Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Miriam Hermes e Redação | Foto: Divulgação | Agência ALBA

ACERVO DA COLUNA
Publicado quinta-feira, 07 de novembro de 2019 às 9:29 h | Autor:

Alba aprova criação do dia do Vaqueiro

O PL, de autoria do deputado Alex da Piatã (PSD), segue agora para ser sancionada pelo governador Rui Costa (PT) | Foto: Divulgação | Agência ALBA
O PL, de autoria do deputado Alex da Piatã (PSD), segue agora para ser sancionada pelo governador Rui Costa (PT) | Foto: Divulgação | Agência ALBA -

O plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aprovou nesta quarta-feira, 6, em sua sessão plenária o Projeto de Lei nº 21.452/2015 que institui no estado o dia do Vaqueiro. O PL, de autoria do deputado Alex da Piatã (PSD), segue agora para ser sancionada pelo governador Rui Costa (PT). Segundo a nova lei, a data comemorativa fica reservada para o último domingo de cada mês de agosto.

A justificativa do PL, relatada pelo deputado Marquinho Viana (PSB), aponta que o ofício do vaqueiro é um “símbolo do sertão baiano, representando o forte e sofrido povo dessa região tão prejudicada pelas adversidades naturais”

Alex, líder do PSD na Alba, não escondeu a satisfação com a aprovação do projeto.

– Isso é mais do que uma profissão. É um estilo de vida. Lembro bem que a ideia desse projeto se deu quando eu participei de uma festa de vaqueiro, eles solicitaram um dia especial na Bahia para simbolizar a comemoração desse estilo de vida tão brilhante. Quem é sertanejo, quem conhece bem o Nordeste sabe que não existe a vida do campo sem o vaqueiro. Nada é tão genuíno e natural como o vaqueiro trata os animais e as fazendas. Isso tem crescido muito na Bahia – defendeu o deputado.

Patrimônio Imaterial - A figura do vaqueiro se transformou em patrimônio imaterial da Bahia, através da sanção do Decreto n° 13.150 de 2011, pelo então governador Jaques Wagner (PT), na inserção do Livro de Registro Especial dos Saberes e Modos de Fazer o Ofício de Vaqueiro em ação vinculada ao o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia – IPAC.

Apesar da medida, não havia ainda no calendário de eventos estadual uma data estabelecida que fizesse jus a um dos mais antigos ofícios brasileiros e nordestinos.

“Independentemente do resultado do julgamento que se avizinha [sobre a prisão em segunda instância], ninguém sairá desse julgamento, ainda que se altere a jurisprudência, declarado inocente”

Novo hábito na CMS

Um hábito tem se tornado corriqueiro na rotina relacionada a projetos apreciados na Câmara Municipal de Salvador: o levantamento de peso na porta da casa do povo. Ontem, após a votação que manteve os vetos do prefeito ACM Neto ao projeto 258, que regulamenta o transporte por aplicativos, o presidente da Câmara, vereador Geraldo Júnior (SD), foi surpreendido pelos motoristas que comemoravam o resultado, sendo carregado por eles. Os vetos foram mantidos, mas os vereadores chegaram a um acordo e apresentaram dois projetos complementares. A categoria acredita que desta forma será contemplada. O edil, por sua vez, não esconde a vontade de um dia governar a capital, já tendo deixado claro em entrevistas que pode ser candidato nas eleições de 2020.

TJ-BA mantém ritmo

A 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) baixou, entre julho e outubro deste ano, 4.516 processos, mantendo o ritmo de trabalho registrado no primeiro semestre, quando contabilizou 4.554 baixas processuais. Para o desembargador Raimundo Cafezeiro, que preside a 5ª Câmara, os resultados são fruto do trabalho conjunto de desembargadores e servidores que atuam no colegiado.

– As boas práticas devem ser sempre divulgadas como forma de incentivar todas as unidades – aponta ele.

POUCAS & BOAS

A Câmara de Mediação e Arbitragem do Agronegócio (Camagro) começa hoje, em Barreiras, um ciclo de palestras no campus da faculdade Dom Pedro, e uma competição que simula casos reais no campus do Centro Universitário São Francisco de Barreiras (Unifasb). Com foco em estudantes e advogados da região, entre as situações simuladas estão a produção e comercialização de grãos no mercado nacional e internacional, dentre outras. O evento segue até sábado.

O projeto Canto Coral da Ufob fará a audição “Nossa MPB: passeio por Caetano, Gil, Chico e Milton” hoje no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho, em Barreiras. O evento começa às 20h e tem entrada gratuita.

Em Feira de Santana começa hoje o 10º Encontro Nacional de Motociclistas, também conhecido como Mega Moto Feira. Até domingo, o evento, que acontece na Lagoa Grande, Avenida Contorno, deve receber em torno de 15 mil visitantes.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco