Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Levi Vasconcelos, com Luiz Fernando Lima l [email protected]

ACERVO DA COLUNA
Publicado sábado, 07 de fevereiro de 2015 às 10:00 h • Atualizada em 07/02/2015 às 15:00 | Autor:

‘Lá vem a zorra’ vira mote para ACM Neto

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Charge Tempo presente
Charge Tempo presente -

No discurso do ato em que deu a ordem de serviço para a construção da via que vai interligar Cajazeiras V e X ontem, em Cajazeiras, ACM Neto, após elogiar a situação atual da prefeitura de Salvador em comparação com a que herdou, pediu à plateia que lhe desse uma dica sobre 'aquela música de pagode', para ressaltar que 'Salvador não vai abaixar a cabeça para ninguém'.

A música em apreço é Lá vem a zorra, do pagodeiro Igor Kanário. A letra diz:

Eu não sou de baixar a cabeça pra ninguém/ (Só pra Jesus Cristo e minha mãe, tá ligado?)/ Se vier tem, se vier tem, se vier tem, se vier tem.

Os jornalistas presentes interpretaram o discurso como um recado para Rui Costa.

Lá vem a zorra II

Do governador Rui Costa, ontem, falando com jornalistas quando explicava o plano de segurança para o Carnaval, sobre o confronto da polícia com bandidos na Mata Escura que resultou em 12 mortes:

- A polícia tem que ter a frieza necessária, a calma necessária, para tomar a decisão certa. E muitas vezes não resta muito tempo, são alguns segundos que nós temos para decidir. É como um artilheiro em frente ao gol, que tem que decidir em alguns segundos como é que ele tenta botar a bola para dentro do gol. Depois que a jogada termina, todos os torcedores da arquibancada vão bater palma, se foi feito o gol, e dizer que foi um golaço. Se o gol foi perdido, o artilheiro provavelmente vai ser condenado, porque, se tivesse chutado desse ou daquele jeito, a bola teria entrado. Só quem está em campo naqueles segundos para tomar a decisão é que sabe a dificuldade que é.

No Velho Chico

Levando a vida entre Remanso, Casa Nova e Salvador e vendo a agonia do rio São Francisco (Sobradinho está com 18% da capacidade), o ex-deputado Raimundo Sobreira diz que os ribeirinhos exultaram com o primeiro discurso de Otto Alencar (PSD) no Senado: ele defendeu o Velho Chico.

- Já tivemos homens que tinham o São Francisco como bandeira, como Manoel Novaes e o pernambucano Osvaldo Coelho. Otto e Arthur Maia preenchem a lacuna.

"Não tendo conseguido alguém de fora do governo que se dispusesse a ser sócio do maior escândalo de corrupção da história do país, restou à presidente buscar uma solução interna"

Aécio Neves, criticando a escolha de Aldemir Bendine para a presidência da Petrobras.

"Se olhar o mercado, em várias fases da história ele foi para um lado e a economia foi para outro. E depois o mercado tem que corrigir suas avaliações"

Ricardo Berzoini, ministro das Comunicações, refutando as reações do mercado a Bendine.

Solução republicana

Até quarta o secretário Josias Gomes (Relações Institucionais) vai abrir negociações com o PR para ver de que jeito acomoda o partido no governo de Rui Costa.

No último ano de Jaques Wagner, com o deputado Zé Rocha no comando, o partido tinha a Secretaria de Turismo.

O deputado João Carlos Bacelar lutou para tomar a presidência e conseguiu, mas, enquanto a disputa interna seguia, os dois lados no trade turístico se engalfinhavam para ver quem assumiria o Turismo.

Perderam os dois.

João Carlos vai pegar as sobras.

No prelo

Detalhe curioso: nos gabinetes dos secretários do governo a foto oficial, ao lado da de Dilma, mais de um mês após a posse de Rui Costa, ainda é a de Jaques Wagner.

A de Rui ainda está no prelo. Foi feita domingo e só sai segunda, mas ainda sem data para chegar aos gabinetes.

Na folia —Aliás, o governo de Rui também ainda está sem marca e sem slogan. O secretário André Curvelo (Comunicação) diz que ambos devem ser aprovados também na próxima semana.

A marca já estreia no Carnaval, mas o slogan só depois.

PT x PCdoB

Curioso o anúncio do PCdoB de Vitória da Conquista de que em 2016 vai lançar a candidatura a prefeito do deputado Fabrício Falcão. Até aí, tudo normal.

Mas o partido integra a administração do prefeito Guilherme Menezes (PT) com várias secretarias, o que forçou o presidente do PT, Rudival Maturano, a dar o ultimato:

- Então entregue os cargos.

O presidente do PCdoB, Anderson Ribeiro, respondeu que não é bem assim.

Ou seja, não quer largar o osso.

POUCAS & BOAS

Cedro Silva, presidente da CUT na Bahia, está se preparando para cair na folia. Com o cantor Nelson Rufino à frente, o Bloco do Trabalhador sai sábado e segunda no circuito Osmar (Campo Grande). É a primeira vez em 31 anos de existência que a CUT entra na festa.

Embasa, Hemoba, EBDA, Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional, Instituto Mauá e Ipac são os seis órgãos estaduais sorteados pelo TCE para ter as contas de 2014 auditadas.

*Colaborou: Rodrigo Aguiar

POLÍTICA COM VATAPÁ

Coronel Irineu

Conta Sebastião Nery, o folclorista-mor da política brasileira, que coronel Irineu de Princesa Isabel, na Paraíba, rico, pão-duro e ateu, não dava um tostão para a igreja. Todo mundo pedia, a mulher que era devota, o padre, e ele nada. Lá um dia os empregados chegaram aflitos:

- Coronel, a chuva não para e o açude está subindo muito rápido.

O coronel começou a andar de um lado para outro. Era um perigo. Se o açude rompesse, a fazenda estava inundada. A mulher pedia:

- Velho, vá ao santuário, leve o óbolo e faça uma promessa. Vá que os santos lhe perdoam pelo passado e atendem.

E ele andando, a água subindo, de repente saiu catando todos santos da casa, selou o cavalo, foi ao açude e na barragem botou a cada metro um. Depois avisou:

- Rapaziada, os seus destinos estão em vossas mãos. Vocês é que sabem.

A água baixou.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco