Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Miriam Hermes e Redação | [email protected]

ACERVO DA COLUNA
Publicado quarta-feira, 07 de abril de 2021 às 6:01 h | Autor:

Fazenda estadual vai migrar 100% para web

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Manoel Vitório, secretário estadual da Fazenda | Foto: Carol Garcia | Gov-BA
Manoel Vitório, secretário estadual da Fazenda | Foto: Carol Garcia | Gov-BA -

O secretário estadual da Fazenda, Manoel Vitório, anunciou a digitalização de todos os serviços prestados ao cidadão, possibilitando acompanhar o andamento do pedido pela internet até o término de todo o processo.

Como respaldo à projeção de Manoel Vitório, não só a necessidade de distanciamento, mas também os avanços das novas tecnologias ajudam a entender a média de nove mil solicitações mensais aos mais de 100 serviços digitais oferecidos pela Secretaria.

Acessando www.sefaz.ba.gov.br, o baiano chega à Carta de Serviços ao Cidadão, com a inclusão recente de 36 itens, tendo como pressuposto a desburocratização, migrando-se atividades presenciais para o ambiente virtual, ajudando, assim, a evitar contágio.

– O contribuinte faz sua solicitação via web no nosso site, escolhendo o serviço desejado – simplificou o secretário Manoel Vitório.

Outras iniciativas - A Sefaz 100% Digital vem sendo acompanhada de outras iniciativas, como a divulgação dos canais de atendimento da Fazenda, como o Fale conosco e o centro de chamadas pelo número 0800 0710071.

Num período de três meses, entre dezembro de 2020 e fevereiro de 2021, foram 27,1 mil solicitações de serviços, tendo como líder a emissão de documento de arrecadação estadual (DAE), respondendo por três mil pedidos, e vice, as notas fiscais avulsas, 2,4 mil.

Também estão entre os serviços mais solicitados os parcelamentos, restituição de débito e pedido de cálculo de Imposto de Transmissão Causa Mortis (ITD), além de Doação de Quaisquer Bens e Direitos.

“A fome tem pressa.

São brasileiros que não

sabem se terão comida

na próxima refeição.

Mudar isso é urgente, e

exige esforço de todos.

Sobretudo daqueles

que têm a obrigação

constitucional

de fazê-lo”

ACM Neto, ex-prefeito de Salvador, em defesa de medidas de combate à crise trazida pela pandemia

Produção sustentável

Os produtores rurais da Bahia e de outros estados vêm debatendo propostas de normativas com objetivo de subsidiar o Banco Central no estabelecimento de critérios de classificação do crédito em atividades sustentáveis. Nesta perspectiva, os integrantes da Comissão Nacional de Política Agrícola da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) promoveram uma videoconferência para debater o assunto. Participaram os presidentes de federações de agricultura e pecuária; o presidente da Comissão Nacional de Política Agrícola da CNA, José Mário Schreiner; a superintendente Fernanda Schwantes; e o consultor de Meio Ambiente Rodrigo Justus. No evento, representantes do BC apresentaram um passo a passo do processo de escolha das normativas.

POUCAS & BOAS

Com o tema ‘Sucessão familiar no Agro’ acontece hoje o encontro virtual Mulheres Cooperativistas do Ramo Agropecuário com palestra sobre o papel da mulher e os impactos do processo de sucessão planejada. Um painel reúne Valéria Vidigal, Alessandra Borges, Luciana Kappes, Jucileide de Assis e Luzyanne Aguiar, cinco mulheres engajadas no cooperativismo baiano. Realizado pela Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (Coopmac) com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo na Bahia (Sescoop-BA), o evento será transmitido pelo canal da Coopmac no YouTube, a partir das 18h.

A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) anunciou ontem que é a primeira unidade do Brasil a adotar tecnologias de última geração no rastreamento fitossanitário, através de um convênio de cooperação técnica assinado com a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O trabalho conjunto permitirá a identificação precoce de pragas, como o bicudo do algodão e doenças como a ferrugem asiática, na soja, o que dará agilidade na tomada de decisões no seu combate, minimizando as perdas de produtividade nas lavouras.

O projeto ‘Aos nossos heróis’, lançado pela Secretaria de Turismo e Cultura de Itacaré, com engajamento do trade turístico, já conta com adesão dos empresários de diversos setores do distrito de Taboquinhas. Eles participaram de reunião com a coordenação do projeto e receberam os selos de participação para oferecer descontos especiais aos profissionais de saúde de todo o Brasil.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco