Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Da Redação, com Miriam Hermes

ACERVO DA COLUNA
Publicado Friday, 28 de April de 2023 às 0:00 h | Autor:

Infectados por vírus pedem mais atenção

Confira a coluna Tempo Presente desta sexta-feira

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Infectados podem desenvolver o tipo de câncer linfoma, ou paralisia
Infectados podem desenvolver o tipo de câncer linfoma, ou paralisia -

O vírus HTLV já contaminou 130 mil pessoas na Bahia, pouco menos da metade em Salvador, mas com alta incidência também em Ilhéus e Itabuna, no Sul do Estado; Porto Seguro, no Extremo Sul, e Barreiras, no Oeste.

Os dados, parciais e provisórios, são da HTLVIDA, única instituição ativa no país a acolher os infectados, sediada na rua Álvaro Adorno, 36, Engenheiro Velho de Brotas, endereço onde atende há 10 anos a membra fundadora Adijeane Oliveira.

Contando com a parceria da fisioterapeuta Erika Pedreira, entre outros profissionais voluntários, Adijeane Oliveira preocupa-se por não ter como custear o aluguel da sede da HTLVida enquanto desenvolvem-se tratativas de ampliação dos cuidados pela gestão pública de saúde.

– Os infectados, por via sexual, ou transmissão hereditária pela mãe, podem desenvolver o tipo de câncer linfoma, ou paralisia, tornando-se incapazes de andar – afirma Adijeane, ela mesma portadora de HTLV, como toda sua família, tendo perdido seu irmão para a doença.

Nova infecção –No momento mesmo de falar à Tempo Presente, Adijeane foi subitamente interrompida por uma pessoa, dizendo-se ter descoberto a doença recentemente, desdobrando, ato contínuo, na angústia de transmitir o vírus ao filho, hoje com 10 anos.

Em razão do contexto de viés desesperador, por conta da ameaça de despejo da sede do HTLVIDA, a gestora criou um sistema de aporte financeiro coletivo, mais conhecido por vaquinha, utilizando-se a chave pix [email protected]. Quem precisar de apoio e orientação, ou tiver chance de participar para fortalecer a HTLVIDA pode ligar para (71) 98705-9302.

Encontro de engenheiros

Termina hoje, em Salvador, a quarta e maior edição do Encontro Nacional dos Engenheiros de Segurança do Trabalho, com a participação plural de segmentos os mais variados.

Embora voltados para engenheiros de segurança do trabalho, o encontro contou com engenheiros de outras áreas, advogados e profissionais de saúde do trabalho, como médicos, fisioterapeutas e enfermeiros.

A mobilização de recursos para divulgação do conhecimento produzido resultou em mesas redondas, conferências, debates e minicursos facilitados por qualificados especialistas do Brasil e do exterior.

POUCAS & BOAS

- Começa hoje no Parque de Exposição José Queiroz Barreto, a Feira Agropecuária e da Agricultura Familiar de Morro do Chapéu deste ano, que termina no domingo. Com exposição de animais de leite e de corte, máquinas e implementos agrícolas, o evento contará com apresentações musicais de renome no cenário brasileiro, além de atrações regionais que acontecem o Barracão Cultural.

- Em Itabuna o 1º Seminário do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CONSEMDAMI), reuniu ontem no auditório do SICOOB – COOPEC, técnicos e representantes de órgãos da Rede de Proteção à Mulher. Entre as demandas levantadas nos encontros anteriores, algumas já foram efetivadas como a reinauguração de Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) e implantação do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CRAS), no Bairro São Caetano. Atualmente o Centro de Referência de Atenção à Mulher Isabela Nascimento Seara (CRAM), que é vinculado à Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), presta atendimento a 80 mulheres vítimas de violência na cidade.

- Com o lema “Adeus rotinas antigas, bem-vindas novas práticas” o portal EducaJuá, desenvolvido pela equipe da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc) de Juazeiro, trabalha com soluções integradas de gestão educacional. Lançado este ano, é voltado para operações administrativas e pedagógicas dos profissionais de educação, viabilizando o monitoramento por módulos e agilidade no processamento dos dados educacionais da rede.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco