Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Da Redação, com Miriam Hermes

ACERVO DA COLUNA
Publicado Friday, 19 de May de 2023 às 0:00 h | Autor:

Minicurso favorece estratégias eleitorais

Confira a coluna Tempo Presente desta sexta-feira

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

Pensar estratégias eleitorais a partir de análise qualitativa da base de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pode ser um diferencial decisivo para quem trabalha com o modelo de democracia representativa baseada no voto direto e secreto.

A oportunidade de ganhar conhecimento com esta perspectiva está no curso Democracia em dados: introdução a análise dos dados eleitorais no Brasil, ministrado pelo professor da Unilab, Cláudio André de Souza.

As inscrições estão abertas para a capacitação, prevista para os dias 25 e 26, em parceria com a Escola do Legislativo Péricles Gusmão Régis (Câmara Municipal de Salvador), com a proposta de preparar melhor assessores parlamentares e demais interessados em atuar na política institucional.

- Trata-se de um minicurso de imersão na base de dados do TSE, que está bem organizado permitindo acesso para inferir determinadas análises de desempenho eleitoral e partidário”, antecipou o professor Cláudio André de Souza, articulista de A TARDE.

O monitoramento político é uma atividade necessária para obtenção do êxito quando se trata da concorrência, como costuma ocorrer na corrida pela preferência do eleitorado.

Experiência prática - O minicurso inclui também a parte prática, com a experiência de mexer com os dados fornecidos pelo TSE, analisando cenários de forma comparativa.

Todas as atividades presenciais serão realizadas na biblioteca do Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, nos dias 25, das 9 às 12h30min, e 26, de 14 às 17h30min.

Feira de Cafés no Goethe

Às vésperas do Dia Nacional do Café, acontece amanhã a I Feira Baiana de Cafés Especiais, das 13h às 21h30, no pátio do Goethe-Institut, em Salvador. Com mais de 20 expositores, a expectativa é que o evento movimente a cena dos interessados na bebida no Estado, contando com a presença de produtores da Chapada Diamantina e Planalto da Conquista, além de microtorrefações da capital. Inédito em Salvador, o evento vai sediar o Torneio de Latte Art, que tem vagas limitadas. O Latte Art é uma técnica muito utilizada pelos baristas, que consiste em criar desenhos sobre o café com leite vaporizado.

Chá de cidreira é servido à literatura

A Academia de Letras e Artes de Senhor do Bonfim (Aclasb), no Norte do Estado, lançou o programa ‘Chá Cidreira Literária', como estratégia de reunir escritores e leitores para debater informalmente sobre livros publicados e a publicar.

A estreia está programada para o dia de hoje às 19 horas, com a presença do jornalista e escritor Roniwalter Jatobá, cuja temática social é apreciada pela sensibilidade em abordar o tema da exploração do trabalhador, aplicando o conceito de luta de classes.

O presidente da Academia, o professor Jackson Santana, a jornalista Liliana Peixinho, responsável pela divulgação do projeto, e outros confrades bonfinenses e de outros municípios vão participar da roda de conversa de estreia do Chá Cidreira Literária.

- Na vasta e premiada obra do escritor, estão livros campeões do Prêmio Jabuti, como Cheiro de Chocolate e Outras histórias e Paragens”, afirma a jornalista Liliana Peixinho.

Outras publicações muito conhecidas de Roniwalter Jatobá são os títulos Sabor de química e Crônicas da vida operária, finalista do Prêmio Casa das Américas em La Havana, Cuba.

Roteiro de viagens - O escritor está em roteiro de viagens entre Minas e Bahia e fortalece os laços afetivos construídos durante a adolescência, quando estudou em Campo Formoso, além de ter familiares em Senhor do Bonfim e outros municípios da região.

De estilo admirado por expoentes das letras baianas, como Ruy Espinheira, Elieser César e Florisvaldo Mattos, o escritor também representa em seus textos o sonho e o pesadelo dos migrantes nordestinos atraídos pela locomotiva econômica de São Paulo.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco