Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Da Redação com Miriam Hermes

ACERVO DA COLUNA
Publicado sábado, 19 de agosto de 2023 às 5:00 h | Autor:

Cidadania festeja Largo de Santana

Confira a coluna Tempo Presente deste sábado

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Largo de Santana, no Rio Vermelho
Largo de Santana, no Rio Vermelho -

Amanhã é dia de a cidadania comemorar os 56 anos de uma vitória histórica sobre a mecânica de mercado desprovida de práticas virtuosas: a criação de uma associação cultural no Largo de Santana, no bairro do Rio Vermelho, onde fazem ponto as competentes baianas do mais crocante acarajé.

O contexto híbrido do final de ditadura com mais uma luta pela redemocratização do país, em 1985, não garantia a preservação do importante paço civil, mas o grupo ambientalista Gérmen, liderado por José Augusto Saraiva, deu raça e mobilizou os moradores.

Tudo sobre Tempo Presente em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Até crianças participaram com desenhos exibidos em um mural, além da presença decisiva de estudantes de jornalismo da então Escola de Biblioteconomia e Comunicação (EBC), famosa por seu frondoso flamboyant, antes de virar a Facom de hoje.

Os 56 anos da Associação Cultural Beneficente Monsenhor Amílcar Marques serão tema de debate em ambiente digital, ampliando a conquista para a relevância do bairro do Rio Vermelho, última morada de Jorge Amado, Zélia Gattai e o cãozinho Fadul.

O amado Jorge recebeu a devida homenagem, em forma de um monumento, onde se vê a imagem do escritor em bronze, junto à Zélia e Fadul, sentado num banquinho de praça, por ter contribuído na resistência à ânsia de incorporação dos investidores.

O bate-papo entre pesquisadoras, ativistas e amigas e amigos do Rio Vermelho será no perfil do instagram @igrejinhadesantana, às 18 horas, oportunidade para incluir a célebre igrejinha como um marco da luta civil dos soteropolitanos.

Entre as convidadas, destaque para a pesquisadora Cristiane Sobrinho, doutora em antropologia pela Ufba e autora do dossiê de registro especial de tombamento da Festa de Yemanjá, realizada no local.

Ataques a animais

Entidades pródigas de Salvador vêm denunciando o avanço dos ataques a animais. Duas recentes ocorrências – furtos e maus tratos – verificadas em reincidente conjunto popular da primeira capital, revoltaram protetoras e protetores ligados ao movimento especista. Já se sabe a autoria dos ataques aos felinos da colônia Luiz Vilson Segundo. Embora possa acarretar em pena de detenção de cinco anos, a transgressão à lei tem por objetivo proteger a figura jurídica do “animal comunitário”. Segundo especialistas, a sensação de impunidade tem fragilizado o cumprimento da lei, de onde vem a necessidade de as autoridades apurarem firmemente tais crimes.

POUCAS & BOAS

‘Sonhos de viver’, do escritor baiano Aleilton Fonseca, é uma das obras que serão lançadas hoje, penúltimo dia da Feira Literária de Mucugê (Fligê), no espaço Casa das Editoras. A festa começou dia 16 e movimenta a cidade com shows, cinema e saraus. Hoje terminam alguns dos eventos da festa artística e cultural, como no Coreto Literário, no Espaço Cordel e Literatura Nordestina, na Casa Parceira Ateliê Silvio Jessé e na Galeria Arte & Memória, em Igatu. Amanhã ainda tem movimentação da Fligezinha e mesas de debate no Centro Cultural.

A 45ª Semana Espírita de Barreiras termina hoje com vasta programação. Às 9h começa o seminário ‘Reencarnação e os laços de família’, dirigido pela escritora espírita Eulália Bueno, de Santos (SP). A Jornada Jovem Espírita terá início às 15h e a palestra final, ‘Reencarnação: encontros e reencontros’ tema central do evento, será às 20h, com o palestrante Lacordaire Faiad, de Cuiabá (MT). Organizado pela União Espírita de Barreiras o evento acontece no auditório do Hotel Solar.

Na zona rural de Juazeiro começou ontem a XV Feira do Bode de Massaroca, com programação até amanhã. O evento reúne em torno de 300 cabeças de ovinos e caprinos de diferentes raças para exposição. Com gastronomia típica regional, a feira conta com os torneios de Pista e Leiteiro com envolvimento dos caprinovinocultores da região. A feira é coordenada pela Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (Adeap) em parceria com a Associação de Desenvolvimento e Ação Comunitária (Adac) e Comissão Comunitária Agropecuária de Massaroca (Acam).

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco