Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Da Redação com Miriam Hermes

ACERVO DA COLUNA
Publicado domingo, 25 de dezembro de 2022 às 6:00 h | Autor:

Museu alerta para os perigos do mar

Museu do Mar terá palestra sobre prevenção a afogamentos e primeiros socorros

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Orientação visa proteger os banhistas, considerando maior frequência às praias nesta época do ano
Orientação visa proteger os banhistas, considerando maior frequência às praias nesta época do ano -

Grande parte das instituições voltadas para as manifestações culturais estará fechada para o recesso de Natal e Ano Novo, restando poucas opções como a do Museu do Mar, ao oferecer atividades voltadas para a preservação da vida marinha.

Como tem sido uma prática constante do estabelecimento, está prevista uma palestra sobre prevenção a afogamentos e primeiros socorros, conduzida nesta quarta-feira, dia 28, por um dos principais chefes dos salva-vidas de Salvador, Jou Alexandre.

Alinhada à proposta do empreendimento fundado pelo navegador Aleixo Belov, a orientação visa contribuir para proteger os banhistas, considerando a expectativa de maior frequência às praias nesta época do ano.

A programação integra a série de atividades comemorativas do primeiro aniversário do museu, dia primeiro de dezembro, atraindo ao casarão amarelo do Centro Histórico um público crescente de baianos interessados em conhecer as relíquias de Aleixo Belov.

oficina –O parabéns da comunidade ao único museu baiano com esta proposta começou com a presença de adultos e crianças em oficina gratuita de criação de história criativa, conduzida pela mediadora cultural Risa Barbosa.

Sem afastar-se dos elementos e personagens conhecidos do público, a metodologia propõe breves alterações nos enredos, daí a criatividade no momento de o público inventar suas próprias histórias.

Responsável pela coordenação do estabelecimento cultural, a museóloga Etiennette Bosetto tem divulgado em encontros com os visitantes a importância do equipamento voltado também para proposta pedagógica e histórica.

Lençóis e agricultura familiar

O município de Lençóis, na Chapada Diamantina, famoso pelas belezas naturais de trilhas e cachoeiras, vai se firmando como referência em agricultura familiar, como forma de diversificar as oportunidades da economia centrada no turismo. A realização da 6ª Feira de base agroecológica atraiu para a cidade produtores de toda a região, consolidando, ao final do ano, o trabalho desenvolvido conforme o planejamento da equipe da prefeita Vanessa Senna desde janeiro. Satisfeito ao cumprir a meta estabelecida em parceria com agricultoras e agricultores, o secretário Maurício Lima pretende estabelecer com antecedência o calendário dos dias de feira do 2023, consolidando, assim, a atividade econômica alternativa ao turismo.

POUCAS & BOAS

O prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso e o prefeito de Boa Vista do Tupim, Helder Lopes Campos (Dinho) foram reeleitos esta semana para os cargos de presidente e vice do Consórcio Chapada Forte (CCF) para dirigir a entidade de gestão compartilhada para o biênio 2023/2024. Composto por 28 municípios da região chapadeira, o consórcio visa fortalecer os segmentos do turismo e da agropecuária, dentre outros, com um trabalho especial dedicado à infraestrutura de transportes.

Em Sento Sé o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) está desenvolvendo o projeto ‘Transformando sonhos em livros’ com incentivo à escrita e à leitura. Elaborada com base no projeto Estante Mágica, que já era realizado pelas escolas municipais, a iniciativa tem a finalidade de promover entretenimento, bem como desenvolver a autoestima, autonomia e criatividade dos pacientes.

Irecê teve um acréscimo de 40% na área plantada com milho este ano na comparação com 2021, alcançando cerca de 140 mil hectares. O desempenho aponta o município como promissor no cultivo do cereal, que se destacava principalmente nas regiões Norte e Oeste da Bahia. Os produtores comemoram as boas chuvas desta temporada com estimativa de colher cerca de cinco milhões de sacas, o que representa quase o dobro da safra passada.

A banda Afrocidade se apresenta de forma gratuita no Largo do Cruzeiro do São Francisco, centro histórico de Salvador, hoje, às 20h30. No repertório, ritmos populares como arrocha, pagode, funk, rap, música afro, dub jamaicano, R&B, reggae e afrobeat.

Da Redação, com Miriam Hermes

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco