Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Da Redação, com Miriam Hermes

ACERVO DA COLUNA
Publicado domingo, 17 de março de 2024 às 0:00 h | Autor:

Novo livro aborda redução de danos

As estratégias de redução de danos para os adeptos do crack é o tema do livro da psicóloga Anne Quaresma

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
psicóloga clínica Anne Quaresma
psicóloga clínica Anne Quaresma -

As estratégias de redução de danos para os adeptos de um dos mais poderosos psicoativos (crack) é o tema do livro da psicóloga clínica Anne Quaresma. A publicação se origina do objeto de pesquisa da dissertação de mestrado de Anne Quaresma, ao conquistar a titulação em Políticas Sociais e Cidadania.

O lançamento está programado para o próximo dia 16, às 19 horas, no Cuco Bistrô, no Largo do Cruzeiro de São Francisco, Pelourinho, dirigido pelo migrante da Galícia, José Manoel Iglesias Garcia.

Tudo sobre Tempo Presente em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Especialista em Saúde Mental e em Psicopedagogia Clínica Institucional, Anne Quaresma também é co-autora de dois outros livros: “Um manual para o CAPS - Centro de Atenção Psicossocial” e “O agir em saúde mental: política, atenção e formação”.

O novo livro de Anne Quaresma reflete sobre o uso do crack, as estratégias de redução de danos, seus efeitos nos usuários e a efetividade do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPSad) Gregório de Matos, serviço de saúde especializado no atendimento a usuários do crack e outras substâncias psicoativas.

Diretriz internacional – O Programa de Redução de Danos é uma diretriz internacional de direitos humanos cujo objetivo é acolher e orientar o indivíduo que deseja reduzir o uso de psicoativos ou progredir para a abstinência.

O estudo ganha uma maior dimensão quando se verifica um aumento do número de pessoas desalentadas ao buscarem nas substâncias químicas uma forma de enfrentar a realidade em situação de desespero. Profissionais, acadêmicos e estudantes da área de saúde geral e mental serão bem-vindos no lançamento, aberto ao público.

Agro em debate

Investidores baianos nos negócios agrícolas terão a oportunidade, na próxima semana, dia 19, de atualizar-se em relação à jurisprudência do setor, além de novas perspectivas econômicas. Trata-se do Congresso Brasileiro do Direito do Agronegócio, programado para São Paulo, contando com a participação de especialistas do agro de todo País. São quatro os eixos temáticos a serem debatidos: agronegócio e mercado de capitais; a regulamentação do direito de propriedade; função social e contratos agrários; gestão de risco, crédito e recuperação judicial; transição verde, abordando a questão da bioeconomia e instrumentos jurídicos.

POUCAS & BOAS

A comunidade católica da diocese de Bom Jesus da Lapa está na expectativa para a chegada do 5º bispo, nomeado esta semana pelo papa Francisco. Baiano de Jaguaquara, Dom Rubival Cabral Britto, virá da diocese de Grajaú (MA), onde é bispo desde 2016. Na Bahia ele já ocupou diversos cargos dentro da igreja como ministro provincial e diretor do colégio Paulo VI, em Vitória da Conquista. A diocese de Lapa está sem um bispo desde julho do ano passado, quando Dom João Santos Cardoso foi designado para o governo pastoral da Arquidiocese de Natal (RN). A posse de Dom Rubival deve acontecer até o mês de maio, antes de começar o período das romarias.

A oficina ‘O teatro como proposta didática’ vai movimentar amanhã (18) o Teatro Glauber Rocha, no campus da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) em Vitória da Conquista. Com início às 17 horas, o evento terá mediação de Felipe Bonfim, do grupo teatral Coletivo POC. Com foco na aliança da prática teatral com didática, a programação faz parte do projeto ‘Diálogos com as transições’, coordenado pelo Laboratório de Estudos Marxistas (Lemarx).

Em Feira de Santana, a Aula Inaugural do Semestre 2024.1 do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Estadual de Feira de Santana (PPGH – UEFS), acontece nesta segunda-feira, a partir das 9h no Auditório Erivaldo Neves, no Prédio da Pós-graduação em História. Com o tema ''Os povos indígenas e a luta pela terra no Brasil: dos aldeamentos ao marco temporal'', será ministrada pelo professor Fabrício Lyrio, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco