Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Da Redação, com Miriam Hermes

ACERVO DA COLUNA
Publicado quarta-feira, 22 de junho de 2022 às 0:00 h | Autor:

Leopardo Negro tem homenagem no Rio

Waldemar Santana é considerado primeiro herói negro do esporte brasileiro

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Ex-atleta foi homenageado no projeto Muro Negro
Ex-atleta foi homenageado no projeto Muro Negro -

Os baianos ainda estão devendo uma justa homenagem ao Leopardo Negro, mas os cariocas anteciparam-se com a presença de Waldemar Santana no projeto Muro Negro, no qual é representada em linguagem artística a história de grandes heróis.

A inauguração do mural em homenagem ao pugilista baiano será na próxima sexta-feira, às 10 horas, na Rua da Lapa, em frente à sede da Associação Cristã dos Moços, onde o Leopardo venceu o mestre de jiu-jitsu Hélio Gracie.

O épico acontecimento deveria encher de orgulho os baianos de todas as etnias, desde que dotados de senso de justiça, ao dar valor às referências de vitória afro-baiana sobre o racismo.

Famoso no Brasil e no exterior, Hélio Gracie não conseguiu dar uma surra no “negro ousado”, nas palavras do vaidoso mestre, ao tentar humilhar aquele mesmo roupeiro e faxineiro na academia de propriedade do branco fanfarrão.

A luta durou 3h45, com a vitória do “ousado”, representando assim, o triunfo dos jovens pobres e negros, ainda hoje e talvez em maior escala, na busca por uma oportunidade no enfrentamento dos covardes supremacistas de baixa pigmentação.

Ligação com o Bahia – O Leopardo Negro está também vinculado à história do Esporte Clube Bahia, o mais popular do Estado, por ter participado da campanha do primeiro título nacional, na conquista da Taça Brasil, ao acompanhar bem de perto um dos jogos semifinais contra o Vasco.

Ficou na boca do túnel e reanimou os jogadores baianos, depois de serem escrachados nos jornais cariocas, com alusões pejorativas ao candomblé e uma charge, na qual apareciam jogando com cocos em vez de bola.

Pix no Metrô

Embora tenha chegado antes a tantas outras atividades econômicas, o sistema metroviário de Salvador rendeu-se ao PIX como alternativa às máquinas de autoatendimento localizadas nas diversas estações, alcançando até o município vizinho de Lauro de Freitas e em vias de conectar as várias Cajazeiras, constituindo praticamente este grande bairro uma cidade dentro da capital baiana. A compra de créditos e a recarga do cartão de Integração será possível, seguindo-se os procedimentos já convencionais, tendo alcançado o primeiro lugar entre as formas de pagamento, em recente pesquisa, superando dinheiro, cartões de débito e crédito, também aceitos pela concessionária responsável pelo funcionamento do metrô, em ação pioneira em prol da mobilidade urbana.

POUCAS & BOAS

- A Implementação de Práticas Lúdico-educativas em Ambientes Hospitalares do município de Juazeiro foi debatida ontem, em evento que movimentou o auditório da Câmara de Vereadores. O projeto de autoria do Departamento de Ciências Humanas da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), tem o propósito de melhorar a vivência em ambiente hospitalar, facilitar o prognóstico e acelerar o retorno dos pacientes para o convívio familiar.

- Em Luís Eduardo Magalhães foi lançada ontem uma campanha de conscientização para os moradores evitarem queimadas no período junino. Com duração até o final de julho, a campanha orienta a população sobre os perigos que a fumaça representa para a saúde, principalmente de crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios. Também chama a atenção para os prejuízos que as queimadas provocam no meio ambiente, considerando que nesta época do ano a vegetação está seca, o clima é seco e os ventos ajudam a propagar os incêndios que atingem grandes proporções quando saem do controle.

- O São João de Mucugê começa amanhã com brincadeiras juninas, feira de artesanato, barracas com comidas e bebidas da época, além de shows musicais que se estendem até domingo (26). No município da Chapada Diamantina, além da festa em ambiente bucólico, os visitantes conciliam o tempo em trilhas e cachoeiras. Tradicionalmente realizados dia 13 de junho, este ano os festejos de Santo Antônio na Vila de Guiné, distrito de Mucugê, acontecem nos dias 2 e 3 de julho, com diversas atrações e programação religiosa.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco