Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Tempo Presente

ACERVO DA COLUNA
Publicado quinta-feira, 09 de janeiro de 2025 às 1:00 h | Autor:

Paulo Motta elogia “alívio” em impostos

Confira a coluna Tempo Presente

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado da Bahia (Sindilojas), Paulo Motta
Presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado da Bahia (Sindilojas), Paulo Motta -

O presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado da Bahia (Sindilojas), Paulo Motta, atribuiu a duas recentes medidas do governo baiano uma maior probabilidade de sucesso dos empresários no sentido de conquistarem um saldo positivo incontestável ao final da alta estação.

O dirigente aplaudiu, em primeiro lugar, a prorrogação até 3 de fevereiro para regularização de pendências relacionadas ao Refis a fim de permitir ao lojista evitar ou sair da inadimplência, alcançando até 95% o desconto concedido às multas e acréscimos.

Na sequência, também agradeceu Paulo Motta ao Palácio de Ondina o parcelamento em duas vezes do montante das dívidas de recolhimento do ICMS.

Segundo o presidente do Sindilojas, a equipe de Jerônimo Rodrigues trabalhou certo ao produzir um cenário de estabilidade para o "Capital", beneficiando, por tabela, a classe trabalhadora.

– Com estas medidas, protegemos também o emprego temporário e aumentamos as chances de contratação dos cerca de 10 mil comerciários em situação de prestação de serviço, com perspectiva de permanência de 20% deste contingente, ou cerca de 2 mil trabalhadores – disse Motta.

Para Paulo Motta, em um cenário de “dólar ans alturas, juros e inflação crescente”, toda iniciativa capaz de aliviar os deveres tributários serve para permitir maior fôlego aos lojistas.

O presidente do Sindilojas espera agora a reprodução do exemplo do governo por parte da Prefeitura de Salvador, acolhendo algum projeto dos vereadores.

A recuperação da inadimplência é o foco do Sindilojas e demais entidades com a mesma finalidade de proteger e incentivar a boa gestão dos comerciantes.

Formação em Joias e Arte

O Centro Gemológico da Bahia, dedicado a atividades relacionadas a pedras preciosas, rochas e minerais diversos, anunciou a sexta edição do Projeto Joias e Arte. A iniciativa é uma parceria de ex-alunos dos cursos de joalheria e lapidação com o Grupo de Mulheres Negras Artesãs Empreendedoras do Centro Histórico (Munem). Administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) o Centro vai sediar o Projeto em sua sede no Pelourinho. O trabalho de educação não-formal, em interseccionalidade com os setores de mineração e de turismo, consiste em exposição de produtos resultando em bons negócios para todas e todos.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco