Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Da redação, com Paulo Leandro e Miriam Hermes

ACERVO DA COLUNA
Publicado domingo, 01 de setembro de 2024 às 6:00 h | Autor:

Inclusão segue firme em prêmio de teatro

Prêmio Bahia Aplaude vai para a sua 30ª edição

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Cena do espetáculo Cabaré da Rrrraça criado em 1997, do Bando de Teatro Olodum
Cena do espetáculo Cabaré da Rrrraça criado em 1997, do Bando de Teatro Olodum -

A questão da representatividade volta a marcar presença na principal premiação de artes cênicas da Bahia, em sua trigésima edição, ao recuperar sua origem, chamando-se, Prêmio Bahia Aplaude.

A presença do fundador do Bando de Teatro Olodum, Jorge Washington, entre os quatro jurados, fortalece a perspectiva de inclusão, com o critério de justiça reparadora por meio da participação de um teatrólogo preto e de origem humilde.

Como a Braskem está saindo do projeto, deixa a partir deste ano de nomear o certame, coincidindo também com uma maior atenção aos grupos teatrais dos municípios do interior.

O prazo de inscrições para este segmento termina dia 19 de setembro enquanto os espetáculos do circuito soteropolitano podem pedir para entrar seguindo o edital e regulamento completos e disponíveis em www.bahiaaplaude.com.br

– Sempre reivindicamos participar dos espaços de julgamento e editais por conta das subjetividades, pois o teatro vem de uma tradição elitista branca, daí a necessidade de termos nossos representantes – afirmou Jorge Washington, de Joinville, Santa Catarina, onde vem ministrando uma oficina de teatro, a convite de um produtor cultural do município.

Segundo Jorge Washington, o Prêmio, antes chamado Copene, antecessora da Braskem, tem tido uma importância inestimável para dar visibilidade aos trabalhos desenvolvidos por grupos formados pelas comunidades pretas e periféricas.

Para o dramaturgo, a inclusão justifica-se porque, além de serem maioria em Salvador, em proporção aproximada de oito pretos para cada 10 indivíduos, o povo habitante de bairros periféricos ainda hoje são vítimas de estigmas ancestrais.

Dia do Evangélico na ilha

Alegria e louvor vão dominar o dia amanhã na ilha de Itaparica, totalizando em 69 o contingente de seitas presentes ao Dia do Evangélico. São esperadas entre 3 mil e 5 mil pessoas na concentração programada para a localidade de Atlântico, no centro do município, a quem devem os brasileiros a vitória na batalha contra os portugueses no dia 7 de janeiro de 1823, tida como fundamental para a libertação do Brasil. De lá, os adeptos dos dogmas da Bíblia partirão rumo ao Campo Formoso para curtirem shows em dois palcos distintos a partir das 18 horas, com a apresentação dos cantores do gênero gospel Midian Lima e Samuel Mariano.

POUCAS & BOAS

Simpósio de Integração para encontros, debates e exploração das temáticas no Ensino Básico e Superior tem início amanhã no Centro de Referência em Recuperação de Áreas Degradadas (Crad) e auditório 02 da Universidade Federal do Oeste da Bahia, em Barreiras. A palestra ‘O que são funções ecológicas?’, com Chalbel Niño El-Hani (Instituto de Biologia-Ufba) será umas das atividades de segunda-feira.

O projeto-piloto do programa Conecta Mais foi lançado esta semana em Senhor do Bonfim com a meta de fortalecer a governança e gestão dos municípios, aprimorando a capacidade de elaboração de projetos, a captação e aplicação de recursos. Por iniciativa da União dos Municípios da Bahia (UPB) o projeto é executado junto com o Governo Federal, através do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, dentre outros parceiros. No primeiro momento terá núcleos implantados também nos municípios de Jaguarari e Campo Formoso.

Em Itabuna a Feira do Pequeno Produtor será transferida a partir do dia 06 de setembro para a Avenida Amélia Amado, nas proximidades do lugar atual. A motivação é a abertura das novas instalações da Unidade Básica de Saúde (UBS) José Maria de Magalhães Neto e do Centro de Referência em Saúde da Mulher no lugar onde a feira funcionou por mais de 30 anos. Os cerca de 80 produtores que vendem seus produtos semanalmente às sextas-feiras, já foram notificados e terão apoio na organização do novo espaço

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco