Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Da Redação, com colaboração de Miriam Hermes | [email protected]

ACERVO DA COLUNA
Publicado terça-feira, 07 de junho de 2022 às 6:00 h • Atualizada em 07/06/2022 às 15:55 | Autor:

Mata de São João debate meio ambiente

Objetivo é debater planejamento, ações e verificar aspectos do panorama atual da coleta seletiva de resíduos

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Encontro é resultado de uma associação das Setur, Seosp e de Planejamento e Meio Ambiente
Encontro é resultado de uma associação das Setur, Seosp e de Planejamento e Meio Ambiente -

A necessidade de buscar meios eficientes de promover a coleta seletiva de resíduos vai reunir amanhã em Mata de São João, Região Metropolitana de Salvador, gestores municipais, agentes de reciclagem e representantes da sociedade civil.

Trata-se do I Seminário + Recicla, Gestão de Resíduos sólidos, programado para o Tivoli Ecoresort da Praia da Forte, no Litoral Norte.

O objetivo é debater a urgência de um planejamento, ações e verificar aspectos do panorama atual da coleta seletiva de resíduos dos municípios, considerando os efeitos da poluição para o Brasil e o mundo.

-Mata de São João vai apresentar o seu projeto, que visa, em médio prazo, implantar a coleta seletiva através da mudança da cultura do município”, explica o gerente de Serviços Públicos da prefeitura de Mata de São João Anderson Laudano.

Para Anderson Laudano, o trabalho no município começou pela atuação nas escolas municipais, por meio dos chamados “ecopontos” de coleta de resíduos favorecendo a conscientização das crianças, através de ações de educação ambiental.

Parceria - O encontro é resultado de uma associação das secretarias municipais de Turismo (Setur), de Obras e Serviços Públicos (Seosp) e de Planejamento e Meio Ambiente.

Entre os convidados, já confirmou participação um dos especialistas em gestão do ciclo de resíduos, o italiano Stefano Ambrosini, ao abordar a questão da melhoria da eficiência no tratamento de resíduos, reciclagem e descarte para a administração pública e os cidadãos, tomando como referências de exemplos positivos cinco cidades com características diferentes.

Plástico renovável

A Braskem anunciou o fornecimento de resinas renováveis, produzidas por meio de etanol da Raízen, empresa integrada de energia, certificada por selo global conhecido por Bonsucro. A produção de plástico a partir da cana-de-açúcar no Brasil, pela empresa sediada na Bahia, completou 11 anos em setembro de 2021, contribuindo, segundo seus gestores, para a redução dos efeitos das mudanças climáticas. O resultado pode ser verificado em produtos comercializados no Brasil e no mundo a partir do uso de plástico renovável. Além de incentivar práticas sustentáveis ligadas ao bom uso da terra, à proteção da biodiversidade e à gestão hídrica responsável, a Bonsucro verifica, dentre outras, questões como segurança do trabalho, e as condições trabalhistas.

POUCAS & BOAS

‘Uma só Terra, todos pelo Planeta’ é o tema da Semana do Meio Ambiente da Embasa, aberta ontem (06) com a meta de plantar três mil mudas em escolas e Áreas de Preservação Permanente (APPs) de mananciais utilizados pela empresa em 16 municípios do interior. Na região metropolitana as ações tiveram início com plantio de mudas nativas nas margens do rio Joanes, em Camaçari, com diversas parcerias e apoios. Até o dia 10 de junho a programação prossegue com eventos virtuais e palestras educativas em escolas do interior e de Salvador.

A Operação Sossego será lançada hoje (07) em Itabuna para controlar a sonoridade abusiva na cidade, principalmente à noite, finais de semana e feriados, com edição de decreto municipal que estabelece limites e regulamenta os níveis permitidos de ruídos. Coordenada pela Secretaria de Segurança e Ordem Pública (SESOP) a iniciativa conta com parceria de diversas outras secretarias, bem como participação da Polícia Civil e do 15º Batalhão da Polícia Militar.

Em Luís Eduardo Magalhães tem continuidade hoje (07) a programação alusiva à Semana Ambiental com distribuição de mudas frutíferas e nativas de cerrado na praça da Matriz. Com uma variada grade de palestras, blitzes educativas e oficinas, o evento foi aberto ontem com palestra do professor da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), Douglas Ferreira. A organização geral é da Secretaria Municipal de Sustentabilidade em parceria com empresas da iniciativa privada, com encerramento dia 14 de junho.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco