Museu do Mar celebra Dia da Água na terça | A TARDE
Atarde > Colunistas > Tempo Presente

Museu do Mar celebra Dia da Água na terça

Publicado sábado, 19 de março de 2022 às 06:03 h | Autor: Da Redação, com Miriam Hermes | [email protected]
Uma das atividades comemorativas será desenvolvida no Museu do Mar Aleixo Belov, no Santo Antônio
Uma das atividades comemorativas será desenvolvida no Museu do Mar Aleixo Belov, no Santo Antônio -

Criado em 1993, como forma de reforçar a atenção para os cuidados com os recursos hídricos, o Dia da Água será celebrado terça-feira, dia 22, em todo o mundo, considerando a importância deste bem necessário à saúde e portanto, indispensável à felicidade das pessoas.

Em Salvador, uma das atividades comemorativas será desenvolvida no Museu do Mar Aleixo Belov, no Santo Antônio, com a promoção de ações educativas e culturais voltadas para estudantes  da rede municipal da capital baiana. 

Um dos estabelecimentos visitados será a Escola Laboratório (Escolab) da localidade de Coutos, na região do Subúrbio, onde estão previstas uma conferência, por parte de especialistas do Museu do Mar e da RedeMar, instituição associada ao empreendimento, junto como o Salvamar e o Grupo Especial de Proteção Ambiental (Gepa) da Guarda Civil Municipal de Salvador. 

Alerta – Os trabalhos coordenados pela equipe do Museu do Mar têm o objetivo de alertar a nova geração sobre a importância da preservação ambiental nos rios e oceanos, além de informar acerca dos efeitos negativos causados pelo lixo, além de promover uma série de oficinas, realizadas nos períodos da manhã e à tarde. 

A primeira oficina será de técnicas de socorrismo, com destaque para os primeiros socorros, a cargo dos especialistas da Salvamar, enquanto outra equipe vai ensinar a técnica dos nós náuticos, e, conhecimento transmitido pelos colaboradores do museu fundado pelo navegador solitário, o ucraniano Aleixo Belov.  Já a Gepa vai promover uma exposição de animais para falar sobre a importância de proteger a fauna e a flora, com as consequências positivas do convívio com a natureza.

China, Índia, Brasil, Argentina, México. Tenho certeza de que esses países não querem estar em uma posição em que o Tio Sam [os Estados Unidos] lhes ordene fazer algo e eles digam ‘Sim, senhor’ Sergei Lavrov, chanceler russo, em entrevista concedida ontem ao canal de televisão RT 103 anos de sindicato,
 

103 anos de sindicato

Os trabalhadores cantam parabéns hoje para uma das entidades de classe mais antigas em atividade no Brasil, o Sintracom, fundado em 19 de março de 1919. O encontro de aniversário será na sede do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e da Madeira no Estado da Bahia, às 9 da manhã, com exigência de uso de máscara e cartão de vacinação. A programação inclui palestra sobre a trajetória do sindicato, no contexto social e político da Bahia neste mais de um século de atividade, além de sorteio de brindes.

– Nesses 103 anos o Sintracom enfrentou ditaduras civil e militar, intervenções federais, teve dirigentes perseguidos e presos, organizou greves e movimentos históricos, por aumento de salários e melhorias de condições – orgulha-se o diretor Raimundo Brito.

POUCAS & BOAS

Uma exposição de fotos e xilogravuras no Colégio Estadual de Casa Nova, extremo norte da Bahia, apresenta o resultado do projeto ‘Grafias da Caatinga – da Xilogravura à Fotografia’, realizado na comunidade de Melancia. O evento será encerrado hoje através de parceria entre diversos profissionais, a WW Filmes e apoio logístico da Caroá Produções, com apoio financeiro do Fundo estadual de Cultura.

A festa do padroeiro da catedral São José deste ano será encerrada hoje em Itabuna, com uma carreata pelas ruas da cidade com a imagem do santo, a partir das 16h30. Pela manhã tem missa e solene celebração eucarística e às 15h missa de Romaria. O novenário preparatório foi realizado de 10 a 18 de março com envolvimento de diversos segmentos da comunidade católica.

Em Luís Eduardo Magalhães mais de 600 competidores participam nas modalidades FIFA 22, Mortal Kombat e Free Fire do LEM e-Sports Arena, no espaço Quatro Estações Hall até amanhã. Aberto na sexta-feira, a programação com entrada gratuita é organizada pela Secretaria municipal de Esportes. No local, que hoje será aberto às 14h, tem além dos jogos, o Museu do Game e shows instrumentais.

‘Tempo em Espiral’, exposição da artista visual A. Sol Kuaray (Anne Solimar), será aberta hoje no auditório Guilhermino Novaes, em Iraquara, na Chapada Diamantina, com apresentação musical dos artistas Mirceia Jordana e Iago Folha. Nas próximas semanas o espaço será visitado por turmas escolares, que fizerem agendamento prévio com os organizadores.

Da Redação, com Miriam Hermes

Publicações relacionadas