicionais e populações vulneráveis no ano de 2021. A instituição se empenhou em promover audiências públicas – em um total de sete –  e vistorias técnicas “in loco” para pensar soluções a problemas comunitários ou apurar violações de direitos humanos e fundamentais.  Reeleita em maio deste ano para um mandato de mais dois anos, a ouvidora-geral, Sirlene Assis, afirmou que a Ouvidoria e a Defensoria chegaram a comunidades quilombolas em locais do interior onde a Defensoria hoje ainda não se vê instalada.

Ufba solidária com o sul

A comunidade acadêmica uniu-se à Universidade Federal da Bahia como forma de ampliar o apoio da sociedade civil às famílias de municípios do Sul do Estado, em situação de desespero devido aos efeitos dos temporais. 

 A primeira iniciativa autorizada pela reitoria foi colocar a universidade à disposição do poder público no sentido de contribuir com ações emergenciais a fim de reduzir a dor e o sofrimento das pessoas. 

 A Rede Ufba vem divulgando os nomes e endereços de entidades governamentais e do terceiro setor a fim de facilitar a entrega e a remessa de donativos para os flagelados. 

 As lideranças acadêmicas manifestaram profundo pesar e solidariedade, considerando as mortes, pessoas ao desabrigo, ferimentos e perdas materiais. 

Entre instituições parceiras na campanha ‘Bahia Solidária’, da qual a Ufba passou a fazer parte, estão as Voluntárias Sociais, telefone fixo (71) 3329-5955, e o Corpo de Bombeiros Militar, qualquer quartel aceita doação.

Publicações relacionadas