Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Da Redação com Miriam Hermes

ACERVO DA COLUNA
Publicado quinta-feira, 07 de setembro de 2023 às 1:30 h | Autor:

Grito denuncia desigualdades

Confira a coluna Tempo Presente desta quinta-feira

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Grito dos Excluídos na Avenida Sete, em 07 de setembro de 1997
Grito dos Excluídos na Avenida Sete, em 07 de setembro de 1997 -

O Grito das Excluídas e Excluídos segue necessário nas manifestações de Sete de Setembro, devido à desigualdade verificada no tratamento de grupos sociais vulneráveis em contraste com uns poucos e escassos locupletando-se das riquezas.

Os representantes das comunidades quilombolas e ribeirinhas contarão com todo apoio da organização Cáritas, por meio da Regional NE3.

Tudo sobre Tempo Presente em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Os cartazes já estão prontos, com dizeres para chamar a atenção das pessoas para a importância de reduzir o impacto das alterações climáticas, graças a um maior controle na relação do homem e a natureza

Cobram ainda os povos originários e descendentes de ex-escravizados a necessidade de regularizar a documentação relacionada à posse da terra a fim de proteger as comunidades dos ataques dos grileiros.

A manifestação promovida pela Igreja Católica e entidades parceiras sai do Campo Grande e percorre as ruas do centro de Salvador, logo após o desfile oficial do 7 de Setembro.

- Essas comunidades cuidam do planeta, respeitam os ciclos naturais e produzem o próprio sustento, o seu próprio alimento” explicou Márcio Lima, engenheiro agrônomo e coordenador do Programa Global das Comunidades da Nossa América Latina, promovido pela Cáritas.

Segundo Márcio Lima, os valores e o modo de vida dos povos originários contribuem para o cuidado com o planeta, adiando o período de maior impacto a ponto de ameaçar a vida na Terra.

Para o coordenador da Cáritas, o conhecimento ancestral da natureza, da relação com a água e terra, vem sendo passado, por tradição oral, de geração a geração, produzindo sem agrotóxicos e avesso à mecânica de mercado.

Feriadão no Teatro Gamboa

Feriadão em Salvador é cultura e conhecimento numa capital acostumada aos espetáculos há quatro séculos, a verificar numa estreia de uma comédia e do movimento instrumental de autores no palco do Teatro Gamboa. No feriado de hoje, e amanhã, às 17 hors, o Gamboa sedia o Festival Miaus I, com o lançamento do Movimento Instrumental Autoral de Salvador. Serão três apresentações por noite, a primeira com os shows de Angela e Duarte Velloso, Felipe Guedes e Felipe Pires; a segunda terá Jorge Solovera, Beto Marins e Tarcísio Santos. Os ingressos custam 40 reais a inteira, e 20 a meia.

POUCAS & BOAS

A Festa Literária de Lençóis (Flilençóis) será aberta hoje no Mercado Cultural a partir das 15h30 com a Philarmônica Lyra Popular, seguida de diferentes intervenções como o espetáculo Baianas de Lençóis e a Leitura Dramática: Gagum e o Teatro Praça das Nagôs. Com o tema central ‘De gagum a Dom Obá - 200 anos de independência de um Brasil profundo’, a festa literária terá a conferência de abertura ‘Narrativas poéticas, estéticas e éticas: a literatura como possibilidade de imaginar outros mundos’, a partir das 18h30.

Em Iguaí começa hoje a Festa de Setembro, com a expectativa de atrair moradores locais e de municípios vizinhos até sábado. Conhecida como a Terra das Cachoeiras, Iguaí se destaca pelo turismo Rural e de Contemplação com trilhas de variados graus de dificuldade. Com o tema ‘O Nordeste e seus encantos: saberes, conquistas e cultura de um povo forte’ os festejos serão abertos hoje de tarde pelo tradicional desfile cívico.

A Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (Abaf) formalizou ontem o apoio do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia à campanha ‘Floresta em fogo é problema de todos nós’, que visa conscientizar a população sobre os prejuízos provocados pelos incêndios florestais. A iniciativa foca ainda a divulgação sobre os cuidados que as pessoas devem adotar para evitar as queimadas e quais providências adotar quando elas acontecem. A campanha será lançada neste mês e tem o apoio das empresas associadas da Abaf, bem como a Federação da Agricultura da Bahia, a Associação dos Produtores Irrigantes da Bahia e a Secretaria do Meio Ambiente do Estado.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco