Circo Picolino acolhe livro cartonero
Confira a coluna Tempo Presente desta quinta-feira
Que tal poder criar o próprio texto, diagramar no programa de computador, alterar toda a edição se apetecer ao autor, costurar o livro e entregar o produto, se quiser, a quem quiser, quando quiser?
Pois este plano libertário de rotina produtiva individual, ao modo dos monges das religiões orientais, está ao alcance de quem inscrever-se na Oficina Cartonera, programada para sábado, das 14 às 18 horas, no Circo Picolino.
A capacitação, por suposto, não vai agradar nem um pouco a editoras e gráficas, pois representa a libertação de poetas e escritores, ao alcance de todas e todos quantos queiram seguir por esta trilha independente e livre de taxas e impostos.
– Nosso lema é “se até eu consigo, como é que você não consegue – afirma o jornalista e mestre cartonero Marcus Gusmão, entusiasta da arte de fazer seu próprio livro, bem no clima do “Do it yourself” (faça você mesmo) dos grupos autogestionários.
Marcus Gusmão afirma ter conhecido a técnica por meio do poeta Nelson Maca e outros adeptos da linguagem do “portunhol selvagem”, uma mistura sem sofisticação de línguas portuguesa e espanhola, típica das regiões de fronteira.
O impulso de fazer seus próprios livros alcançou o grau mais avançado de ímpeto, quando o jornalista migrou seus escritos da internet para o papelão, ao construir 300 livros, em uma tiragem inicial, tomando fôlego para novos voos o inventivo cidadão de Vitória da Conquista.
O detentor do selo Licuri Livros já tem publicações acolhidas pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, além de incentivar a expansão da arte cartonera, em novas editoras, como a Eureca, de Iguatu, na Chapada Diamantina, ao produzir autobiografias de alunos do ensino fundamental.
Bahia Expo & Negócios
O Sebrae vai apresentar a jornalistas e produtores de conteúdo digitais algumas das primeiras novidades da Bahia Expo & Negócios. O encontro está programado para a próxima terça-feira, às 8h30, quando o superintendente Jorge Khoury e o diretor técnico Franklin Santos vão representar o órgão responsável por apoiar as micro e pequenas empresas.
Programada para o período entre 18 de 21 de maio, no Centro de Convenções de Salvador, a Bahia Expo & Negócios, já conquistou, nesta segunda edição, o título de maior feira do estado com esta proposta de negócios e capacitação.
POUCAS & BOAS
- A programação da Semana Santa em Lençóis tem hoje a missa do Lava-pés às 19h na Igreja Matriz, seguida da Lamentação das Almas, que começa às 20h no bairro do Tomba. Na cidade turística da Chapada a programação religiosa começou no domingo passado e durante todos os dias da semana conta com diferentes eventos que antecedem a Páscoa. Coordenado pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição, com apoio da Secretaria de Cultura, o cronograma prossegue até domingo com missa no santuário às 7h e na Igreja Matriz, às 19h.
- Em Luís Eduardo Magalhães a Páscoa Solidária vai incrementar a ceia de 1.500 famílias beneficiárias do Programa Cesta Cidadã. A distribuição terminou ontem na sede e na zona rural do municípios. Este mês, além dos alimentos básicos serão acrescidos peixes e ovos de chocolate. Coordenada pela Secretaria Municipal da Cidadania, a iniciativa atende famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica, trabalhadores da coleta seletiva, mulheres acolhidas pelo Centro de Apoio à Mulher, bem como dois abrigos do município.
- Um cronograma prevendo todas as etapas pendentes até a titulação do território Quilombola da Sambaíba, no município de Riacho de Santana, deverá ser apresentado até o início de maio pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a União. As ações fazem parte da decisão da Justiça Federal ao pedido do Ministério Público Federal, visando a regularização da área, que se arrasta há mais de 15 anos. Os órgãos devem definir ainda a previsão orçamentária e o aporte de recursos para a efetiva conclusão do processo.