Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Da Redação, com Miriam Hermes

ACERVO DA COLUNA
Publicado sexta-feira, 12 de agosto de 2022 às 0:00 h | Autor:

Celebrar Salvador faz novo encontro

Encontros representam oportunidade de fechar negócios com combinação razoável de preços

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Programação de exposições no Clube Espanhol tem a confirmação de 30 expositores
Programação de exposições no Clube Espanhol tem a confirmação de 30 expositores -

Quando se chega ao local de alguma festa, não passa pela cabeça do participante o trabalho dos fornecedores em torno de cada um daqueles itens, como pode-se verificar nos encontros da série Celebrar Salvador. Depois da edição realizada em maio, o programa é planejado para atender um dos mercados mais movimentados da Bahia, famosa pelo perfil festeiro desde o período de ocupação portuguesa, quando Salvador era rota obrigatória das navegações do mercantilismo.

Saiu a programação de exposições do segundo semestre, no Clube Espanhol, com a confirmação de 30 expositores – número provisório – de segmentos os mais diversos, começando pela realização da quinta edição do encontro, em setembro.

– A primeira edição deste ano foi um sucesso, com a retomada dos eventos e celebrações – afirmou Tati Pugliesi, uma das organizadoras do Celebrar Salvador.

Para Tati Pugliesi, havia uma demanda reprimida, “já que só neste ano foi possível uma reabertura mais segura com o avanço da vacinação e diminuição de casos de Covid-19".

Oportunidade de negócios – Segundo a responsável pelo Celebrar Salvador, para quem está organizando uma festa, seja casamento, 15 anos, noivado, formatura ou mesmo outras celebrações, os encontros representam oportunidade de fechar negócios com combinação razoável de preços.

Sócia de Tati na organização do Celebrar, Taiane Bloisi destaca a chance de contemplar quem precisou adiar seus eventos nos anos anteriores, em razão do auge da pandemia, como se pode verificar no insta @celebrarsalvador.

“O pessoal faz uma onda agora sobre carta à democracia para tentar atingir a mim. Mas a bancada toda do PT não assinou essa carta à democracia em 1988 e agora quer assinar essa cartinha à democracia”, Jair Bolsonaro, presidente da República, sobre a onda de manifestações pela democracia em todo o País.

Reciclagem e renda

Enquanto grandes condomínios desperdiçam o potencial de reciclagem, as cooperativas bem administradas seguem apoiando a limpeza urbana. É o caso da cooperativa conhecida por “Mãos Verdes”, do programa SER+, ao registrar crescimento de 40% em relação ao negociado em 2021. O êxito serve de exemplo para os conjuntos populares com grandes prédios e média de mais de 600 condôminos, pois o descarte indevido, além de ajudar a poluir, desperdiça o potencial econômico representado pela coleta seletiva.

– O avanço do setor é reflexo dos investimentos em estrutura adequada para que as cooperativas atuem com mais eficiência – afirma Edmundo Góes, presidente da Cooperativa de Trabalho dos Agentes Ecológicos do Paraguary (Cooperguary).

POUCAS & BOAS

- O III Webinário Estudos Amadianos tem hoje duas mesas previstas, com transmissão pelo canal da Universidade da Gente no YouTube. Às 15h o tema é ‘Linguagens e Representações de Jorge Amado nas encruzilhadas dos saberes’ e às 19h ‘Olhares da Academia de Letras de Itabuna (Alita) sobre Jorge Amado’. Com um total de 16 mesas em horários variados, o evento foi aberto dia 08 e será encerrado no dia 16 de agosto. Participam universidades, pesquisadores e academias de letras, dentre outras instituições do Brasil e exterior. A coordenação geral é do grupo de pesquisa Crítica Literária e Identidade Cultural (Clic), sob a liderança do professor Gildeci Leite (Uneb).

- Uma série de atividades em alusão ao mês dedicado à fotografia tem início hoje no Museu do Mar Aleixo Belov, com oficina para crianças e caça ao tesouro. A programação prossegue até o dia 27 de agosto com oficinas também para adultos e palestra sobre acessibilidade audiovisual na fotografia.

- A 5ª edição da Feira Literária de Mucugê (Fligê) movimenta a cidade da Chapada Diamantina desde quarta-feira com o tema central ‘Literatura e Ancestralidades’. Hoje a programação começa com Alvorada festiva animada pela Filarmônica 23 de Dezembro e prossegue por todo o dia com mesas de debates, leituras vivas, sarau e shows, dentre outras iniciativas . O evento reúne diversos autores e prossegue até domingo, com organização do Instituto Incluso e Coletivo Lavra, parceria da gestão municipal e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e patrocínio do governo do estado.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco