Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Tempo Presente

ACERVO DA COLUNA
Publicado domingo, 08 de dezembro de 2024 às 6:06 h | Autor:

Calendário 2025 destaca as pretas

Confira coluna Tempo Presente deste domingo

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Imagem ilustrativa da imagem Calendário 2025 destaca as pretas
-

Mães Stella, Ana, Márcia, Carmem, Filhinha, ebomi Nice, Negra Jhô, Vovó Cici de Oxalá, Edvana Carvalho, Luedji Luna e a presidenta da Associação de Baianas de Acarajé Rita Santos estão entre as homenageadas na nova edição do Calendário 2025, a vigésima-terceira assinada e distribuída pelo M.E. Ateliê de Fotografia.

O objetivo do trabalho desenvolvido pelo profissional de fotografia Mário Edson é o de reverenciar mulheres pretas, “um time de peso e responsabilidade”, conforme o convite para o lançamento programado para o dia 12, próxima quinta-feira, na Ladeira do Boqueirão, número 6, Santo Antônio Além do Carmo.

Tudo sobre Tempo Presente em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Produzido em papel, montado artesanalmente sobre uma base fixa, o calendário segue sua milenar utilidade da consulta rápida à ordem das datas e dos meses, sem precisar recorrer a meios digitais, embora as fotos das homenageadas estejam disponíveis na internet.

Quem aparecer no lançamento, pode levar gratuitamente seu exemplar do inusitado produto cultural, capaz de unir a praticidade do cotidiano à reverência a mulheres pretas reconhecidas por sua dedicação ao combate ao racismo e redução às desigualdades.

– O nosso calendário anual tinha a curadoria do saudoso professor José Antônio Saja, que deixou seus ensinamentos, continuando a ser um parceiro na orientação do trabalho, mesmo aparentemente ausente – afirma o autor, idealizador e gestor, Mário Edson.

Em uma das intervenções de Saja, o profissional de fotografia chegou a produzir calendários com temas diversos, como Caminhos de Santiago, Cuba, México e Janelas europeias, mas terminou voltando ao conceito original de “baianidades”.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco