Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Da Redação, com Miriam Hermes

ACERVO DA COLUNA
Publicado quinta-feira, 29 de setembro de 2022 às 5:15 h | Autor:

Bahia no pódio do artesanato nacional

Resultado posiciona os artesãos baianos entre os destaques dos 26 estados mais o Distrito Federal

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Vitória da Bahia não se limita apenas à honra ao mérito de chegar entre os três estados de arte mais apreciada, mas amplia as oportunidades de negócios
Vitória da Bahia não se limita apenas à honra ao mérito de chegar entre os três estados de arte mais apreciada, mas amplia as oportunidades de negócios -

Alcançou a Bahia o pódio nacional do Prêmio Sebrae TOP 100 de artesanato, ao classificar 11 unidades produtivas em grau de excelência na competição capaz de alcançar todo o país.

O resultado posiciona os artesãos baianos entre os destaques dos 26 estados mais o Distrito Federal, colocando-se como medalha de bronze, superada apenas por Minas e Amazonas.

A vitória da Bahia não se limita apenas à honra ao mérito de chegar entre os três estados de arte mais apreciada, mas amplia as oportunidades de negócios ao constarem os artesanatos em catálogo comercial distribuídos no Brasil e no exterior.

– Fiquei feliz e orgulhosa com o resultado. Entre os cem premiados, onze unidades produtivas do artesanato baiano foram contempladas, não somente pela qualidade dos produtos, mas também por suas práticas de gestão – afirma a coordenadora de Artesanato do Sebrae Bahia, Tatiana Martins.

O número, sem análise qualitativa, pode induzir a proposição falsa porque embora tenham sido agraciados 11, as unidades produtivas atendidas se capacitam e se multiplicam, colocando a Bahia em lugar de destaque no mercado nacional, independentemente da premiação organizada pelo Sebrae.

As associações de artesãos colocadas entre as três referências de qualidade e beleza no país estão nos municípios de Ituberá (duas classificadas), Baixo Sul; Maragogipinho, no Recôncavo; Santa Brígida; e Trancoso, no Extremo Sul.

Também elevaram o pavilhão do Dois de Julho ao terceiro lugar do pódio nacional artesãos de Barra (duas classificadas), Jeremoabo, Dias D’Ávila, na Região Metropolitana de Salvador; Valente; e Entre Rios, no Litoral Norte.

Modelo para o turismo

Uma iniciativa do município de São Caitano, próximo a Caruaru, em Pernambuco, pode servir de referência a centenas de prefeituras baianas para utilizar como ímã de visitantes.

A ideia, inserida na recém-encerrada Primavera dos Museus, partiu do organizador do Centro de Pesquisas, Histórias e Cultura Popular, Carlos Kléber, ao construir uma miniatura do município, como se acredita ter sido no ano de sua fundação, 1838, a fim de reunir as pessoas para contar como tudo aconteceu na formação da cidade.

A reconstrução desta origem foi realizada em minucioso trabalho à base de barro e pequeninos artefatos, incluindo os trajes, em técnicas baseadas em leves retificações, mantendo-se a base pesquisada.

POUCAS & BOAS

- A II Webconferência do Projeto de Extensão Pedagogia Freireana: diálogo, esperança e amorosidade para o fortalecimento da educação democrática, acontece hoje, com palestra do professor, pós-doutor em Educação, César Nunes (Unicamp). Com o tema ‘Paulo Freire e a Educação no Brasil democrático: fundamentos teóricos e práticas emancipatórias’, o evento será mediado pelo doutor em Educação, Roberto Marden Lucena, como representante do Observatório do Plano Nacional de Educação (PNE/Território Rio Grande). Pós-doutura em Educação, Marilde Queiroz Guedes participa como coordenadora geral do projeto de extensão. Membro da Academia Barreirense de Letras (ABL), ela representa a Uneb/Barreiras e a Ufob. Além das instituições citadas, também o Ifba/Barreiras é parceiro.

- A premiação dos vencedores do Troféu Ita Pedro 2022, movimenta hoje a Praça de Alimentação do Shopping Jequitibá, em Itabuna, com a proposta de estimular a participação e a parceria com todos os segmentos que fizeram a festa na cidade entre 30 de junho e 03 de julho. Com início às 19h, o evento é organizado pela Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC).

- A X Semana da Biologia (Sembio) do Campus IX da Uneb/Barreiras mobiliza hoje estudantes e professores do curso de Ciências Biológicas, com o tema: Educação e Diversidade - biologia para o equilíbrio da vida. Com início ás 8h acontecem as apresentações dos trabalhos acadêmicos, seguida da mesa redonda com a ativista ambiental Berê Brasil e os biólogos Felina Bulhões e Arlindo Matheus.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco