Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Da Redação, com Miriam Hermes

ACERVO DA COLUNA
Publicado terça-feira, 09 de maio de 2023 às 0:00 h | Autor:

Bembé reinventa festa da abolição

Confira a coluna Tempo Presente desta terça-feira

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Trata-se o Bembé de uma festa rara, senão inédita, por consistir em ritos de candomblé praticados fora do ambiente sagrado de um terreiro
Trata-se o Bembé de uma festa rara, senão inédita, por consistir em ritos de candomblé praticados fora do ambiente sagrado de um terreiro -

Recentemente resgatada para o campo democrático, com a posse de João Jorge na presidência, a Fundação Palmares estreia auspiciosa era de reabilitação, ao acolher o Bembé do Mercado em seu calendário oficial.

Reconhecido como patrimônio imaterial da Bahia e do Brasil pelos institutos responsáveis pela preservação, o Bembé do Mercado está programado para o período entre amanhã e 14 de maio, domingo.

Segundo o presidente João Jorge, a instituição voltará a suas atribuições originais, ao estimular parcerias e estimular, proteger e salvaguardar as manifestações populares preciosas para a soberania do povo brasileiro.

Logo ao tomar posse, em abril, João Jorge manifestou-se pelo Bembé, realizado há 134 anos, em Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo baiano, como comemoração pela vitória sobre os escravocratas em 1888.

–É preciso destacar a importância do Bembé para a cultura afro-brasileira, em especial para as pessoas que produzem este evento há tanto tempo – afirmou a nova liderança da Fundação Palmares, em substituição a uma narrativa anterior de ataque aos cultos de origem africana.

Trata-se o Bembé de uma festa rara, senão inédita, por consistir em ritos de candomblé praticados fora do ambiente sagrado de um terreiro, com o consentimento de voduns e orixás, e repetida desde 1889.

Promovida e organizada pelos descendentes de ex-escravizados do município de Santo Amaro da Purificação, o Bembé ganha alcance político, por tratar-se, este ano, também de uma festa antirracista de perfil libertário, como uma segunda abolição, desta vez representando a quebra das algemas diante da gestão representante dos escravocratas supremacistas hegemônicos no período entre 2019 e 2022.

DPE reforça o Registre-se

A Defensoria Pública da Bahia (DPE-BA) integra a ação nacional para emissão de documentos de identificação civil para a população socialmente vulnerável, o Registre-se. O projeto de iniciativa do Conselho Nacional de Justiça iniciou os atendimentos ontem e conta com a participação da DPE – em Salvador e outras 13 cidades do interior com sede da instituição. No primeiro dia de ação, 75 pessoas acessaram os serviços ofertados, que incluem, entre outras: exames de DNA gratuitos para reconhecimento de paternidade, ação de registro tardio, encaminhamentos para gratuidade na emissão da certidão de nascimento ou casamento.

Ateliê criativo une arte e reciclagem

Começaram ontem e vão até o dia 31 as inscrições para o projeto Ateliê Criativo, com o objetivo de capacitar 60 jovens em desenho e empreendedorismo relacionado especificamente à reciclagem de plástico.

O projeto une arte, proteção ao meio ambiente, gestão empresarial e novas tecnologias em uma só perspectiva, gerando da prática, teoria; e o caminho inverso, reelaborando técnicas discursivas e didáticas pela experiência.

As vagas são oferecidas aos moradores do município de Camaçari, Região Metropolitana de Salvador, com mais de 16 anos e em busca de qualificação para ingressar sem demora no mercado de trabalho.

– O projeto alia desenvolvimento sustentável e responsabilidade social, porque estamos estruturando e apoiando uma ação de economia circular, ao mesmo tempo em que oferecemos profissionalização para jovens em situação de vulnerabilidade social de Camaçari – explica Graziela Vasconcelos, analista de Relações Institucionais da Braskem, companhia responsável pelo Ateliê Criativo.

Inscrição online – Interessadas e interessados podem inscrever-se acessando o link bit.ly/ateliecriativocamacari, endereço eletrônico onde encontram-se todas as informações necessárias visando terem o pedido de matrícula deferido.

O projeto Ateliê Criativo é custeado pelo contribuinte por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, tendo como autoria da iniciativa a parceria Quest/Zeppelin, presente na Bahia e em outros quatro estados brasileiros.

Gratuito, o curso tem 192 horas, distribuídas em seis meses, com aulas programadas duas vezes por semana, a partir de 12 de junho, na Casa da Criança e do Adolescente de Camaçari.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco