Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Tempo Presente

ACERVO DA COLUNA
Publicado domingo, 15 de agosto de 2021 às 10:38 h | Autor:

Consumo de drogas é tema de curso na web

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Evento vai tratar da construção histórica dos psicoativos | Foto: Marcos Santos | USP Imagens
Evento vai tratar da construção histórica dos psicoativos | Foto: Marcos Santos | USP Imagens -

Quem quiser ou precisar saber um pouco mais sobre a construção histórica do problema dos psicoativos e as possibilidades de intervenção terapêutica para buscar soluções, pode participar do curso de extensão “Drogas: quem as consome e quem é consumido por elas?”.

Planejada para encontros em ambiente digital no dia 30 de agosto e em todas as sextas-feiras de setembro, encerrando-se dia 27, a atividade será totalmente telepresencial, com a proposta de gerar reflexões e intervenções psicossociais sobre o consumo de substâncias psicoativas.

Acessível na Plataforma Virtual de Aprendizagem da Escola Bahiana de Medicina, o conteúdo será ministrado pelo psicólogo e professor doutor em ciências sociais Tom Valença, autor de livro sobre o tema de sua pesquisa no mestrado e doutorado.

– A saúde é uma questão política – não mais precisou dizer o professor Tom, ao comentar o eixo central dos temas a serem debatidos no curso.

Na abordagem, Tom Valença vai contextualizar aspectos das realidades brasileira e mundial, interpretando os diferentes modos de usos e significados ao longo da história, com destaque para os diferentes ambientes sociais e culturas.

O curso vai debater os limites e as oportunidades do uso de substâncias por parte de estudantes e trabalhadores, bem como o impacto sobre suas rotinas produtivas, considerando o estigma de todo usuário tornar-se incapaz de cumprir as tarefas, mediante os padrões de sociabilidade.

A construção da dependência química, na rua, na escola ou em casa, o uso da maconha como cura ou crime, entre outros temas atuais, estão na pauta do curso para 50 vagas, com inscrições abertas somente até o dia 25 deste mês.

“Bolsonaro, vá trabalhar! Ao invés de arroubos autoritários, que serão repelidos pela democracia, vá pegar no serviço! Estamos com 14 milhões de desempregados, 19 milhões de famintos, preço absurdo da gasolina, da comida”

Randolfe Rodrigues (Rede), senador

Mineração e meio ambiente

O incentivo aos cuidados com o meio ambiente, na atividade de mineração, tem sido acompanhado do crescimento do setor, com a participação das concessionárias interessadas em zelar por “boas práticas ambientais, sociais e de governança”.

– Quando nós investimos em inovação, pesquisa, ciência, foi quando houve grandes avanços no país – afirmou o presidente da Companhia Bahiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Antônio Carlos Tramm, principal gestor responsável pela aplicação da política de mineração na Bahia.

Segundo Tramm, a sustentabilidade pode ser definida como a associação do uso racional do meio ambiente com a comida na mesa das pessoas e a possibilidade de uma vida digna para os baianos.

Saúde das mulheres

Saúde de mulheres transexuais e de travestis é tema da 5ª edição da “Roda de conversa: direitos sexuais e reprodutivos das mulheres”, da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE-BA. Para participar do evento, que ocorre terça-feira, às 17h, é preciso se inscrever previamente por meio de mensagem via WhatsApp para o número (71) 98865-7100.

POUCAS & BOAS

Centro de Cardiologia do Hospital do Oeste, em Barreiras, será inaugurado amanhã pelo governo do estado e deverá oferecer procedimentos intervencionistas, como angioplastia, cateterismo e implante de marca-passo. Projetado para atender uma população estimada em um milhão de habitantes, os serviços oferecidos devem encurtar as distâncias entre os pacientes e os tratamentos, que antes só eram possíveis em Salvador.

Começa amanhã a programação comemorativa pelos cinco anos do Ramo Estudantil do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Até o dia 18 de agosto acontecem eventos, como curso de capacitação, visita técnica, minicurso e mesa-redonda dentro do propósito do grupo, de ajudar a comunidade externa e preparar seus voluntários para o futuro.

O programa Soja Plus Bahia realizou durante a semana um curso na comunidade do Rosário, município de Correntina, voltado para colaboradores das fazendas com foco na proteção da vida, do meio ambiente e do patrimônio.

Miriam Hermes e Redação

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco