Paulo Cavalcanti na Associação Comercial
Confira a coluna deste domingo
– O que mais sei fazer é realizar, mobilizar a consciência cidadã, despertando para a importância da democracia participativa e transformadora, visando empoderar o povo brasileiro.
Assim poderia ser sintetizada a proposta da gestão de Paulo Cavalcanti, a tomar posse nesta segunda-feira, 17, na presidência da Associação Comercial da Bahia.
Para Paulo Cavalcanti, autor do manifesto “E Aí? Isso é da minha conta?”, o Brasil pode ser entendido como um “grande condomínio”, e dentro dele está a Associação Comercial da Bahia, defendendo ainda o novo presidente a Constituição Cidadã de 1988.
O empresário do ramo de entrega de produtos e serviços sabe a responsabilidade de dirigir uma entidade da sociedade civil fundada há 212 anos.
São dois séculos de realizações relevantes para a sociedade baiana: da Associação Comercial da Bahia nasceu o corpo de bombeiros, a bolsa de valores, a guarda municipal e as sementes para geração das atuais federações da indústria e do comércio.
Participou também a entidade das manobras diplomáticas e logísticas para a abertura dos portos às nações amigas, um marco decisivo para o início do desenvolvimento do país.
A nova gestão tem como meta a aproximação de forma harmoniosa e contributiva com todos os setores da sociedade civil e pública, com o objetivo de construir soluções capazes de promover o desenvolvimento econômico e social da Bahia.
– E isso só é possível com o despertar da consciência cidadã dos que mais precisam dos nossos serviços e passem a cobrar pelos seus direitos constitucionais, criando um sentimento comum em toda a sociedade de unidade e pertencimento – antecipou o novo presidente, parte do seu discurso de posse.
Ufba agora é 100% digital
As árvores agradecem, como também, os arquivistas e bibliotecários obrigados anteriormente a guardar em ambiente físico, volumes e mais volumes impressos de teses e dissertações produzidas na Universidade Federal da Bahia.
Agora, é lei acadêmica, conforme divulgou a edição mais recente do semanário online Edgard Digital: todos os trabalhos, incluindo os de conclusão de concurso, não serão mais aceitos em papel.
A portaria assinada pelo reitor Paulo Miguez, número 153/2023, estabelece a obrigatoriedade do “depósito”, como se diz no jargão acadêmico, em formato digital.
POUCAS & BOAS
O Pavilhão de Aulas 3 do Campus de Cruz das Almas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) será inaugurado amanhã, a partir das 14h30 na área do estacionamento próximo da Reitoria. Com investimento superior a R$ 6,4 milhões, o local tem capacidade para atender até 3 mil estudantes de graduação e pós-graduação do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) e do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB).
Moradores de Luís Eduardo Magalhães (LEM) ganharam mais uma semana e poderão fazer até o dia 21 de julho as inscrições para o Programa Qualifica LEM para os cursos gratuitos de Fabricação de Pizza e Produção de Salgados e Folhados. Organizados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, formações têm as vagas voltadas para pessoas com mais de 16 anos que cursam o 9º ano do Ensino Fundamental, que tem cadastro no CadÚnico.
A Secretaria de Saúde de Mata de São João divulgou esta semana a conquista do lugar de destaque no ranking estadual em teleconsultas. A telemedicina ganhou notoriedade a partir da pandemia e, com uso crescente da tecnologia, vem democratizando o acesso da população à consultas, orientações, diagnósticos e acompanhamento dos pacientes. Na prática os pacientes tem as consultas marcadas pelo sistema de regulação municipal, como já acontece. O contato virtual com o especialista acontece em uma sala do posto de saúde do morador, com o equipamento necessário e acompanhamento do médico da unidade.