Garantia Safra auxilia famílias baianas
Um total de 170 mil famílias de 150 municípios baianos foi beneficiada pelo projeto Garantia Safra devido às dificuldades referentes aos efeitos de estiagem ou de excesso de chuvas.
Passaram a integrar a relação de beneficiados os municípios de Casa Nova, Ituaçu, Lagoa Real e Umburanas, conforme a comprovação de perdas referentes a safra 2020/2021, garantindo a cada agricultora ou agricultor o valor de R$ 850, considerando o valor total de pagamentos de R$ 144 milhões.
A autorização dos pagamentos depende da revisão das análises, conforme solicitação pelo próprios municípios a partir da pedidos de análises encaminhados ao Comitê gestor do programa, sob responsabilidade do Ministério da Agricultura (Mapa).
De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia (SDR), os pagamentos são autorizados após pedidos de revisão das análises, solicitados pelos municípios e encaminhados ao Comitê Gestor do programa, no Mapa.
Ainda segundo a secretaria, ainda estão em análise das perdas de safra os municípios de Baianópolis, Cocos, Érico Cardoso, Gentio do Ouro, Macaúbas e Pilão Arcado.
– O Garantia-Safra é uma importante política pública destinada a agricultores familiares que tiveram a perda de safra comprovada, em consequência do déficit ou excesso hídrico. O benefício viabiliza, por meio de comprovação de perdas de safra, a indenização da área plantada garantindo recursos financeiros que mitigam os impactos causados por essas perdas – destaca o superintendente de Agricultura Familiar (Suaf), Vinícios Videira.
As indenizações são pagas com os recursos da União, dos Estados, dos Municípios e dos próprios agricultores.
Alguém acha que se o cara [o ex-presidente Lula] voltar, Zé Dirceu não vai para a Casa Civil? Dilma [Rousseff] no Ministério da Defesa? Defesa, já que ela é mandona e uma arma poderosa conhecida
Prazo ampliado
O governo do Estado deu um prazo extra para os aposentados e pensionistas que não realizaram a prova de vida no período previsto. Agora, os beneficiários convocados do mês de janeiro têm até 10 de fevereiro para executar o procedimento sem correr o risco de interrupção no pagamento. Em paralelo, outros 10 mil beneficiários convocados para o mês de fevereiro já podem agendar a sua prova de vida. Suspensa desde março de 2020 - em função da pandemia - a prova de vida da Previdência Estadual foi retomada no início do ano com alternativa de serviço por vídeoatendimento ou presencial. O agendamento é feito por meio do SAC Digital (www.sacdigital.ba.gov.br) ou no call center da Suprev pelos telefones 0800 071 5353 e (071) 4020-5353.
POUCAS & BOAS
Com oito autores convidados da Academia Barreirense de Letras começa hoje o Webinário Prosa e Poesia de Barreiras e Cia com abertura às 19h. Em seguida acontece o debate ‘O que a vida faz das palavras – poesia’, com a participação dos poetas Airton Pinto e Antônio de Pádua, e mediação do também professor e escritor, Gildeci de Oliveira Leite (Uneb). O evento virtual tem quatro temas e prossegue até sexta-feira com transmissão pelo canal Universidade da Gente, no YouTube. O projeto foi selecionado pelo Prêmio Cultura na Palma da Mão e tem apoio financeiro da Secretaria de Cultura da Bahia, através da Lei Aldir Blanc.
A exposição multilinguagem “Arte Conquista”, na Casa Memorial Régis Pacheco, em Vitória da Conquista, é um dos 10 principais eventos que acontecem em diversos estados brasileiros para festejar os 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922. Realizado em fevereiro daquele ano, as suas comemorações do centenário tem movimentado vários segmentos artísticos. A menção ao Arte Conquista entre os destaques nacionais é da Agenda Tarsila, uma plataforma dedicada ao movimento modernista brasileiro. A exposição, de acesso gratuito, conta com 20 artistas da região.
Em Ilhéus tem início hoje no Centro de Convenções a jornada pedagógica ‘Educação inovadora: conexões de ensino, vivências e aprendizagens no espaço escolar”, que reúne todos os profissionais da rede de ensino do município, composta por 57 unidades escolares. O encontro prossegue até o dia 4 de fevereiro e, embora seja presencial, também terá transmissão no canal da Secretaria de Educação (Seduc) no YouTube.