Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Tempo Presente

ACERVO DA COLUNA
Publicado sexta-feira, 13 de setembro de 2024 às 2:00 h | Autor:

Maviael Melo leva Uauá para Bienal

Confira a coluna Tempo Presente

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Poeta e escritor Maviael Melo Maviael Melo
Poeta e escritor Maviael Melo Maviael Melo -

Uauá, a 427 quilômetros de Salvador, está muito bem representada na Bienal Internacional do Livro, pelo cordelista, escritor, cantor e compositor Maviael Melo, organizador da festa literária do município.

Após deixar planejada a atualização do potencial uauaense com a festa programada para 14 a 16 de novembro, Maviael levou para São Paulo três publicações, aproveitando para cativar novos leitores até o dia 15, último dia do evento.

Tudo sobre Tempo Presente em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Para disputar espaço com os formatos digitais, conquistando um número crescente de crianças, Maviael Melo lançou “O Espírito das Cores”, a história de uma menina habituada a colecionar “cores e coisas”, com o cuidado adicional de catalogar todos os dados numa caixa de memórias, no entanto, ao capturar uma borboleta, as cores se revoltam e o enredo conflituoso toma conta da imaginação.

Já o livro “Como quem muda de cor”, lançado no Espaço Cordel e Repente da editoria Imeph, tenta conquistar a atenção do público, além da escrita criativa, com o acréscimo de uma caixa onde se encontra um “cubo mágico”, gerando a maior resenha sobre a figura geométrica.

A terceira contribuição de Maviael Melo, Caminhos da Liberdade, propõe o cuidado de se proteger das narrativas oficiais e sudestinas sobre a Independência do Brasil, atribuída a D. Pedro e seu grito no Riacho Ipiranga: em formato cordel, o autor narra a participação historicamente comprovada das mulheres, dos caboclos nativos, dos escravizados e dos vaqueiros.

- Também estamos realizando o Projeto Edu Cordel em Uauá, Macururé, Remanso e Juazeiro, o projeto Conversaria na Escola, em Rodelas, nos meses de outubro a dezembro e Feira de Música e Letra em Campo Alegre de Lourdes”, afirma Maviael Melo.

Anestesiologia em debate

O aprimoramento contínuo da anestesiologia é o objetivo principal da 35ª. Jornada Baiana, a JORBA35, programada para acontecer de hoje a domingo, no Centro de Convenções da Praia do Forte, em Mata de São João. O convite para participar do encontro alcança desde estudantes calouros a médicos veteranos, além dos “residentes” em anestesiologia. O impacto das tecnologias e a necessidade de constante atualização estão contempladas na organização de uma praça na qual os representantes de empresas fornecedoras poderão apresentar equipamentos de última geração e acessórios relevantes para o exercício da anestesia contemporânea.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco