Caroço no angu do IPTU
Empresa contratada pela Sefaz acumula polêmicas em países africanos e latino-americanos
Com a justificativa de fazer “manutenção corretiva” de sistemas e “serviços especializados de análise negocial no segmento de gestão financeira”, a Secretaria da Fazenda de Salvador (Sefaz) contratou, na semana passada, a Indra Brasil Soluções e Serviços Tecnológicos – subsidiária nacional de uma empresa global do setor de tecnologia da informação, com sede na Espanha.
O contrato, publicado no Diário Oficial do Município do dia 22, tem o custo de R$ 4,4 milhões e foi celebrado na reta final do prazo para a Prefeitura enviar à Câmara de Vereadores as diretrizes para a aplicação do IPTU/2023 na cidade. Desde a semana passada, a área de Emissão de Notificação de Lançamento do site da Sefaz, onde a população poderia verificar os dados de lançamento para cálculo do IPTU, está fora do ar – e a Sefaz tem até o dia 30 para encaminhar o projeto à Câmara.
A Indra acumula polêmicas em países africanos e latino-americanos, como suspeitas de interferências em processos eleitorais – em Angola, por exemplo, onde houve eleições gerais em agosto. No Brasil, a empresa já foi condenada, pela Justiça da Paraíba, a pagar indenização de R$ 200 mil por danos morais coletivos. Segundo o Ministério Público daquele estado, a empresa impedia que os funcionários fizessem o registro correto das jornadas trabalhadas, não respeitava intervalo de almoço e nem pagava horas extras.,
Resposta
Em nota enviada ao A TARDE, a Indra afirmou ter sido selecionada pela Comissão Nacional Eleitoral de Angola (CNE), órgão eleitoral máximo do país, para "desenvolver um conjunto amplo de soluções tecnológicas e operações logísticas para a realização das eleições" e que os requisitos foram cumpridos com a "transparência e segurança" exigidas.
A companhia reafirmou ainda a sua experiência no setor eleitoral, com mais de 40 anos de atuação e desenvolvimento de mais de 450 projetos nessa área em todo o mundo.
Quanto à questão trabalhista, a empresa afirmou que "o encerramento se deu por acordo junto ao Ministério Público do Trabalho, sem qualquer reconhecimento de ilegalidade".
"A Indra reafirma o seu compromisso com a ética, boa governança, respeito pela legalidade, responsabilidade e transparência e reforça que em todos estes anos nunca sofreu ações judiciais em relação à prestação de serviços em processos eleitorais", completou.
Leitura Sem Fronteiras
Aconteceu de Joaci Góes, eminente intelectual de passagem histórica como liderança da combativa Tribuna da Bahia, nos anos 1980, trazer o Projeto Leitura Sem Fronteiras da Academia de Letras da Bahia para o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia. As primeiras duas estantes do projeto estão na sede do Instituto, Avenida Joana Angélica, 43, Piedade; e no Museu Costa Pinto, Avenida Sete de Setembro, 2490, no finalzinho do corredor da Vitória na direção Barra. Idealizada para operar nos 417 municípios da Bahia, há muito trabalho pela frente, mas no site oficial do IGHB (www.ighb.org.br), os interessados têm acesso ao procedimento de como fazer doações além de as empresas poderem inscrever-se.
POUCAS & BOAS
- O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, de Itabuna, referência nas áreas de ortopedia e traumatologia, completa hoje (27) 24 anos de funcionamento. A data será comemorada com um evento no auditório da unidade. Com momento cívico e religioso a partir das 9h, a programação conta com apresentação do relatório da gestão 2022 e dos projetos do HBLEM. De acordo com a diretoria da Fundação de Atenção Básica (Fasi), que administra o hospital, diversas iniciativas vêm modernizando e acelerando os atendimentos, dentre eles a abertura de mais 10 leitos de UTI.
- O II Seminário de Integração do projeto FIOL mobiliza hoje (27) pesquisadores (docentes e discentes) a partir das 9h, com palestra de abertura ‘Lei do patrimônio Genético’ com a dra Mônica Amâncio, da Embrapa. Participam da organização, além da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e a Universidade Católica de Salvador. A participação será via canal do Youtube da UFRB.
- O Sarau de Lançamento do livro ‘Cidadania Jurisdicional Constitucional Democrática’, do advogado, professor e membro da Academia Barreirense de Letras, Airton Pereira Pinto, movimenta o restaurante Mandacarú, em Barreiras, no próximo dia 29 de setembro. Com início às 20h, o evento terá dança dos povos ancestrais Kiriri, declamação de poesias e apresentações musicais com Marcus Miranda, Gil Pamplona, dentre outros convidados.