Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Tempo Presente

ACERVO DA COLUNA
Publicado sábado, 25 de novembro de 2023 às 0:00 h | Autor:

Interlagos intranquilo

Confira a coluna Tempo Presente deste sábado, 25

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Lagoa que margeia as casas do condomínio recebeu grandes quantidades de ácido sulfúrico
Lagoa que margeia as casas do condomínio recebeu grandes quantidades de ácido sulfúrico -

Moradores de Interlagos estão cada vez mais insatisfeitos com a administração atual. Segundo condôminos que preferem manter a condição de anonimato, a atual síndica vem descumprindo o estatuto e a convenção do condomínio, com a eleição de pessoas que não fazem parte do condomínio, ausência de indicação de subsíndicos e interferência de conselheiros em assuntos administrativos. A última assembleia realizada pela gestão foi bastante conturbada, com várias queixas de ruas esburacadas, ciclovia mal cuidada, entre outras críticas à manutenção das áreas comuns. Como se não bastasse, há tempos que o condomínio não realiza a coleta da água que banha o condomínio, para análise de PH, em flagrante omissão quanto ao monitoramento de resíduos gerados pela Tronox, que desde quando se chamava Tibrás, polui a lagoa que banha o condomínio deixando um forte odor de enxofre.

Marcha da legalidade reúne ervoafetivos

A comunidade ervoafetiva de Salvador e região metropolitana anuncia o compromisso de comparecer amanhã, às 13 horas, à região do Teatro Castro Alves, de onde sairá a Marcha da Maconha.

Reunidos em grupos organizados pela internet, saindo do ambiente online para off- line, os adeptos da planta, cientificamente conhecida por cannabis sativa, vivem contexto favorável devido à aprovação por médicos, pesquisadores e criminalistas.

Embora proibida no Brasil, já se conhece o poder da planta no tratamento de doenças, bem como a importância da legalização para desmontar as quadrilhas de traficantes.

Tomando o exemplo uruguaio como referência, o controle do uso da planta vem reduzindo a criminalidade, tendo contado com apoio de autoridades policiais, assim como pode verificar-se em outros países.

México, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Jamaica, Panamá, Paraguai, Peru, Espanha, República Dominicana, Holanda, Luxemburgo, grande parte dos Estados Unidos, Canadá e Porto Rico estão entre os seguidores do pioneiro Uruguai.

A Marcha é realizada anualmente com a participação de profissionais da área de saúde, da educação, do direito, da segurança pública, da imprensa, escritores e escritoras, unindo as diversas linguagens artísticas.

O bordão consagrado pela classe trabalhadora, levemente alterado para “maconheiras e maconheiros, uni-vos!”, terá este ano o reforço de um aniversário histórico, os 50 anos de lançamento do disco Catch a Fire.

Foi com “Toque fogo!” ou Catch a Fire – cujo formato era um isqueiro – , seguido de Burning (“Queimando”) o início da revolução cultural de Bob Marley e The Waillers, surgindo depois o “Legalize it” de Peter Tosh, como bandeira.

Encontro debate a gagueira

A Associação Brasileira de Gagueira (ABRAGagueira) promove hoje o IV Encontro Baiano de Pessoas que Gaguejam, com o objetivo de chamar a atenção para este grupo social nem sempre bem compreendido, embora represente cerca de 10 milhões de brasileiros. O encontro está programado para o terceiro andar do Instituto de Ciência da Saúde, Auditório Ofélia Galdence, na Universidade Federal da Bahia (Ufba). A iniciativa conta também com a comunidade acadêmica da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), reunindo pessoas dispostas a trocar experiências sobre o convívio diário com a dificuldade de fala.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco