Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Miriam Hermes e Redação | [email protected]

ACERVO DA COLUNA
Publicado sexta-feira, 20 de agosto de 2021 às 6:01 h | Autor:

Lei descumprida deixa mães sem vacina

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
O Movimento Lactantes pela Vacina cobra do ministério o cumprimento da lei | Foto: Felipe Iruatã | Ag. A TARDE | 7.5.2021
O Movimento Lactantes pela Vacina cobra do ministério o cumprimento da lei | Foto: Felipe Iruatã | Ag. A TARDE | 7.5.2021 -

O descumprimento de lei sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro vem deixando o Ministério da Saúde em situação de inadimplência junto à cidadania brasileira, especialmente as mulheres em fase de aleitamento materno, autorizadas como grupo prioritário à vacina já há vários meses.

A Lei Federal 14.190 determina a inclusão das lactantes, como forma de proteção extensiva aos bebês, mas o Plano Nacional de Imunização segue sem acolher as mamães, expondo o chefe de Estado ao constrangimento de admitir sem efeito sua recente assinatura.

O Movimento Lactantes pela Vacina cobra do ministério o cumprimento da lei, aprovada no Senado Federal em 15 de junho e na Câmara dos Deputados no dia 8 de julho deste ano, antes de seguir para aprovação do gabinete da Presidência da República.

- Não estamos pedindo nada mais do que está previsto na lei, levando em conta que ainda há muita luta pela frente, afirma a defensora pública federal Charlene Borges, liderança do movimento nacional iniciado por lactantes baianas.

Carta aberta - Em carta aberta, as mulheres reforçam a cobrança ao Ministério da Saúde, ao questionarem, com “indignação e preocupação, até quando seremos invisibilizadas, ignoradas, diminuídas e menosprezadas no âmbito das políticas públicas?”.

Para integrantes do movimento liderado por Charlene Borges, “o Ministério da Saúde deveria zelar pela saúde e proteção de toda a população, em especial de grupos vulneráveis e que enfrentam maiores dificuldades e correm riscos para garantir sobrevivência”.

“A mentira deliberada, o

ódio e a difusão da

desinformação

incentivando a

agressão, posições

anticientíficas que

levam à morte, isso não

é neutro, isto não é

protegido pela

liberdade de expressão”

Luís Roberto Barroso, presidente do TSE e ministro do STF, ontem durante sessão da corte eleitoral

Congresso do samba

Pesquisadores de todo o país têm até o dia 31 para submeterem seus trabalhos aos organizadores da quinta edição do congresso nacional de samba. O tema Genealogia do Samba vai priorizar aspectos reveladores das origens ou reinvenções do gênero. Da Bahia, uma das apresentações mais aguardadas é a do pesquisador e jornalista Josias Pires, por ter defendido recente tese de doutorado sobre o tema, junto à banca formada no Programa Multidisciplinar de Cultura e Sociedade da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Em nova importante contribuição para os estudos do gênero musical, Josias Pires publicou o artigo Samba, Política e Jagunçagem no sertão de Juazeiro, entre 1870 e 1880, destaque da revista científica Canudos, editada por pesquisadores da Uneb.

POUCAS & BOAS

Causou estranheza e burburinho a ausência do prefeito de Itapetinga, Rodrigo Hagge (MDB), no evento regional realizado em Vitória da Conquista para receber ACM Neto, presidente nacional do DEM e pré-candidato ao governo estadual. Isso porque Hagge começou 2021 como um dos principais articuladores de Neto no interior. Pelo visto mudou de opinião e prefere seguir no compasso do MDB estadual, que só deve definir o candidato que apoiará ao governo do estado em 2022.

O dia mundial da fotografia foi lembrado ontem pela Rede de Museus (Remus) da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) com a exposição virtual ‘Imagens de um povo e de um lugar’. A exposição reúne registros fotográficos/cartográficos de cidades do interior.

Em Itabuna começou ontem a funcionar o serviço de captação de sangue no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães em trabalho de parceria com a Santa Casa de Misericórdia. Funcionários do hospital passaram por cursos de capacitação e participam de um trabalho de sensibilização da comunidade para aumentar o número de doadores, considerando que o déficit no volume de doações está em torno de 40%, de acordo com a administração do Banco de Sangue na cidade.

‘Rolando uma Química com a interdisciplinaridade: Relatos do Laboratório de Análise Físico-Química de Alimentos’ é o tema de webinar às 17h que movimenta hoje o Complexo Multidisciplinar de Estudos e Pesquisas em Saúde (COMEPS) vinculado ao Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco