Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Tempo Presente

ACERVO DA COLUNA
Publicado Friday, 09 de August de 2024 às 2:00 h | Autor:

Exposição revela Portinari nordestino

Confira a coluna Tempo Presente

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Imagem ilustrativa da imagem Exposição revela Portinari nordestino
-

A proximidade da obra de Cândido Portinari a aspectos atribuídos às multiculturas dos nove estados da região Nordeste do Brasil poderá ser confirmada a partir do dia 13 de agosto, em exposição na Caixa Cultural Salvador, na Rua Carlos Gomes.

São 28 gravuras originais de um dos mais importantes artistas plásticos do país, disponíveis para apreciação do público até dia 20 de outubro, revelando a conexão entre os trabalhos do pintor e o povo nordestino.

Entre os destaques, estão retratos do pai de Cândido Portinari, cartões de Natal e ilustrações para obras literárias de autores da altura de José Lins do Rego e Jorge Amado, entre outros.

Um painel com oito gravuras para o livro “Menino de Engenho”, de José Lins do Rego reúne, a um só tempo, o segredo e o sagrado da arte de pintar com os tons e os dons do coração, com o sentimento poético das recordações da infância de Portinari, paulista de nascimento.

A inusitada exposição convida também para contemplação de relações pessoais de Portinari com escritores com quem o pintor desenvolveu afetos e dedicou trabalhos.

– A exposição visa não apenas celebrar as contribuições de Portinari para a arte brasileira, mas também proporcionar ao público uma nova perspectiva sobre como suas obras visuais complementam e dialogam com os textos literários – explica o coordenador geral do Departamento de Arte, Educação, Inclusão e Pertencimento do Projeto Portinari, Guilherme de Almeida, curador da exposição.

Segundo Guilherme de Almeida, a exposição contribui para buscar aprofundar o entendimento sobre as interações entre diferentes formas de arte e como podem influenciar umas às outras.

Festa sem uso do celular

A limitação do uso de celular, como já ocorre em países como Holanda e Suécia, chega à Bahia com a festa Ruback, programada para o Armazém Convention, em Lauro de Freitas. A ideia é a de sugerir ao público guardar os aparelhos de novas tecnologias, incluindo câmeras, para reativar nas pessoas a experiência de aproveitar o momento de convívio presencial, proposta pelos DJs Marcos e Lucas Ruback Schmidt. Em vez de ficar fazendo registros na câmera do celular, para futuras postagens em redes sociais, o objetivo é recuperar nas pessoas o bom hábito de viver o tempo presente, ao vivo e a cores, evitando projeções de convívio virtual.

Assuntos relacionados

Cândido Portinari Exposição revela Portinari nordestino Tempo Presente

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco