Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Tempo Presente

ACERVO DA COLUNA
Publicado domingo, 29 de setembro de 2024 às 2:00 h | Autor:

Pesquisadora da Ufba brilha na Casa Branca

Confria a coluna Tempo Presente

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Imagem ilustrativa da imagem Pesquisadora da Ufba brilha na Casa Branca
-

A pesquisadora de gênero Nina Santos está de volta à Bahia depois de palestrar a convite da Organização das Nações Unidas, em atividade promovida pelo núcleo ONU Mulheres, abordando o combate à violência digital, em encontro na Casa Branca.

O painel Soluções para Violência de Gênero Facilitada pela Tecnologia contra Mulheres e Meninas na Vida Pública reuniu pesquisadoras filiadas ao programa internacional “Women Lead”.

Tudo sobre Tempo Presente em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Nina Santos participou do debate em Nova York junto a outras três especialistas: Alicia Hebert, enviada especial para a Igualdade de Gênero do Reino Unido; Bárbara Curran, diretora-geral de Desenvolvimento Econômico Social, representante do Canadá; e Susan Markham, diretora interina de Gênero, Mulheres e Democracia do National Democratic Institute estadunidense.

O debate atualizou perspectivas sobre a violência contra mulheres em ambiente digital, migrando do ambiente offline para online injúrias, calúnias e difamações.

– É muito importante trabalharmos essa temática a nível global em um evento da ONU Mulheres – disse a pesquisadora.

Segundo Nina Santos, a violência online contra grupos vulneráveis como mulheres e pessoas negras é um problema global, daí a necessidade de encontrar novas maneiras de lidar com as agressões.

A participação de Nina no painel destacou a relevância do trabalho de pesquisa voltada para o tema da integridade da informação, espelhado ao seu oposto: a desinformação.

Em mais de dez anos de experiência em comunicação digital, Nina Santos tornou-se pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital, na Universidade Federal da Bahia, e do Centro de Estudos Interdisciplinares sobre a Mídia, em Paris.

Sindicato dos salva-vidas

Um grupo unido de 14 profissionais salva-vidas vem trabalhando na reativação do Sindicato dos Profissionais em Salvamento Aquático do Estado da Bahia (Sinsaesba), ao mobilizar recursos relacionados à recuperação dos filiados e trâmites burocráticos. O objetivo é contribuir para as gestões públicas com a construção coletiva de um planejamento e execução de ações visando ampliar o atendimento à população. Segundo Ivan Fernandes, um dos organizadores da categoria, a reativação do sindicato pode ajudar a evitar falhas na distribuição das equipes, agora contando com o reforço de servidores do Corpo de Bombeiros Militar.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco