Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Da Redação com Miriam Hermes

ACERVO DA COLUNA
Publicado terça-feira, 10 de outubro de 2023 às 2:30 h | Autor:

Corpo fechado do coronel imortal

Confira a coluna Tempo Presente desta terça-feira

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Professor Francisco Lima Cruz Teixeira é o autor da obra
Professor Francisco Lima Cruz Teixeira é o autor da obra -

Jagunços sobreviventes das guerras dos anos 1920, na Chapada Diamantina, lembravam com orgulho as histórias de bravura do coronel Horácio de Matos, misturando heroísmo e a mística capacidade de rechaçar balas e trovões.

Pois estas memórias podem agora ser lidas no livro Corpo Fechado, com lançamento programado para amanhã às 18 horas, na Confraria do França, no Rio Vermelho.

O livro do professor Francisco Lima Cruz Teixeira dá cores e luzes a narrativas de quem jurava, pela bênção da mãe, as técnicas mágicas de invencibilidade do proprietário do jornal Os Sertões em Lençóis.

Somente tombou nosso hábil Aquiles porque suas costas teriam sido, enfim, alvejadas por covardia de um policial, aqui no bairro do Dois de Julho: a bala teria sido preparada por astuciosa feiticeira.

Passeava o criador de um código de ética militar, até hoje difícil de contestar em equilíbrio e moderação, com as mãos dadas a uma filhinha de seis anos, quando ouviu-se o ecoar do estampido: desde aquele segundo de terror, o maior líder dos sertões baianos já não era.

– A ideia do romance veio exatamente do seu título: explorar a lenda do corpo fechado. Ao mesmo tempo, quis falar da história daquela época, por meio das pessoas que interagiram com Horácio de Matos. Pensei que fazer uma biografia não seria tão estimulante quanto exercitar a ficção histórica – explica o professor aposentado Francisco Lima Cruz Teixeira, autor da preciosa obra.

É preciso ler o livro para saber se o fato foi contemplado, mas entre os enredos nos quais envolveram-se as tropas fiéis a Horácio, um dos destaques foi a preparação para invadir Salvador, uma vez terem resistido os bravos lençoenses aos rumos da política, precisando da intervenção federal.

Criançada no Museu

O Museu Geológico da Bahia (MGB), equipamento administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), é uma ótima opção para celebrar o Dia das Crianças, que acontece na próxima quinta-feira.

O espaço, que conta 15 exposições temáticas, entre elas, as queridinhas da garotada, as salas do Universo e dos Fósseis, funcionará normalmente no feriado, e ao longo de todo o fim de semana.

Além desses atrativos, o público também encontra no MGB o Cinema do Museu e um café, com vista para o mural do artista plástico Juarez Paraíso.

POUCAS & BOAS

O Programa Agro Plus Bahia está em andamento nas lavouras da região oeste com o projeto de Coleta e Análise de Fertilizantes, visando oferecer mais segurança para os produtores sobre a qualidade destes produtos comercializados na safra 2023/24. Acompanhado por técnicos do Núcleo de Agronegócio da Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), o processo conta com laboratórios credenciados pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), em Luís Eduardo Magalhães, para classificar a qualidade dos materiais. A operação não tem custo adicional para o agricultor, que deve procurar a associação para receber as informações para o procedimento.

O Casamento Coletivo de Juazeiro deste ano fará o enlace de 100 casais que vivem juntos e querem oficializar a união. A organização é da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), que está realizando as inscrições dos interessados nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e na Superintendência de Políticas Sociais. O evento está previsto para o dia 07 de dezembro, na Orla II.

O projeto ‘Pertinho da Escola’ está trabalhando com crianças internadas por longos períodos no Hospital do Oeste, em Barreiras, através de parceria com a Universidade Estadual da Bahia (Uneb/Campus IX). Durante três dias da semana estudantes do Curso de Pedagogia desenvolvem atividades educativas e pedagógicas no espaço da brinquedoteca da clínica pediátrica, visando contribuir para o bem-estar físico, emocional e psíquico das crianças internadas na unidade de saúde.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco