Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Miriam Hermes e Redação | [email protected]

ACERVO DA COLUNA
Publicado sexta-feira, 27 de agosto de 2021 às 6:01 h | Autor:

Ciclo faz homenagem ao professor Gianotti

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
José Arthur Giannotti foi um dos grandes nomes da filosofia e do pensamento no Brasil | Foto: Reprodução | Ufba
José Arthur Giannotti foi um dos grandes nomes da filosofia e do pensamento no Brasil | Foto: Reprodução | Ufba -

O professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba) Daniel Tourinho Peres é um dos convidados a integrar o ciclo nacional de seminários em homenagem póstuma a José Arthur Giannotti, um dos principais incentivadores da prática acadêmica voltada para a filosofia.

Falecido no dia 27 de julho, Giannotti fundou o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e tem sua trajetória reconhecida como um dos mais influentes representantes da luta pela valorização do trabalho filosófico como estimulante do debate público imune aos clichês.

Os três seminários programados pelos colegas professores vão acontecer sempre às sextas-feiras, iniciando-se por hoje, e seguindo-se os do dia 24 de setembro e 29 de outubro, todos às 18 horas, com transmissão ao vivo pelas redes sociais do Cebrap.

As videoconferências foram distribuídas estrategicamente entre as três vertentes por meio das quais pode-se compreender melhor os caminhos percorridos pelo professor e pensador José Arthur Giannotti.

O coordenador do ciclo, Ricardo Terra, fez parte do primeiro seminário de filosofia instituído por Giannotti após sua aposentadoria compulsória da Universidade de São Paulo por imposição da ditadura militar, em 1969.

O primeiro seminário do ciclo, programado para hoje, vai examinar aspectos mais gerais da contribuição teórica e da trajetória intelectual de Giannotti, contando com a participação dos professores José Carlos Brum Torres, Luiz Henrique Lopes dos Santos e Marcos Nobre.

Os seminários seguintes serão compostos por pesquisadores e docentes que realizaram suas teses de doutorado sob a orientação de Giannotti, entre os quais o professor Daniel Peres, um dos expositores do encontro programado para o dia 24 de setembro.

“Aqueles que não

aceitam as decisões

judiciais devem se

utilizar de recursos

próprios, das vias

próprias jurisdicionais,

e não do impeachment,

porque este tem,

digamos assim, uma

roupagem de ameaça”

Luiz Fux, presidente do STF, durante seminário em que defendeu a atuação do ministro Alexandre de Moraes

Comunicação estratégica

Profissionais portadores de diploma de qualquer graduação têm acesso ao curso de especialização em comunicação estratégica oferecido pela Ufba. Voltado inicialmente para os formandos em jornalismo, publicidade, relações públicas e produções culturais, o conteúdo destina-se também a trabalhadores de áreas distintas a ciências humanas, como biologia e medicina, entre outras, a partir da demanda dos inscritos, mediante mensalidade de R$ 600. Organizado por professores da Faculdade de Comunicação (Facom), a pós-graduação lato sensu abriu inscrições até 10 de setembro, tem duração de um ano e meio e 440 horas de aula distribuídas em 18 módulos, incluindo o período de elaboração do trabalho de conclusão do curso.

Cartografia interativa

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) lançou um novo mapa interativo de sua série, para ampliar o acesso ao acervo cartográfico estadual. A série Cartografia Interativa da Bahia publica aplicativos de internet para consulta das bases cartográficas de referência e temáticas do seu acervo.

O terceiro da série, já disponível no site

da SEI, é o da Base Cartográfica de Referência 1:25.000, com dados das seguintes categorias: Abastecimento de Água e Saneamento Básico, Administração Pública, Educação e Cultura, Energia e Comunicações, Estrutura Econômica, Hidrografia, Limites, Localidades, Pontos de Referência, Relevo, Saúde e Serviço Social, Sistema de Transporte, Vegetação.

POUCAS & BOAS

Adão dos Teclados é a atração de hoje da Feira de Economia Solidária que começou ontem em Guanambi, com organização da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre) e da Secretaria local de Desenvolvimento Econômico. Participam 72 empreendimentos ligados ao Centro Público (Cesol) do Sertão Produtivo com itens diversos. O evento acontece na praça Gercino Coelho e será encerrado amanhã, com show de Cícero e Sofia Leão, às 10h.

Atiradores do Tiro de Guerra de Itabuna fizeram ontem doações para o Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia como parte da programação relativa ao Dia do Soldado. A ação integrou as atividades realizadas na cidade pelo Exército Brasileiro.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco