Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Da Redação, com Miriam Hermes

ACERVO DA COLUNA
Publicado quarta-feira, 04 de janeiro de 2023 às 6:00 h | Autor:

Bogum tem culto a vodum da árvore

A cada início de ano os milhões de baianos renovam sua fé com ritos que só o nosso Estado conhece

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

Menos conhecidos em relação aos orixás das nações de origem yorubá, os voduns dos candomblés jeje de Salvador, oriundos dos territórios do antigo Daomé (Benin) seguem cultuados predominantemente neste mês de janeiro.

O dia hoje é todo dedicado aos preparativos para a festa de azzanado, vodum habitante da árvore situada próxima ao barracão principal dos terreiros jeje, como é o caso do Zoogodô Bogum Malê Rundó, um dos mais antigos em atividade no Brasil, situado há mais de dois séculos, na Ladeira de Manoel do Bomfim, Engenho Velho da Federação.

Azzanado tem sua celebração prevista para amanhã, quando filhas e filhos de santo agradecem pelas vitórias obtidas em 2022 e fazem oferendas em frutas de época para agradar ao vodum.

Governados anteriormente por mães Nicinha e Runhó, para quem a municipalidade mandou construir uma estátua nas próximidades do terreiro, o Bogum tem atualmente Mãe Índia (Zaildes Iracema de Melo) como nadoji (sacerdotisa).

No calendário divulgado por Mãe Índia, o vodum a ser cultuado no dia 8 é o ágil e falante gbesén, vodum da mobilidade e da comunicação, algo aparentado a Esú de outras nações afro-baianas.

As festas de janeiro no jeje prosseguem no dia 15, com o culto a Loko (Irokô); no dia 19, descerá gu, o senhor da guerra e da metalurgia (Ogum), além de agué, vodum da caça e das florestas (Oxóssi), agangatolu e ajaosi.

O terreiro estará aberto a toda a comunidade ainda para o culto a Sogbo, vodum justiceiro e do fogo (Xangô); tobosi, as Ibeji meninas; azansú, santo de palha; olubajé, muito parecido com Obaluaê, entre outros constantes da extensa programação com final previsto para o dia 15 de fevereiro com o presente aos encantados.

“A gestão anterior tentou extinguir a Comissão de Mortos e Desaparecidos, não conseguiu. Todo ato ilegal, baseado e praticado no ódio e no preconceito, será revisto por mim e pelo presidente ”

silvio almeida,ministro dos Direitos Humanos,

em discurso ontem ao tomar posse da pasta

Investimento em Sauípe

A estrutura de turismo de Costa do Sauípe vai receber mais investimentos em 2023, acrescentados aos mais de R$ 100 milhões já aplicados como forma de retomar a força deste destino dos mais procurados pelos visitantes até o início da pandemia. Os recursos foram anunciados pela Aviva, cinco anos após a aquisição dos equipamentos pela empresa sediada em Goiás, gerida por professionais acostumados a este perfil turístico. Entre os setores mais beneficiados pelo centro turístico, nesta nova fase, destaca-se o da construção da Orla da Costa, dotada de mais de dois quilômetros de praia. Também estão entre os de maior importância a Quermesse da Vila e a conclusão do Premium Brisa, tido como um dos resorts de maior qualidade do País.

POUCAS & BOAS

O livro ‘Fraternidade em Movimento – 365 dias’ foi debatido ontem em evento virtual transmitido no canal da escritora Ananda Lima, que, com Éllen Sodré, assina a organização do projeto. O trabalho marca também a concretização da primeira obra lançada com o selo da Academia Barreirense de Letras (ABL), com versão em e-book disponibilizada gratuitamente. A iniciativa conta com a participação de 20 mulheres com mensagens diárias de conforto, reflexão e incentivo à ação solidária entre as pessoas, bem como o cuidado com o planeta.

A primeira reunião de trabalho da diretoria do Fórum pelo Fim dos Lixões mobilizou virtualmente ontem um grupo de secretários municipais de Meio Ambiente, demais representantes de municípios e ambientalistas de diversas regiões do estado. Eleito para presidir a primeira diretoria do grupo, o secretário de Meio Ambiente de Valença, Marcelo Borges, defende que a união dos diferentes segmentos que movimentam o setor em torno desta discussão vai dar bons resultados, considerando as dificuldades dos municípios, principalmente os menores, em adequar a realidade local às exigências legais.

A Defesa Civil de Juazeiro emitiu ontem um alerta à população informando a indicação de possibilidade de intensas chuvas para o município até a próxima sexta-feira. Conforme previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a perspectiva é de chuvas entre 20 e 50 milímetros por dia, além de ventanias entre 40 a 60 km por hora. Na nota pública, a coordenação da Defesa Civil orientou os moradores sobre cuidados que devem ter em caso de temporais.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco