Irecê ganha núcleo de formação profissional
Iniciativa terá capacidade de atender inicialmente até 250 alunos

Uma das cidades-polo da região central do estado, com potencial de influir na economia dos municípios de seu entorno, Irecê foi escolhida para sediar a nova unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
O núcleo voltado para a formação profissional, dentro da proposta de educação em sintonia com o mercado de trabalho, terá capacidade de atender inicialmente até 250 alunos em atividade diária de ofícios de maior chance de aproveitamento.
Os cursos profissionalizantes mais solicitados são nas áreas de comunicação, idiomas, conservação e zeladoria, comércio, tecnologia da informação, turismo, hospedagem e gestão.
A estrutura, já em condições de funcionamento, oferecerá também à comunidade ireceense e de municípios vizinhos, oficinas e palestras sobre temas diversos com perspectiva de atualização de conhecimentos.
Localização – Localizada na avenida Santos Lopes, o Senac Irecê pode tornar-se uma referência para outras unidades a serem abertas no nosso estado, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.
Os ambientes estão distribuídos em três salas de aulas convencionais, um laboratório de tecnologia da informação, sala administrativa, recepção e espaço de convivência.
A proposta do Senac de Irecê atende ao contexto de um município em fase de expansão dos seus setores de comércio e serviço, alcançando uma média de 10 mil trabalhadores com projeção de crescimento devido ao maior controle da pandemia.
Emprego no campo
Embora a média do ordenado do trabalhador rural ainda tenha muito a crescer, levando em conta os altos lucros dos negócios agrícolas, a empregabilidade do setor vem acompanhando a necessidade dos proprietários nas colheitas e demais serviços necessários.
São mais de 19 milhões de pessoas empregadas, representando um crescimento perto de 5% neste segundo trimestre em relação ao mesmo período do ano anterior, ou seja, 839 mil carteiras assinadas a mais.
O número é comemorado porque trata-se do recorde da série considerando o ponto de partida dos estudos estatísticos em 2015, de acordo com pesquisa desenvolvida pela Universidade de São Paulo (USP).
POUCAS & BOAS
- Em Juazeiro acontece hoje a principal programação relativa à Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla deste ano, com um evento na Orla II, margem do rio São Francisco. Com o tema ‘Superar barreiras para garantir a inclusão’ o espaço oferece diversos serviços sociais e de saúde, com promoção da secretaria de Gestão de Pessoas e da Escola de Gestão Pública, e o apoio da Secretaria de Saúde (Sesau) e Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes).
- O 49º encontro do Clube do Livro de Alagoinhas movimenta hoje a Biblioteca Maria Feijó, com debate sobre a obra Agosto, de Rubem Fonseca. Em atividade desde 2017 por iniciativa de Jeniffer Geraldine, o grupo conta ainda com os mediadores Marcello Alves, Julianna Santos, Ana Gleise e Dayana Cardoso, que têm por meta incentivar a leitura no município. Ainda em Alagoinhas, o Festival de Cultura e Arte agita hoje a praça Rui Barbosa, a partir das 16h, com feira e apresentações artísticas e culturais. O evento acontece através de parceria entre o governo municipal e estadual, através das secretarias de Cultura e Turismo.
- O Festival Cachoeira Agosto do Blues começa hoje com apresentação de Dizzy Blues, Julio Caldas e Kall Rebello, a partir das 21h na praça da Aclamação. Com promoção da Rock and Blues e apoio da prefeitura da histórica cidade do Recôncavo, a 5ª edição volta ao formato presencial, depois de dois anos de programação virtual. O evento, que termina amanhã, tem ainda shows com a banda RestGate Blues 20 anos e Brenoski Blues Trio, a partir das 17h.