Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Tempo Presente

ACERVO DA COLUNA
Publicado Saturday, 01 de June de 2024 às 0:00 h | Autor:

Grafite renova Massaranduba

Confira a coluna Tempo Presente

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Imagem ilustrativa da imagem Grafite renova Massaranduba
-

O bairro da Massaranduba ganhará um colorido diferenciado, melhorando o convívio entre moradoras e moradores pela força indefinível e invicta da arte, destacando-se o grafite, em seu enfrentamento diário contra a normatividade.

A palidez dos prédios residenciais e casas, muitas delas marcadas pela precariedade, começará a ser substituída por desenhos com a proposta de ampliar as consciências para questões sociais da hora.

A chegada de tantos benefícios terá seu marco zero no outro final de semana, dias 8 e 9 de junho, com a promoção da terceira Batalha ApertaMente, divulgada pelo DJ conhecido como “Branco” no hip-hop.

Segundo “Branco”, oito coletivos de gravfite passaram para a fase decisiva, em forma de campeonato, com corpo de jurados especializados.

- Os participantes serão avaliados por um corpo de jurados que pontuarão aspectos como traço, técnica, habilidade no uso do spray, criatividade e desempenho geral dos artistas”, anuncia o incentivador de revoluções pela desobediência civil pacífica.

A iniciativa aumenta de valor quando se sabe ter crescido a Massaranduba sob a humilhação originária do descaso em relação aos ex-escravizados quando saíram das senzalas sem direito a um pedaço de terra ou qualquer outro apoio.

Além de assumir uma condição subalterna durante todas estas décadas, depois de 13 de maio de 1888, a Massaranduba foi erguida sobre entulhos trazidos do bairro da Ribeira sobre um mangue onde erguiam-se palafitas.

A nova Massaranduba, colorida e consciente de sua opressão ancestral, vai nascer do projeto promovido pelo Coletivo Museu de Street Art de Salvador (Musas), visando ressignificar tristes aspectos da capital baiana.

Exposição coletiva

A recém-lançada exposição coletiva “Através da Arte: Seis Vozes da Bahia Contemporânea” pede a presença de todas quantas se interessem em ressignificar continuamente as riquezas soteropolitanas. Entre os artistas baianos, a senha 1 é a de Elano Passos, ao exibir suas “imagina-ações” em exposição coletiva comemorativa dos primeiros cinco anos da Tria Galeria de Arte, localizada no bairro do Caminho das Árvores. Quem já conhece o estilo único, autêntico e dotado de aura de Elano Passos não precisará verificar sua assinatura em meio a cinco grandes artistas convidados para compor a mostra, em apreciação até 22 de junho.

Assuntos relacionados

arte urbana cultura baiana desobediência civil exposição de arte Grafite história de Massaranduba

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco