Filme tratá duelo de Lampião contra Hitler
Os apreciadores do gênero “História Retificada “vivem a expectativa de assistir no cinema, ao duelo entre Adolph Hitler e capitão Virgulino Ferreira, mais conhecido por Lampião, duas das maiores personagens associadas à violência.
O roteiro cinematográfico de Gabriel Lopes Pontes, com conclusão prevista para o dia de Reis (Seis de Janeiro), é uma adaptação do romance "Operação Mandacaru", de Luiz Roberto Mattos.
- Na história retificada, o escritor ou o ficcionista pega alguns elementos históricos e muda completamente, transforma a história real em ficção. Reconta a trajetória de personagens que existiram, explicou o roteirista Gabriel Lopes Pontes.
A tendência, inspirada pela literatura, se não teria nascido com a obra de Mark Twain, "O Príncipe Arredio" sem dúvida ganhou notoriedade com este romance no qual o verdadeiro herdeiro do trono da Inglaterra, Eduardo Tudor, se perde pelas ruas de Londres e é substituído por um mendigo, seu sósia, chamado Tom.
O chamado “realismo fantástico” integra os sertões nordestinos à II Guerra Mundial, devido à fabricação de óleo de mamona como forma de abastecer a máquina de guerra alemã, necessitada de um bom lubrificante, servindo também como combustível.
O serviço secreto britânico convoca Lampião e os cangaceiros para destruir a usina alemã, mas fica combinada a responsabilidade do ataque pelo bando a fim de isentar a Grã-Bretanha, pois tal ação caracterizaria conflito armado contra o III Reich.
O filme pode também receber a tarja de “Cangaço”, pois trata-se de um subgênero cinematográfico no Brasil, com dezenas de títulos, destacando-se "O cangaceiro" de Lima Barreto, tendo entre os atores de maior presença, Leonardo Villar e Tarcísio Meira.
Palestra na Argentina
O Desembargador do Poder Judiciário da Bahia (PJBA) João Augusto Pinto foi convidado para palestrar em Buenos Aires, capital da Argentina, em um evento que será transmitido para toda América Latina. A conferência faz parte do curso preparatório ao Doutorado em Direito Civil da UBA-universidad de buenos aires, instituição federal da República Argentina, fundada em 1821. Realizado do dia 2/01 a 15/01, o evento conta com aulas nos dois turnos, cumprindo o módulo presencial do curso preparatório ao Doutorado em Direito Civil. Na palestra ministrada no dia 12/01, às 18h, o Desembargador João Augusto Pinto fará uma narrativa sobre o Tribunal de Justiça mais antigo das Américas, instalado na Bahia, no ano de 1.609.
Atos de desagravo
A OAB da Bahia bateu mais um recorde e realizou dois atos de desagravo envolvendo quatro advogados em menos de 24 horas. Foram desagravados o presidente da OAB de Vitória da Conquista, Ronaldo Soares, e os advogados Antônio Roberto Souza, Francisco Fábio Batista e Suilane Novais Lima. As solenidades foram realizadas nos dias 21 e 22 deste mês, nos municípios de Vitória da Conquista e Laje. Só nesta gestão, a seccional aprovou 48 desagravos a advogados e advogadas que tiveram suas prerrogativas violadas.
Índice rural
O ano-novo trará aprimoramentos ao Índice de Desenvolvimento Rural (IDR) utilizado para nove municípios baianos produtores de algodão na região Oeste.
Elaborado pela Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), em parceria com a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), o índice tem demonstrado melhoria na situação socioeconômica de comunidades e das condições de vida das pessoas.
A entrega de novos equipamentos de informática para a Ufob vai viabilizar o aperfeiçoamento da ferramenta digital com o objetivo de avançar na modelagem de um novo indicador de contribuição econômica.
Os computadores foram recebidos pelo reitor da universidade, Jacques Antonio de Miranda, e pelo superintendente de Inovação, Tecnologia e Desenvolvimento Regional, Erick Samuel Rojas Kajavilca.
De acordo com Erick Kajavilca, a meta é agora mais arrojada, pois se pretende detalhar aspectos da contribuição das cadeias produtivas para a economia dos municípios integrantes do trabalho de extensão e pesquisa.