Debate celebra o Fórum de Catadores
Os agentes ambientais responsáveis por coletar material reciclável comemoram hoje, a partir das 8h30, com um seminário no Parque São Bartolomeu, o segundo aniversário do Fórum das Catadoras e Catadores de Rua da Bahia.
O objetivo é debater com parlamentares, representantes de órgãos do Judiciário e da sociedade civil, uma proposta de políticas voltadas para o direito dos trabalhadores, sem os quais, seria impossível, hoje, manter a limpeza pública.
As catadoras e catadores organizados no coletivo do fórum querem sair do encontro com a programação de audiência com integrantes do Ministério Público do Trabalho e da Defensoria Pública do Estado da Bahia.
– Autonomia ninguém dá, a gente que adquire, então precisamos lutar por políticas públicas de educação, moradia, saúde e renda – afirmou a líder do fórum Annemone Santos, filha de Isodélia, ex-liderança e catadora de rua, que deixou à filha o legado da luta.
Segundo Annemone Santos, com a pandemia, o trabalho de catar latas, papelões e resíduos sólidos em geral poderia ter obtido visibilidade, devido à importância de mobilizar recursos visando a higiene das ruas, mas nem assim as pessoas se importaram.
No encontro de hoje, Annemone e outros catadores e catadoras vão lembrar a trajetória do fórum e denunciar os problemas de violência e exploração enfrentados diariamente para realizar o serviço em cooperativas de reciclagem.
O fórum foi criado com apoio da Defensoria Pública, Sindicato dos Bancários e integrantes do Movimento de População em Situação de Rua (MNPR-BA), entre outras entidades, como a Cata Bahia.
“Eu absolutamente não vi esse espaço. Não conheço esse espaço. O número que foi apresentado pela economia para a Câmara dos Deputados não previa esse aumento [aos servidores públicos]”
Arthur Lira, presidente da Câmara, contrariando o anúncio do seu aliado, Jair Bolsonaro, sobre o aumento
Festival de Arte da Ufba
As escolas de Belas Artes, Dança e Teatro, juntas, promovem até sábado, Dia da Consciência Negra, o V Festival Negro de Arte e Cultura da Universidade Federal da Bahia, com a participação de mestres do saber popular convidados da comunidade acadêmica. Com o tema “SaBenças: sabores e saberes de mestres e mestras das culturas afro-ameríndias brasileiras”, a programação em ambiente digital destaca este ano a mestra dona Aurinda do Prato, indicada para o título de doutora Honoris Causa da Ufba. Yalorixá (mãe de santo ou sacerdotisa do candomblé) e sambadeira da Ilha de Itaparica, no Recôncavo, Aurinda Raimunda da Anunciação é reconhecida pela habilidade em “tocar prato e faca”, em exercício inusitado de plena musicalidade.
Érico Brás debate raça
O ator Érico Brás é o convidado hoje do bate-papo Ser Negro no Brasil, onde ele enfrentará o desafio de uma conversa franca sobre a questão racial. O evento, que terá lugar no terceiro piso do Salvador Shopping das 9h30 às 11h30, contará com a participação da secretária de Promoção da Igualdade Racial, Fabya Reis. Realizado pela WCMS Produções, em parceria com o Salvador Shopping e a Sepromi, com o patrocínio da Bahiagás, Ser Negro no Brasil é o segundo evento promocional do Brasil Negritude Festival, que vai acontecer de 18 a 24 de abril do próximo ano, em Salvador, também promovido pela WCMS.
POUCAS & BOAS
“Nativo – o dom do pertencimento’ é o espetáculo musical que o cantor e compositor Bosco Fernandes fará hoje e amanhã às 20h30 no Centro Cultural Rivelino da Silva Carvalho, em Barreiras. O evento, com entrada gratuita, foi selecionado em edital dentro da Lei Aldir Blanc, através da secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e do Programa Cultura e Arte em Toda Parte. Com canções autorais e músicas clássicas de autores contemporâneos, o show encerra a Semana da Consciência Negra da cidade.
Em Luís Eduardo Magalhães começa hoje a mostra cultural ‘A LEM da Música’, a partir das 19h, na praça das Máquinas, bairro Jardim Paraíso, com programação prevista até o dia 22 de novembro, com artistas locais. Para hoje e amanhã as atrações são em estilo Gospel. No domingo e segunda-feira o ritmo principal será o samba. A realização é da secretaria municipal de Cultura e Turismo.