Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Da Redação, com Miriam Hermes

ACERVO DA COLUNA
Publicado sábado, 22 de julho de 2023 às 0:15 h | Autor:

Copa de mulheres ensina crianças

Confira a coluna Tempo Presente deste sábado

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Confira a coluna Tempo Presente deste sábado
Confira a coluna Tempo Presente deste sábado -

A Copa do Mundo de futebol de mulheres, disputada na Austrália e Nova Zelândia, vem motivando planos pedagógicos para o ensino fundamental com o objetivo de iniciar nas crianças a curiosidade sobre a questão de gênero.

A ideia é desenvolver a relação didática entre o esporte mais praticado no Brasil e o contexto vivido pelas mulheres diante dos efeitos do patriarcado, despertando a curiosidade das pequenas alunas e alunos para as diferenças verificadas.

Tudo sobre Tempo Presente em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Uma das professoras dedicadas ao tema, Danielle Forestieri, vem produzindo nas classes do primeiro ao quarto anos a percepção do tratamento distinto da competição feminina em relação à mais recente Copa do mundo masculina.

O trabalho começa por perguntar a frequência das conversas sobre a copa feminina e quais jogadoras têm sua história de vida e trajetória esportiva conhecidas, provocando a resposta de serem praticamente ignoradas.

- Em sala, em casa, em conversas com amigos, precisamos saber nos posicionar de forma crítica, responsável e, acima de tudo, ética”, propõe o projeto pedagógico aplicado primeiramente em uma escola particular do bairro da Barra, a Pantheon.

O resultado inicial desta primeira semana de atividade pedagógica, coincidindo com a abertura da Copa feminina, é a constatação de desinteresse geral derivada da pouca divulgação, como se a competição fosse algo exótico ou de valor inferior à competição dos homens.

As figurinhas do álbum não despertam tanta curiosidade como as de produto idêntico, lançado para a copa masculina, revelando o quanto ainda se precisa avançar para a luta por uma equidade de gênero no Brasil e no mundo.

Jogos tradicionais Pataxó

Mais de 500 jovens da nação pataxó decidem neste final de semana as competições esportivas conhecidas por “jogos tradicionais”, realizados em Porto Seguro, Extremo Sul, onde começou a invasão portuguesa em 1500. A sede das disputas é a aldeia Mirapé, escolhida pelo comitê organizador reunido no Colégio Estadual Indígena Coroa Vermelha, situado no centro do município de Santa Cruz Cabrália. O tema da edição deste ano, “a força da mulher na cultura pataxó”, ajuda no movimento de inclusão das indígenas, em meio à diversidade de modalidades esportivas, algumas apropriadas ao perfil cultural da etnia.

POUCAS & BOAS

- A 13ª edição do Festival Nordestino de Cultura Junina Nacional começa hoje, em Entre Rios, no Litoral Norte, reunindo 16 quadrilhas que disputarão o título de Melhor Espetáculo Junino Nacional. Dos grupos participantes, seis são baianos e os demais de estados como Piauí, Alagoas, Sergipe, Paraíba, Distrito Federal e Pernambuco. Aberto ontem, o evento é uma realização da Associação Brincantes do Folclore Nordestino e a Cactus Produções, com a parceria da Prefeitura de Entre Rios e o patrocínio da Bracell, Ferbasa, Ministério da Cultura e Governo Federal.

- A Blitz da Prevenção estará hoje, a partir das 8h, na portaria principal de Vilas do Atlântico, em Lauro de Freitas, com espaço para vacinação antirrábica (CCZ) para imunização de cães e gatos a partir da três meses. Na oportunidade também acontecem ações da Campanha Julho Amarelo com realização de testes de hepatites virais, HIV e sífilis, além das vacinas Hepatite B, Covid-19 e Influenza. Realizado pela Secretaria municipal de Saúde, no evento serão distribuídos preservativos masculino e feminino e kits autoteste.

- A Academia Barreirense de Letras (ABL) recebe a partir de hoje, um curso de desenho artístico e iniciação à pintura ministrado pelo artista plástico Igor Belchior. A iniciativa é do membro da academia, artista plástico e poeta Inácio Cordeiro Filho, que está patrocinando o curso com a proposta de oferecer uma oportunidade para pessoas a partir de 10 anos com vontade de aprender sobre esta arte. Com a participação de 12 alunos, o projeto tem duração prevista de 10 meses.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco