Humor se une à luta pela doação de sangue

A Hemoba, instituição responsável pela gestão pública de banco de sangue na Bahia, conta agora com o apoio não institucional do trabalho do humorista Ivan Mesquita, produtor de conteúdo cujas peças vêm conquistando as redes sociais pelo perfil inusitado e divertido de suas aparições.
A campanha é desenvolvida por meio do enunciado #soubaianodoador, com o chamamento “Bora dar sangue”, compatível com o slogan do estabelecimento, “Doe alegria, doe sangue”, embora a iniciativa espontânea do comediante não tenha vínculo oficial com o órgão ligado ao Sistema Único de Saúde (SUS).
A Hemoba vem enfrentando o desafio de conseguir bolsas de sangue suficientes para salvar vidas, em situação adversa, agravada pelos efeitos da pandemia, devido ao receio de contágio por parte de doadores, apesar de todos os cuidados necessários no momento da coleta.
– No momento, estamos com o estoque baixo para sangue dos grupos A e O, que são os mais comuns na nossa região e têm maior demanda – afirma o diretor da Hemoba, Fernando Araújo.
Pontos de coleta - Além da coleta itinerante com o ônibus da Hemoba, chamado hemóvel, também foram instalados pontos de coleta em shoppings, além de intensificada a divulgação do apelo por solidariedade.
O hemóvel estará esta semana no bairro da Fazenda Grande do Retiro, com atendimento de voluntários no estacionamento da Guarda Municipal até sexta-feira, dia 28, das 8 até as 18 horas.
Além de coletar sangue, também estarão os profissionais da Hemoba realizando o cadastro de pessoas interessadas em compor o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea, conhecido por Redome.
Jovem Advocacia
No II Congresso Online da Jovem Advocacia Baiana, que acontece de hoje a sexta-feira, mais de 150 palestrantes de várias partes do Brasil facilitarão 54 painéis sobre temas de amplo interesse social e jurídico em três salas, sendo duas virtuais e uma presencial, sem plateia e transmitida virtualmente, montada na sede do Jusbrasil, em Salvador. Voltado sobretudo para os advogados e advogadas inscritos(as) na OAB nos últimos cinco anos, e aberto para estudantes, bacharéis em direito e outros profissionais, o congresso é organizado pelo Conselho Consultivo da Jovem Advocacia da Bahia (OAB Jovem) e deve reunir aproximadamente cinco mil pessoas. As inscrições gratuitas ainda podem ser feitas no mesmo site onde o evento será transmitido: congressodajovemadvocacia.com.br.
“O Brasil tem jeito?”
“Diante da situação do país, o Brasil tem jeito?”. A pergunta que muitos brasileiros estão se fazendo vai dar a largada do novo curso da Escola de Formação Política Luiza Mahin, ligada ao PT de Todas as Lutas, nos dias 28 e 29 de maio (sexta e sábado), por meio do aplicativo Zoom. O ex-prefeito de São Paulo e candidato à presidência em 2018, Fernando Haddad, e os ex-ministros Alexandre Padilha e Humberto Costa são alguns nomes confirmados. As inscrições para o curso estão abertas pelo link https://abre.ai/cLXJ
Pesquisa universitária
A apresentação de 17 trabalhos, o lançamento de quatro livros e um documentário estão entre os destaques da programação do IV Encontro do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Culturas, Gêneros e Sexualidade, com a participação de 70 pesquisadores em pós-graduação.
O encontro, aberto ontem, será encerrado na sexta-feira, com transmissão dos debates e conferências, nos próximos dias, pelo canal do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências, no endereço https://ihacdigital.ufba.br/.
As pesquisas são desenvolvidas em seis linhas distintas, como estudos trans, travestis e intersexo; artes, gêneros e sexualidades; lesbianidades, feminismos e Interseccionalidades; gênero e sexualidade na educação; processos de subjetivação e corpos, cidades e territorialidades.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
