Cidadania preta luta por Iemanjá limpeza
Proposta é integrada ao “Barracão Cultural Odoyá: Ancestralidade e Musicalidade”
A crescente organização da cidadania preta, em torno de demandas visando a justiça reparadora, vem possibilitando a criação de uma nova tendência de oportunidade de negócios voltada para projetos sociais chamada "afroempreendedorismo."
Um exemplo da nova perspectiva de ofício, com viés étnico, é o projeto de “Balaio Sustentável”, com objetivo de evitar a poluição das águas do Rio Vermelho, na oferta de presentes para a divindade do mar, Iemanjá, ao completar-se o primeiro centenário da grande festa, no dia 2 de fevereiro.
A proposta é integrada ao “Barracão Cultural Odoyá: Ancestralidade e Musicalidade”, seguindo as recomendações das Nações Unidas para o desenvolvimento sustentável.
– As notícias do pós-festa de Iemanjá historicamente sempre traziam as toneladas de lixo retirado do mar, então me incomodava muito ver uma festa de reverência à força das águas ter como resultado poluição e degradação – explica Juci Santana, afroempreendedora responsável pela iniciativa.
Segundo Santana, a ideia do balaio nesse formato surge da importância de conectar a religiosidade e o cuidado com a natureza, com a oferta de presentes biodegradáveis, destacando-se as múltiplas variedades de flores de cores predominantes branco e amarelo.
De um ponto de vista da teologia mística, considerando o perfil da entidade feminina homenageada, não se sabe as consequências de sujar o ambiente ao qual foi confiada a sua guarda pelo criador Olodunmaré.
Além de vetor de doenças e mal-estar estético, com a visão desagradável de aglomerados de lixo de variadas formas e densidades, o mau costume tem como efeito a ameaça a vida de animais marinhos, ao absorverem material poluente.
Ufba na Jornada Pedagógica
A Jornada Pedagógica da rede estadual de ensino, organizada pela Secretaria da Educação, contará com estudantes de cursos de licenciatura da Universidade Federal da Bahia (Ufba), mediante seleção em edital destinado à formação de novos professores. As futuras e futuros professores, matriculadas a partir do quinto semestre, vão participar, desde a elaboração de planos de conteúdos até a prática em sala de aula, grande parte delas estreando no magistério. O trabalho foi conduzido em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), por meio da apresentação da doutora Maria Elena Infante Castilho.
POUCAS & BOAS
- A Operação Portal do Sertão do Projeto Rondon já está em andamento e contempla 12 municípios da região de Feira de Santana, reunindo 252 estudantes universitários e professores de 11 estados e diferentes regiões do Brasil. Os grupos de ‘rondonistas’ vão atuar até o dia 11 de fevereiro em Anguera, Aramari, Caetanos, Candeal, Iaçu, Irará, Itatim, Ouriçangas, Pedrão, Rio do Antônio, Serra Preta e Tanquinho. Cada município conta com atuação de duas equipes que trabalham com oficinas práticas, em diferentes áreas do conhecimento como Cultura, Direitos Humanos, Justiça, Educação, Saúde, Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho.
- Em Lençóis termina hoje a programação de grandes shows da Festa do Senhor dos Passos, com shows de Moura Jorge, Xanddy Harmonia e Devinho Novaes. O evento atraiu para a cidade chapadeira moradores de cidades vizinhas e turistas, com shows gratuitos na avenida Senhor dos Passos, com estrutura da prefeitura municipal. Os tradicionais festejos foram abertos na cidade dia 23, com a lavagem da escada da igreja. Dia 24 começou a novena que prossegue até amanhã com o ponto alto da festa religiosa no dia 02 de fevereiro, com missa campal e procissão.
- Cerca de 20 empreendedoras do Coletivo Vivas y Unidas se preparam para participar da Feira de Empreendedorismo Feminino, que será mais um atrativo do Carnaval de Juazeiro, entre 03 e 05 de fevereiro. Com produtos diversos, a feira funcionará no Polo João Gilberto, Orla II, espaço reservado para receber as famílias durante a folia, em ritmo mais calmo para idosos e crianças.