Clube da Imprensa quer incentivar leitura
Confira a coluna Tempo Presente
Formar boas leitoras e leitores, estimuladas ao senso crítico, à criatividade e ao raciocínio, ainda um diferencial da espécie humana, será a inequívoca contribuição do Clube de Leitura Odisseia Literária da Associação Bahiana de Imprensa.
O lançamento do benfazejo projeto está programado para amanhã, às 14 horas, no auditório da instituição localizada no Viaduto da Sé, Centro antigo de Salvador.
O encontro, gratuito e apoiado pela Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal da Bahia (Ufba) vai estrear com uma roda de conversa sobre “mídia, meio ambiente e poder: perspectivas da cobertura jornalística”.
O debate destaca a interação do poder público com as mídias e métodos para contribuir visando uma cobertura mais qualificada, combatendo a desinformação e a mentira, hoje disseminadas por extremistas na internet.
Tudo junto e misturado, o novo clube de leitura da cidade comemora, em meio a sua alvissareira fundação, a Semana Mundial do Meio Ambiente, unindo dois temas sob ameaça, o gosto por ler e a natureza em seus desequilíbrios.
O nascimento do rebento literário terá como “parteiras” as jornalistas Mariana Alcântara, pesquisadora da Facom; Cleidiana Ramos, que atua em A TARDE, além de gestores públicos Eduardo Topázio e Ivan Euler.
Faz parte da programação a presença do Movimento Exploesia, coordenado pela jornalista Vitória Régia Sampaio, ao liderar mulheres praticantes da arte poética autoral.
A entrada para ter acesso a todos estes conteúdos de tamanha qualificação é gratuita, mas quem quiser pode também levar livros a título de entrada para serem entregues na recepção do auditório.
Governo quer proteger Ceasa
O governo baiano firma hoje às 14 horas, na sede da administração da Central de Abastecimento de Salvador (Ceasa), um convênio com objetivo de reforçar a segurança no estabelecimento e entorno.
Representam o Estado, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida, e o comandante geral da polícia militar da Bahia, Paulo Coutinho, ao assinarem o Protocolo, no endereço Rodovia Cia/Aeroporto, BA-526, Km 13.
O objetivo é o de ratificar o dever da corporação e das autoridades constituídas no sentido de zelar pelo espaço interno do equipamento.